PC lento: cinco razões pelas quais o seu PC está devagar, quase parando

Memória RAM muito ocupada, disco local cheio, vírus ou programas indevidos? Entenda o que pode deixar o seu PC lento e elimine o problema.

PC lento: cinco razões pelas quais o seu PC está devagar, quase parando
Um guia prático para usar as ferramentas do Windows e salvar o seu PC

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

Ligar o computador e esperar cinco minutos para conseguir abrir o primeiro programa. Peraí. Há algo errado nessa história. A inicialização do Windows não deve demorar mais do que 1 minuto, quando o computador está saudável. O que pode estar acontecendo para o seu PC estar lento?

Conheça os 3 melhores programas para baixar vídeos no computador

PC lento: Aprenda a verificar e corrigir os problemas do Windows

computadorlento


A última solução de todas deve ser formatar o sistema. Caso precise fazer isso, não deixe de fazer um backup com todos os seus documentos e arquivos antes de desinstalar o sistema e salve-os num HD externo. Preparamos aqui algumas dicas para que você tente salvar o seu PC lento sem instalar nenhum programa, apenas usando recursos do próprio Windows para isso. Vamos às possíveis soluções:

1. Você precisa fazer uma limpeza de disco

A limpeza de disco é uma ferramenta que já vem com o Windows e serve para limpar os arquivos temporários que ficam salvos em cache durante a navegação na internet, bem como esvaziar a lixeira. É recomendável fazer a limpeza do disco sempre que perceber uma lentidão no PC.

Caminho Windows 8 e 10: Iniciar> Painel de controle > Sistema e segurança > Ferramentas Administrativas > Limpeza de disco

Caminho Windows 7: Iniciar > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de disco

Veja qual o melhor navegador para uma conexão com a internet mais rápida

2. Você precisa desfragmentar o disco

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas na página do E-konomista. É gratuito!

Para que o computador dê respostas mais rápidas aos cliques e não demore aquela eternidade “pensando” no que vai fazer, é bom manter sempre agendada uma desfragmentação de disco, processo nativo do Windows.

Caminho Windows 8 e 10: Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas > Desfragmentar e otimizar unidades

Caminho Windows 7: Iniciar > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco

3. Você tem que fechar processos em segundo plano

Enquanto você usa alguns programas e vê que estão abertos na barrinha do Windows, outros podem rodar em segundo plano sem que você note que estão lá, consumindo a sua memória RAM e comprometendo o desempenho e deixando o seu PC lento. Para finalizar os processos abertos em segundo plano, você deve acessar o gerenciador de tarefas dando Control + Alt + Del e clicando na aba de processos, logo ao lado dos programas abertos. Se notar que há ali outros programas funcionando em segundo plano, encerre o processo.

7 coisas que você faz na internet que atraem vírus para o seu computador

4. Você precisa desinstalar programas e usar um HD externo

As duas memórias do computador, interna e RAM, jamais podem ser 100% ocupadas. Quando a memória do disco C fica muito carregada, o computador perde muito em desempenho. Para aliviar a situação, adquira um HD externo e mantenha nele todos os arquivos, como fotos, que costumam ocupar muito espaço na memória. Para ajudar ainda mais, desinstale programas que ocupam muito espaço na máquina, acessando o painel de controle e a opção Instalar/Desinstalar um programa e tire todos aqueles programas que você considera duvidosos, inúteis ou ameaçadores para o seu PC.

5. Você precisa de um anti-vírus e um anti-malware

Tem quem afirme que os vírus são criados pelos próprios programas antivírus. Mas não é verdade. Você consegue comprar uma licença anual do antivírus por R$ 47 e nem precisa sair de casa para isso. O programa cuida de potenciais ameaças para o seu PC, eliminando-as. Outro vilão do PC lento são os malwares, aquelas páginas indecentes que abrem sem o seu consentimento e costumam vir da instalação de programas em sites duvidosos. O Anti Malware Bites é um software gratuito que pode resolver esse problema chato em pouco tempo.

Conheça alguns truques simples para deixar a internet mais rápida

Cadastre-se grátis e concorra a vários prêmios!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar