Existe mais de uma razão para dirigir seu carro a 50km/h

O que você prefere: ficar num engarrafamento numa via em que a velocidade é 90km/h ou andar constantemente a 50km/h. Veja por que a redução é benéfica para você e seu carro.

Existe mais de uma razão para dirigir seu carro a 50km/h
Veja os motivos e saiba por que você pode sair ganhando com a medida

Agende o seu test drive gratuito

Dirigir a 50km/h nas marginais Pinheiros e Tietê mesmo quando a pista está um tapete talvez não seja tão legal na perspectiva do motorista. No entanto, numa via em que, durante os horários de pico, não é possível passar dos 10km/h, talvez não faça tanta diferença a alteração da velocidade máxima para quem enfrenta o trânsito diário. No entanto, pensar em uma cidade grande como São Paulo deve levar em consideração o todo – que não é pequeno – de pessoas, organizações, empresas, entidades, setores público e privado. Todas as medidas tomadas no sentido da urbanização devem produzir efeitos benéficos na maior quantidade de âmbitos possíveis.

Dicas e truques fáceis para cuidar melhor do seu carro

Motivos para você agradecer a redução da velocidade

dirigira50porhora


Além disso, existem outros motivos que podem fazer com que você pise no freio antes de criticar a medida tomada pelo prefeito de São Paulo. Uma matéria da revista Auto Esporte listou alguns dos motivos pelos quais os motoristas vão agradecer a redução da velocidade. Além de a medida ter reduzdo 50% de acidentes nas marginais Tietê e Pinheiros, também existem outras vantagens que você não percebe, mas estão lá. E eis aqui as razões:

1. Você gasta menos combustível

Para rodar a 50km/h, não é preciso nem estar em quinta marcha. Com uma exigência menor do câmbio, é possível dirigir mantendo a rotação baixa na terceira ou quarta marchas, sem exigir muito do carro e gastando menos combustível. No entanto, isso não é válido para o caso dos congestionamentos, em que o anda e para pode aumentar –e muito – o consumo de combustível do carro.

2.  Você usa menos o câmbio

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

Por não poder dirigir em uma velocidade muito alta, você vai rapidamente se adaptar a atravessar a marginal inteira apenas usando a quarta marcha – ou terceira, dependendo do carro. Além da já mencionada redução no consumo de combustível, o condutor também fica mais descansado com as trocas constantes de marchas e pode manter ambas as mãos no volante, como recomendado pelo Detran no curso de direção defensiva.

3. Você gasta menos freio

Com uma velocidade moderada compartilhada por todos os condutores, é mais fácil prever uma freada brusca ou uma manobra inusitada do carro que vem à frente. Portanto, quando a velocidade é menor, menor vai ser o tempo gasto para parar o veículo completamente, o que reduz o risco de acidentes e o uso do freio do veículo. Aproveite e confira como e quando trocar as pastilhas de freio do carro.

4. O risco de acidentes é reduzido em 35%

Ok, e você pode pensar que dirige com cuidado e não ia sofrer um acidente. É claro que é muito difícil que um dos acidentados seja quem não fez nada errado. No entanto, a redução no número de acidentes faz, inclusive, que haja menos acidentes. O que você prefere: ficar preso em um congestionamento em uma via em que é permitido circular a 90km/h ou deslocar-se numa velocidade constante numa via em que a velocidade máxima é de 50km/h? E não é só isso: a redução da velocidade nas marginais também evita a ocupação de 60 leitos por dia em hospitais públicos e descongestiona até mesmo o sistema de saúde.

Os mitos e verdades sobre carros que muita gente acredita até hoje

5. Você poupa a suspensão do carro

Além do trânsito caótico, outro motivo de queixa dos condutores são os buracos. Mesmo que a pavimentação das marginais tenha constantes manutenções e reparos, é quase impossível atravessá-la sem se deparar com um buraco surpresa. Para a suspensão do seu carro, passar nesse buraco a 70km/h é muito mais desgastante do que fazer o mesmo a 50km/h. Além disso, em velocidades reduzidas também é possível prever com mais precisão uma freada do carro que vem à frente, evitando também as colisões. 

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar