Existe rastreamento de veículos grátis? Veja as opções

Saiba como aumentar sua segurança ao trafegar pelas ruas. Conheça as opções em sistemas de rastreamento de veículos gratuitos ou aparelhos de baixo custo.

Existe rastreamento de veículos grátis? Veja as opções
Tire seu antigo smartphone da gaveta e transforme-o em um equipamento de segurança

Com uma criminalidade crescente e o aumento dos roubos de carros, investir em um rastreamento de veículos pode ser uma saída para prevenir-se e riscar seu nome da lista de ocorrências destes índices alarmantes pelo país. Mas, é possível monitorar a localização do veículo sem pagar nada por isso? Veja as soluções.

Conheça as melhores opções em rastreamento de veículos

O rastreamento de veículos, atualmente pode ser adquirido juntamente à contratação de um seguro automotivo ou em empresas especializadas na segurança e monitoramento de autos. Entretanto, além das possibilidades já conhecidas e oferecidas com maior frequência no mercado, existem outras maneiras de proteger o seu carro gastando pouco ou de modo totalmente gratuito.

Reative seu antigo smartphone

Antes de pensar em comprar um rastreador ou pagar pela mensalidade de um aparelho de monitoramento, pense naquele seu smartphone Android que já não possui tanta utilidade e ficou esquecido em alguma gaveta; ele pode ser a solução para aumentar a segurança do seu veículo.

Para transforma-lo em um equipamento de rastreamento de veículo, primeiramente será necessário configura-lo com algumas aplicações e definições do aparelho. É importante também se certificar que o smartphone possui receptor GPS e de redes sem fio, ativando os mesmos para que seu aparelho seja localizado tanto por satélites quanto por WiFi e redes 2G, 3G e 4G.

A seguir, baixe na Play Store o aplicativo de rastreamento de sua preferência, como o Anti Furto Droid ou o Real Time GPS Tracker. Veja as vantagens e desvantagens de cada um deles:

encontre
a solução de segurança para o seu carro

Anti Furto Droid: sem a necessidade de acesso à internet, o app oferece um rastreamento via SMS e Web, onde o usuário poderá enviar mensagens como “Localizar”, “Alarme”, “Mostrar”, entre outras, para obter as informações sobre o veículo e disparar o alarme em caso de furto. O aparelho com o rastreador responderá a mensagem em poucos segundos, com as coordenadas do GPS. Entre as desvantagens está a impossibilidade de acompanhar o deslocamento do carro em tempo real, sendo necessário enviar mensagens a cada vez que quiser consultar a posição.

Real Time GPS Tracker: ao contrário da opção anterior, esse app requer conexão ativa com a internet e possibilita o acompanhamento do veículo em tempo real, através de um mapa exibido após o login no portal do rastreador, via browser. O app, em sua segunda versão também oferece um diferencial conhecido como “cerca virtual”, onde o proprietário receberá mensagens se um indivíduo se aproximar ou deixar determinada área estipulada. Os comandos podem ser ativados via internet ou SMS.

Em ambos os apps, fica a questão da duração da bateria do aparelho. Mantenha sempre um carregador portátil dentro do carro e, se o smartphone estiver inserido em uma parte escondida do carro, não se esqueça de estar sempre verificando o estado da bateria. Atente-se também para deixa-lo em modo stand by, desinstalar todos os demais apps e mantê-lo no modo silencioso, evitando que este consuma mais carga do que realmente necessita.

Car System funciona? Veja a avaliação do serviço

Rastreadores de baixo custo

Além dos rastreadores já conhecidos pela oferta do produto e manutenção por meio do pagamento de mensalidade, existem algumas opções isentas do valor mensal e que ainda garantem o monitoramento – e até o bloqueio – do veículo mediante um baixo custo de aquisição.

Em geral, nem ao menos os modelos mais potentes do mercado costumam exceder a faixa dos R$ 300, sendo os mais simples custando a média de R$ 150, com monitoramento e bloqueio integrados ao smartphone do proprietário. Os mais caros costumam incluir, além das funções mais básicas, as sirenes, botão de pânico, escuta remota, limite de velocidade, cerca virtual, entre outras.

Além das vantagens apresentadas, o rastreamento de veículos por meio de aparelhos independentes como estes também ganham pontos pela praticidade da instalação e a eficácia do investimento, uma vez que estes costumam apresentar bons resultados na recuperação de carros roubados. Por outro lado, ter um equipamento de rastreio “formal” pode atrair a atenção de assaltantes que já conheçam o procedimento e os meios de instalação, podendo representar certo risco ao proprietário, que pode ficar rendido no momento do roubo para evitar o acionamento do aparelho.

Seja em um smartphone usado ou um rastreador adquirido especialmente para essa finalidade, é de extrema importância não deixa-lo exposto, muito menos desprotegido. Disfarce o equipamento. Se for compacto e portátil, adapte-o dentro de caixas e objetos que possam ficar discretamente presentes no veículo.

Aumente a sua segurança e do seu carro com um rastreador veicular. Saiba mais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar