Tipos de ramos de atividade de uma empresa

Quer saber como escolher o ramo de atividade de uma empresa? Veja quais são os segmentos e como definir.

Tipos de ramos de atividade de uma empresa
Saiba como escolher o ramo de atividade do seu negócio

Abrir um negócio é um desafio para muitos empreendedores novatos. Na hora de escolher para qual segmento será o seu negócio você deverá levar em consideração muitos fatores, o primeiro deles é o ramo de atividade que sua empresa irá atuar. Saiba como dar o pontapé inicial como começar a empreender.

O que é um ramo de atividade

Ramo de atividade é o foco do seu negócio, ele determina a especificação pela qual você quer gerar valores e ingressar no mercado. Na verdade é a escolha pela qual atividade desemprenhará para a empresa escolhida.

É a definição da atividade de uma empresa e deve ser o ponto inicial para a abertura da mesma, e fundamental para dar continuidade do negócio. O segmento escolhido pode ser três áreas distintas: indústria, comércio e prestação de serviços.

Principais

As empresas industriais são aquelas que transformam matérias-primas em mercadoria, de forma manual ou com auxílio de máquinas e ferramentas. Engloba desde o artesanato até a produção de instrumentos eletrônicos. Elas podem ser fábrica de: móveis artesanais, roupas, esquadrias e computadores.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Outro ramo são as empresas comerciais, que são as que vendem mercadorias diretas ao consumidor, são as de varejo e atacado. Podem ser: restaurantes, supermercados, atacado de laticínios, armarinho e loja de ferragem.

Também temos as empresas de prestação de serviços, que são as que oferecem atividades de entrega de mercadorias, mas da oferta do próprio trabalho ao consumidor, tais como: lavanderias, cinemas, hospitais e escolas.

Como escolher

Na hora de escolher em qual ramo de atividade empreender, você deverá levar alguns fatores em consideração, como por exemplo, avaliar em qual local investir o dinheiro. Isso será fundamental para verificar se terá garantias futuras e se também haverá riscos com a empresa que deseja abrir.

Depois disso, terá que analisar sobre possíveis concorrências. Se puder contar com ajuda nesse momento, ela será de grande valia, já que será avaliado se terá sucesso com os futuros consumidores. Além disso, terá que analisar público-alvo. Antes de investir o seu dinheiro, conduza uma pesquisa de mercado para descobrir se há público para dar andamento a sua ideia.

Como abrir uma empresa com pouco dinheiro

Outro fator que deve ser levado em consideração será a sua motivação para se trabalhar com o ramo de atividade escolhido, uma vez que quem empreender terá que se dedicar a essa nova atividade por muito tempo. Por isso é necessário pelo menos se identificar com o negócio que escolheu.

É fundamental pensar em quanto dinheiro será investido para abrir o novo empreendimento. Assim poderá definir se terá que tomar empréstimos ou não, ou se contará com algum investimento, além de pensar em todos os gastos, para que a empresa não comece suas atividades com muitas dívidas.

O futuro da empresa também é algo que tem que ser levada em conta. Terá que fazer uma pesquisa de mercado sobre novas tecnologias, avanços de mercado e as quais são as perspectivas futuras para o ramo de atividade escolhido.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar