Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Quitar financiamento vale a pena?

Você tem dinheiro na poupança e quer antencipar as parcelas do financiamentopara quitar o carro? Veja se vale a pena antes de tomar qualquer decisão.

Veja as vantagens de pagar antecipadamente as parcelas do carro e quitar financiamento.

Comprar um carro é motivo de comemoração, afinal um carro hoje em dia é quase um bem de primeira necessidade. Algumas pessoas apostam na compra parcelada em vários meses, mas já planejando pagar antecipadamente para quitar financiamento.

Que tal investir num consórcio?
O consórcio é uma ótima maneira de aplicar o seu dinheiro para adquirir um bem. Faça já uma simulação de consórcio e veja qual é a melhor solução para você.
Um bônus no trabalho, o décimo terceiro, uma promoção na empresa, ou mesmo uma poupança com o intuito de quitar o carro podem ajudar a realizar esta meta.



Mas será que quitar financiamento antecipadamente vale a pena? O E-konomista lista alguns pontos importantes para você avaliar antes de tomar qualquer decisão.

Vantagens e desvantagens de quitar financiamento

Vantagens

• Quitar financiamento antecipadamente pode ser uma maneira de reduzir o valor final a ser pago pelo veículo, pois muitas vezes é possível amortizar os juros. Tente negociar com a financeira para conseguir reduzir ao máximo o valor total para quitar o carro;

• Se você pensa em deixar a reserva financeira que tem na poupança, saiba que o rendimento é sempre inferior ao valor dos juros que paga pelo financiamento do seu carro. Ou seja, vale a pena tirar o dinheiro da poupança e quitar financiamento;


• Com o carro pago, é possível fazer outros investimentos e assim não pesar no orçamento familiar.


Desvantagens

• Mexer na poupança, que muitas vezes é a única reserva financeira da família, implica em tirar um pouco a tranquilidade de ter um dinheiro guardado para qualquer imprevisto;

• Se a parcela já cabe no orçamento, a chance de não conseguir pagá-la mensalmente é menor. Muitas vezes pela tranquilidade, não vale a pena quitar antes;

• Pensar no futuro é importante. Se perder o emprego, será que o dinheiro da poupança não ajudaria em casa?



Veja os 5 erros mais comuns ao fazer um financiamento de veículos.


Dicas antes de quitar financiamento:

• Antes de fechar negócio, é preciso compreender como reagirá ao fato de ficar sem poupança;

• Calcular, de maneira precisa, quanto seria economizado é importante para ver se vale mesmo a pena;

• Analisar as finanças e perceber as perspectivas no trabalho. Afinal, ganhar menos ou perder o emprego pode dar uma grande baixa no orçamento familiar.



O fazer para quitar o carro financiado:

É necessário entrar em contato com o banco ou empresa que financiou o carro para procurar a melhor forma de quitá-lo. E, a partir daí, perceber o que vale a pena. Tudo depende do negócio a ser feito com a financiadora e do desconto que ela dará por antecipar o pagamento da dívida.


Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).