Até quanto posso pagar de aluguel?

Quanto posso pagar de aluguel? Veja o valor você pode pagar de aluguel de uma forma que não comprometa da renda familiar mensal.

Até quanto posso pagar de aluguel?
Saiba quanto da sua renda poderá ser comprometida com o valor do aluguel

Quanto posso pagar de aluguel? Essa é uma questão presente na vida dos brasileiros. De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), o valor do aluguel não deve ultrapassar 30% da renda familiar mensal. Antes de decidir por pagar um aluguel é fundamental levar em consideração todos os gastos mensais para analisar se caberá no seu bolso.

Quanto posso pagar de aluguel e não comprometer a minha renda?

Equilibrar o orçamento e ter um bom gerenciamento dos gastos mensais é importante para usar a renda salarial com responsabilidade. O aluguel é o principal custo da lista de despesas pessoais. Por isso, especialistas afirmam que o valor do aluguel não pode ser maior do que 30% da renda familiar para saber quanto podem pagar de aluguel.

Para entender esse cálculo, cerca de um terço da renda terá que ser direcionada para o valor do aluguel do apartamento, independente se o morador residir em uma cobertura ou quitinete, o que for pago pela habitação terá que atingir apenas um terço do salário todo mês.

Quando o consumidor for procurar por um aluguel, é importante procurar uma faixa de valor que caiba no orçamento familiar, já calculando todas as contas. Mas é fundamental não relacionar apenas o valor do aluguel, é preciso incluir também na mesma conta o preço do condomínio e outras taxas, como o IPTU, água, luz e gás.

Como cortar gastos sem sofrimentos

É recomendado que o valor total (incluindo todas as contas acima) não seja superior a 30% da renda mensal. Esse é o limite ideal para que seja possível quitar todas as despesas da locação, sem correr o risco de ficar apertado com demais contas familiares.

Atualmente, o custo do aluguel residencial varia de 0,4% a 0,8% do valor do imóvel, por isso ainda há dúvidas de quanto podem pagar de aluguel. Entretanto, vários fatores influenciam no preço final dos aluguéis, tais como: localização, proximidade de transporte público, estado de conservação, mercado imobiliário aquecido e a relação entre oferta e procura.

Entretanto, mesmo que 30% seja a porcentagem aceitável de renda para o aluguel, o rendimento total pode ser diferente, ou seja, quanto menor for a renda, maior será a porcentagem paga para a habitação. Assim, se a renda mensal for cerca de R$ 2.000, o valor máximo para ser gasto com aluguel será de R$ 700. Muitas vezes é quase impossível encontrar uma residência adequada por esse preço. Da mesma forma, para as pessoas que têm rendimentos muito altos, normalmente elas pagarão uma percentagem menor de aluguel.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar