Quanto dar de lance para ser contemplado no consórcio?

Você tem dúvidas sobre quanto dar de lance para ser contemplado no consórcio? Descubra e aumente as suas chances de levar logo o carro para casa.

Quanto dar de lance para ser contemplado no consórcio?
Descubra o valor lance para ser contemplado no seu consórcio de carros

Quem participa de um consórcio sabe que é preciso ter paciência. As parcelas são mais em conta que no financiamento, mas para levar o carro para casa, é preciso ser sorteado ou dar um lance vencedor. Isso quer dizer que é uma questão de sorte ou de saber exatamente quanto dar de lance para ser contemplado.

É muito importante, antes de entrar no consórcio, pesquisar bem e ter o orçamento preparado. Apesar dos juros serem mais baixos, cada caso é um caso e não vale à pena ser “maria-vai-com-as-outras”. Se já entrou no negócio pensando em não esperar muito para ter o possante, prepare a reserva assim que souber quanto dar de lance para ser contemplado.

Afinal, quanto dar de lance para ser contemplado?

A contemplação quase imediata é o objetivo de muitos que entram em um consórcio. Alguns vão preparados para dar o maior lance possível, minimizando as chances de vitória dos outros participantes. Mas há também aqueles que entram “totalmente no escuro” e não entendem porque a vez deles nunca chega.

O valor do “lance vitorioso” varia muito de grupo para grupo. Uma dica valiosa é, antes de tudo, perceber o comportamento do grupo em que está incluído. Nos dois primeiros meses, apenas observe o padrão dos outros participantes. Assim, terá uma ideia bem clara de quanto dar de lance para ser contemplado.

Via de regra, as suas chances de ser contemplado são maiores quando dá um lance de, no mínimo, 20% a 50% do valor total do seu crédito. Obviamente que nunca há garantia quando não se conhece o padrão de funcionamento do grupo. É consensual também que quanto maior for a porcentagem, mais aumenta a possibilidade de ser o vencedor.

Vale ressaltar que nos primeiros meses de consórcio os participantes não têm uma ideia fechada de quanto dar de lance para ser contemplado, mas vão se esforçar ao máximo. Estarão mais preparados financeiramente e dispostos a arriscarem valores altos. Por isso, talvez seja uma boa entrar em um grupo que já está em andamento.

Dicas para definir o valor do lance

Antes de qualquer coisa, para dar o lance no consórcio é preciso ter um objetivo definido. Por exemplo, se você deseja obter a carta de crédito através de um lance baixo, logo o mais certo é entrar em um grupo de consórcio em andamento em vez de contratar um do zero.

A razão é que ao alcançar o número mínimo de cotas e começar a realizar as assembleias, muitos consorciados já contam com um valor alto para oferecer nos lances logo no início e possuem mais chances de serem contemplados. Enquanto que no grupo em andamento essa tendência já passou, e os valores oferecidos nos lances são mais baixos, aumentando as suas chances de ser contemplado.

Cuidado com as fraudes de carta de crédito

Saber quanto dar de lance para ser contemplado pode ser aquilo que você precisa para apresentar a proposta ou funcionar como um verdadeiro balde de água fria. Geralmente, para garantir que vai levar o veículo para casa em pouco tempo é preciso ter realmente uma boa reserva que nem sempre está ao alcance de todos.
Saiba mais sobre consórcio de carros

De olho nesse impasse, existem administradoras de consórcio que garantem a contemplação com lances baixos. Desconfie! Na grande maioria das vezes são armadilhas de vendedores desonestos. A regra é clara: quanto maior o lance, maior a chance de sair ganhando. A menos que essa possibilidade esteja prevista no contrato, fuja da conversa. Veja mais fraudes comuns na venda de carros.

Gostou? Compartilhe!
Na Web:

Quer comprar um carro?

Faça uma cotação e receba uma oferta especial no seu email.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte