Quanto custa fazer um testamento

Em determinado momento da vida, a necessidade de direcionar nosso legado pede algumas atitudes. Mas você sabe quanto custa fazer um testamento? Descubra.

Quanto custa fazer um testamento
Veja quanto custa e quem pode ser beneficiado no documento.

Ninguém gosta de pensar no assunto, mas a morte é inevitável. E para quem fica, podem restar dívidas, bens e outras questões que poderiam ser agilizadas ou resolvidas caso o falecido tivesse deixado instruções de como proceder. Mas, você sabe quanto custa fazer um testamento? Veja como funciona para ter esse documento em mãos.

Quanto custa fazer um testamento?

Como forma de manifestar os últimos desejos e tratar da distribuição de bens e dívidas, é importante se informar sobre quanto custa fazer um testamento, a fim de se prevenir e providenciar o documento assim que possível. Primeiramente, veja quais são os requisitos para poder lavrar um testamento.

Em primeiro lugar, para fazer o seu testamento não é preciso estar em idade avançada ou apresentando fatores de risco para a saúde; basta estar em idade de capacidade civil, ou seja, 16 anos. O tamanho do patrimônio a ser abrangido também não interfere na produção ou validade do documento.

Encontre
a conta bancária ideal para você
veja aqui

Basicamente, a lei nacional permite diversas formas de produzir um testamento, sendo as duas mais utilizadas as públicas e particulares, sendo a segunda totalmente gratuita – não há a necessidade de registrar em cartório, apenas a presença de três testemunhas.

Entretanto, se optar pelo testamento público, há um custo adicional cobrado pela escrituração do processo no cartório, acompanhado de testemunhas. Esse valor costuma estar em aproximados R$ 300, sendo este tabelado pela Corregedoria de Justiça em cada estado federativo – ou seja, varia dependendo da localidade. Em adição, se deseja obter uma assessoria jurídica para redigir o testamento, também haverá incidência de honorários advocatícios.

Os tipos e conteúdos de um testamento

Além das suas modalidades de testamento citadas, temos ainda o modelo cerrado, muito similar ao público se a pergunta é quanto custa fazer um testamento. Em contrapartida, esse documento terá seu conteúdo mantido em segredo até a data do falecimento de seu redator.

Sobre o conteúdo, ao contrário do que muitos imaginam, não é obrigatório constar patrimônios ou heranças. Em esfera pessoal pode-se, por exemplo, citar a existência de filhos até o momento desconhecidos.

Quanto às heranças, essas podem beneficiar inclusive entidades e pessoas fora do círculo familiar, mas é importante atentar-se sobre o limite percentual imposto sobre essa decisão. Lembre-se também que seus filhos serão seus herdeiros obrigatórios, onde apenas metade do seu patrimônio poderá constar na divisão em testamento; a outra parte, caberá a eles definir.

Só será possível excluir um filho desse documento caso o indivíduo tenha cometido ato de grande gravidade contra um dos pais. As causas para deserda-lo estão descritas no artigo 1.961 do Código Civil.

Filhos, netos, bisnetos, pais, avós e bisavós também constam como necessários em um testamento. Poderão ser excluídos somente em caso de extrema gravidade. Embora comum em outras partes do mundo, no Brasil não é permitido beneficiar animais de estimação nos testamentos.

Economize nos serviços bancários com a conta certa para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar