Quanto custa fazer um site para o seu negócio?

Ter um site para seu negócio já foi um diferencial, hoje as empresas que não tem site estão perdendo grandes oportunidades de negócio. Veja quanto custa para fazer um site e planeje o seu.

Quanto custa fazer um site para o seu negócio?
Ter presença online é obrigatório para empresas, mas quanto custa fazer um site?

Alguém tem dúvida que estamos na era da internet? No Brasil, mais de 80 milhões de pessoas têm acesso a internet em casa, e mais de 130 milhões com acesso à internet pelo celular. Os números impressionam e essas pessoas procuram muito mais que diversão, são consumidores em busca de informações sobre produtos e serviços. Se você é um pequeno empresário, ou até mesmo prestador de serviço autônomo, deveria considerar ter um website.

 

FIQUE DE OLHO:
Quer conhecer uma maneira rápida e barata de colocar um site no ar? O E-konomista recomenda a melhor opção no mercado brasileiro em 2015. Faça o cadastro e veja se cabe no seu orçamento. 

Por que ter um site

Cerca de R$ 28,8 bilhões fora gerados em negócios através da internet em 2014. Esse já seria um bom argumento, mas temos ainda mais motivos. Online você pode atingir clientes no mundo todo, e tem o poder de alcançar clientes que nem conheciam sua marca ou serviço. Ter um site vai ter ajudar a conquistar novos patamares no seu negócio, mas quanto custa?


Não existe uma fórmula secreta para calcular o custo de fazer um site, por que envolve muitos fatores, mas para ter uma noção vamos dividir e exemplificar quatro tipos de site: Básico e informativo, site institucional, loja online e site customizado.



Site Básico e Informativo

Um site básico e informativo é o ideal para pequenos empreendedores e até mesmo para profissionais autônomos que prestam serviços. Esse tipo de site pode ser muitas vezes feito pelo próprio empresário, ou com ajuda de alguém que tenha mais contato com computador. Online você pode encontrar diversas plataformas com sites pronto, onde é preciso apenas colocar suas informações. Existem planos grátis e pagos, a grande desvantagem é que nem sempre parece profissional o suficiente para conquistar os clientes online.



Site Institucional

Este modelo de site é para empresas de pequeno e médio porte, que querem consolidar a marca online e conquistar novos clientes. Oferece basicamente informações sobre os serviços e produtos, e o mais importante, tem páginas e formulários para contatos. Os valores variam muito de acordo com a qualidade de quem vai prestar o serviço, e de quais exigências o cliente tem em relação a aparência e as funcionalidades. Variam entre R$2.000 até R$5.000


Site Customizado

Um site customizado significa que o cliente pode definir funções extras inexistentes em plataformas prontas, para atender uma necessidade especifica. O preço geralmente é o custo de um site institucional + horas de trabalho gastos na customização. O valor de hora de trabalho depende da complexidade da função a ser desenvolvida, e se você esta trabalhando com um profissional autônomo ou uma agência. O ideal nesse caso é solicitar cotação em diversas empresas e avaliar o melhor custo benefício.

Loja Online (e-commerce)

Apesar de sempre terem as mesmas funcionalidades, os e-commerce’s precisam de muita atenção para passar credibilidade suficiente para ter compras. Precisa ter um visual bem profissional e contar com todas as facilidades de pagamento online. Uma vez que trabalha com pagamentos, precisa ser bem seguro e isso implica em custos. Lojas online partem dos R$6.000 em plataformas básicas e podem chegar até as cifras dos R$100mil, dependendo do volume de compras e produtos cadastrados. Pode parecer muito alto, mas é um investimento que se bem planejado, se paga em pouco tempo.


Obs.: Existem plataformas grátis, ou que cobram por mês, mas costuma ter pouca aceitação do público em geral.
 

 
Para economizar na elaboração do seu site, o E-Konomista recomenda a melhor opção do mercado brasileiro em 2015. Clique aqui e cadastre-se. Você terá seu site ativo por cerca de 3 reais por mês.

Custos fixos

É preciso tambem pensar em alguns custos fixos mensais que ter um site implicam. O site precisa também estar sempre atualizado com imagens novas, textos, a até mesmo algumas melhorias. Isso é altamente indicado, apesar de ser opcional.

 
  • Custo do domínio .com.br (endereço www): Cerca de R$30/ano
  • Servidor (onde seu site fica hospedado): R$15/mês em média
  • Email customizado com o nome da empresa: R$10/mês em média

Todos esses valores devem ser considerados como investimentos, uma vez que são gastos visando retorno em curto prazo. Lembre-se que o site deve ter um objetivo claro e você deve acompanhar os benefícios que ele vai trazer ao seu negócio.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar