Qual a quantidade de ração para gatos por dia

É comum que os donos deixem o pote cheio de comida para o pet se alimentar quando sentir vontade. Controlar a quantidade de ração para gatos por dia é importante para saúde.

Qual a quantidade de ração para gatos por dia
Controlar a alimentação dos bichanos é importante para saúde

Não é só a gente que precisa controlar o que come. Os animais também precisam ter regras na alimentação e a quantidade de ração para gatos deve ser supervisionada pelo dono para evitar sobrepeso do animal e até mesmo desperdício da comida.

É comum que os donos deixem o potinho com ração sempre cheio para o gato se alimentar quantas vezes por dia desejar. Observe os tipos de alimentos contidos na ração, como peixe, carne e frango, e se a mesma possui nutrientes, proteínas e vitaminas adequadas ao tamanho e idade do pet.

Como calcular a quantidade de ração para gatos diária

Antes de comprar a comida do seu gato preocupe-se em escolher uma ração adequada para o porte e idade dele. Existem as opções para filhotes, adultos, idosos e até mesmo para animais com sobrepeso. Não dê comida caseira para o pet! O organismo deles é diferente do nosso e alimentos que não são próprios podem provocar diarreias, vômitos, intoxicações e outros problemas de saúde.

O ideal é que a quantidade de ração para gatos seja de 100 gramas diárias, divididas ao longo do dia. Quando filhotes, os animais precisam de mais proteínas, gorduras e vitaminas do que os adultos porque gastam mais energia e estão em processo de formação muscular.

No site nutricao.vet.br é possível calcular o quanto de alimento seco o animal pode consumir. Basta preencher informações básicas sobre o pet e os dados estampados no rótulo do pacote de ração para saber qual a quantidade ideal.

Um gato cujo peso seja 3,7 kg ração tem 12% de umidade, 28% de proteína bruta, 8% de extrato etéreo, 4,5% de fibra bruta e 10% de matéria mineral deverá consumir, de acordo com a ferramenta, cerca de 72 gramas, que podem ser fracionadas em duas porções ao longo do dia. A porção pode ser dividida em duas ou três vezes.

Quantidade de ração para gatos por peso e tipo

No site da Max Total Alimentos há uma tabela que explica a quantidade ideal de ração por peso e idade do animal. Gatos entre 1,4 e 2,4 kg podem comer entre 34 a 49 gramas diárias. De 2,4 a 3,6 kg podem ingerir 49 a 69 gramas e de 3,6 a 4,7 kg podem consumir 64 a 77 gramas. Já gatos maiores, entre 4,7 e 7 kg, podem consumir entre 77 e 100 gramas.

Filhotes entre 400 gramas e 2,4 kg podem consumir entre 14 a 47 gramas por dia, enquanto filhotes entre 2,4 e 4,7 kg podem ingerir até 73 gramas. O ideal, entretanto, é confirmar com um veterinário qual a quantidade ideal para evitar dar comida demais ou de menos ao seu pet.

Até os quatro meses o gato deverá comer pelo menos cinco vezes ao dia, sendo essa quantidade apontada no site fracionada em pequenas porções. Dos quatro aos seis meses a quantidade de refeições pode diminuir para quatro e aumentar 10 gramas por vez. Dos seis aos oito meses pode diminuir mais uma refeição e dos oito aos doze meses mantenha apenas duas refeições.

Nos primeiros meses você pode alternar a quantidade de ração seca com a úmida, pois gatos não costumam beber muita água e podem ficar desidratados. Assim, a cada cinco refeições ao dia duas podem ser de ração úmida.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar