Qualidade de vida: as melhores (e piores) cidades do mundo em 2015

Se fosse apenas uma questão de escolha, você mudaria para uma das melhores cidades em qualidade de vida? Conheça quais são e as cidades brasileiras que entraram na lista:

Qualidade de vida: as melhores (e piores) cidades do mundo em 2015
Ranking das melhores cidades em qualidade de vida considera questões políticas e sociais

GANHE O MUNDO FALANDO INGlÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Poder morar em uma das melhores cidades em qualidade de vida do mundo é um privilégio que muitos brasileiros gostariam de ter! Infelizmente essa não é a realidade de muitos, inclusive ao redor do mundo. Você faz ideia de quais são os indicadores que tornam essas cidades tão especiais? O baixo índice de criminalidade, qualidade de trabalho e o poder de compra com relação ao salário mínimo oferecido no país e níveis de corrupção bem inferiores, dentre outros não menos importantes.

Qualidade de vida, as cidades perfeitas

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

O site DailyMail divulgou, no início deste semestre, o Índice Mercer em Qualidade de Vida do Mundo 2015, que considerou 230 cidades, como forma de contribuir para os investimentos sociais e econômicos de cada região. Os indicadores globais são: Ambiente Político e Social; Economia do país; Ambiente sociocultural; Medicina e Saúde; Escola e Educação; Serviços e transportes públicos; Diversão; Bens de consumo; Moradia e Ambiente natural.

5. Vancouver – Canadá

qualidade de vida


Além de ser uma das cidades mais belas do país, é também considerada como uma das mais saudáveis do mundo, isso devido à medicina preventiva e baixa poluição atmosférica. Você sabia que na cidade há cerca de 30 Km em ciclovias?

4. Munique – Alemanha

qualidade de vida


Esta cidade bávara se destaca pela variedade de atividades de lazer conciliadas aos diversos parques, lagos e no inverno, o ski é o que impera na região. Além disso, alguns dos melhores hospitais escolas do país estão nesta cidade e, para fechar, é considerada como a mais segura da Alemanha.

3. Auckland – Nova Zelândia

qualidade de vida


A “Cidade das Velas”, a organização e a limpeza das ruas são destaques! É também a capital econômica do país e abriga mais de 30% da população. São ricas ainda as opções de estudo, tanto para os nativos quanto expatriados (e até mesmo intercambistas). Já a natureza exuberante, com certeza contribuir para a medalha de bronze.

2. Zurique – Suíça

qualidade de vida


A estabilidade política e econômica e a infraestrutura são os principais pontos fortes e, inclusive, já fizeram com que fosse a melhor do mundo. Outro ponto forte que a faz destacar como a melhor da Suíça é o centro cultural que possui, com diversas opções de museus e galerias, por exemplo.

1. Viena – Áustria

qualidade de vida


Pelo sexto ano seguido o ranking das melhores cidades em qualidade de vida é liderado por Viena. A infraestrutura e a segurança da cidade se destacam, onde crimes graves são raros. Outras características são as belezas arquitetónicas, naturais e sua extensa ciclovia. É considerada ainda como uma das mais ricas do mundo, a capital atrai cerca de 12 milhões de turistas por ano.

Ofertas de pacotes de viagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!


As cidades mais bem cotadas, por região, de acordo com o mesmo índice são:

  • Europa: Viana (1º lugar)
  • Américas: Vancouver (5º lugar)
  • Ásia / Pacífico: Singapura (26º lugar)
  • Oriente Médio / África: Dubao (74º lugar)

Piores cidades do mundo em qualidade de vida

Com os mesmos padrões de análise, algumas cidades pelo mundo se destacam pela ausência de qualidade de vida:

226º N'Djamena – Chade
227º Cartum – Sudão
228º Porto Príncipe – Haiti
229º Bangui - República Centro-Africana
230º Bangdá – Iraque


Os principais fatores que as colocam como as piores cidades em qualidade de vida deste ano são:

  • Dificuldade de locomoção (congestionamento no trânsito)
  • Como condições aeroportuárias
  • Poluição atmosférica
  • Alta densidade populacional
  • Baixos índices de educação e cultura
  • Violência e criminalidade


E a qualidade de vida nas cidades brasileiras?

Consegue imaginar qual é a melhor e a considerada como "pior" em qualidade de vida que entraram para esse ranking?

  • Brasília em 107º lugar

Considerada como a melhor deste índice, boa parte da sua reputação leva em consideração o desenvolvimento e planejamento da cidade e suas estruturas para quem lá vive. O bo desempenho da economia local e o alto índice de desenvolvimento social fazem com que se destaque perante ao índice.

  • Manaus em 127º lugar

A capital é destacada como uma cidade emergente, entre as brasileiras que apareceram neste ranking, e o motivo desta posição se deve ao fato da sua localização remota e a falta de escolas internacionais para “expatriados”, segundo o índice. Porém, o que pode ser destacado como positivo é que Manaus vem desenvolvendo uma boa estrutura com relação ao centro industrial e zona de comércio.
 

* Vale ressaltar que este índice considera setores econômicos (e não turísticos) com objetivo de avaliar a qualidade de vida de moradores, trabalhadores e possíveis expatriados em relocação de emprego.

Desenrole a língua! Aprenda inglês rápido e definitivamente.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar