Como melhorar a qualidade de vida no trabalho

Sabia que é possível melhorar a sua qualidade de vida no trabalho sem mudar de cargo ou empresa? Veja medidas simples de bem estar e satisfação.

Como melhorar a qualidade de vida no trabalho
Dicas simples que irão aumentar seu bem-estar no trabalho

Como está a sua qualidade de vida no trabalho? Muitas pessoas reclamam do stress, da falta de conforto ou de harmonia em seu trabalho e terminam o expediente esgotadas. Mas saiba que existem maneiras de aumentar o seu bem-estar sem trocar de cargo ou de empresa, basta seguir medidas simples que irão aumentar a sua satisfação física e emocional.

Qualidade de vida no trabalho – como aumentá-la com medidas simples

Nós passamos boa parte do nosso dia no trabalho, e estar insatisfeito ou viver no sufoco no ambiente profissional faz com que essas horas passem mais lentamente, que você seja menos produtivo e esteja exausto no fim do dia. Veja algumas medidas recomendadas por médicos e psicólogos que ajudam a melhorar a sua qualidade de vida.

Antes de ir para o trabalho

O processo de melhoria da sua qualidade de vida no trabalho começa ainda em casa.

O sono é muito importante

Quantas horas por dia você precisa dormir para se sentir descansado e revigorado? O número de horas necessárias para repor as energias varia de pessoa para pessoa – há aqueles que acordam em 100% após 5 ou 6 horas de sono e outros que precisam de 8 a 9 horas para estar bem. Não é uma questão de ser mais ou menos preguiçoso, são necessidades fisiológicas, portanto respeito o seu corpo e procure dormir o suficiente antes de ir para o trabalho.

Prepare as tarefas da manhã na noite anterior

Acordar na correria, ter que escolher uma roupa, preparar seu café da manhã, arranjar a pasta, abastecer o carro, e todas as outras tarefas que se deixa para a manhã faz com que o seu dia já comece com stress. Evite a todo custo, o seu corpo pela manhã pede por tranquilidade. Deixe sua roupa de trabalho escolhida e preparada à noite, o seu café da manhã já semi-pronto, abasteça o carro antes de voltar para casa no dia anterior, evite começar a correr logo pela manhã. Se preciso for, coloque o despertador para 15 minutos mais cedo: não correr irá te proporcionar maiores benefícios do que 15 minutos a mais na cama.

Café da manhã calmo e nutritivo

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, muita gente sabe disso mas poucos levam a sério. A quantidade de alimentos que você vai ingerir depende do seu apetite pela manhã – há aqueles que acordam cheios de fome e outros que não se sentem famintos ao acordar – mas a nutrição do seu café da manhã precisa ser completa para que você tenha energia para o restante do dia. E tenha calma ao comer, aprecie o sabor dos alimentos, valorize cada mordida.

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Durante o trabalho

Aqui vamos dar dicas sobre questões físicas e emocionais que irão te ajudar a produzir melhor e se sentir bem durante o expediente.

Postura

É importante e pode evitar dores no fim do dia (ou problemas posteriores). Considere ter uma cadeira adequada para a sua postura, se não for possível conseguir isso na empresa, leve a sua. Vale o investimento pela sua saúde e qualidade de vida no trabalho. Mantenha as costas eretas, os pés apoiados (se preciso, utilize apoio para os pés) e a mesa deve ter altura para apoiar os seus antebraços. Evite cruzar as pernas, isso atrapalha a circulação do sangue.

Beba muita água

Ingerir bastante água trará inúmeros benefícios ao seu corpo, portanto, mantenha uma garrafinha com água em sua mesa para ir bebendo várias vezes por dia. Não é a mesma coisa de ir lá no filtro tomar um copo e voltar, quando você tem a água ao seu alcance na mesa, você bebe mais e com maior frequência.

Alongue-se

Sente dores em alguma parte do corpo? Então é preciso ter atenção especial com esse local. Um breve alongamento da parte superior do corpo feito uma vez por dia já diminui consideravelmente as dores nas costas e no pescoço.

Alimente-se bem durante o expediente

Quanto tempo você tem para almoçar? Utilize esse tempo em seu benefício. Coma devagar, de preferência em um lugar calmo. Aquela história de engolir qualquer coisa para voltar para o trabalho vai acabar com a sua saúde. Sua refeição precisa ser nutritiva e feita com calma para que o seu organismo consiga fazer a digestão de forma correta. Evite refeições pesadas durante o expediente, a digestão vai ser difícil e vai te dar sono. Considere fazer pequenas refeições em pequenos intervalos de 3 a 4 horas. Leve frutas, sanduíches naturais, barrinhas de cereal e outras opções leves que goste de comer para manter os seus níveis de açúcar do sangue equilibrados.

Faça um plano de trabalho

Se todos os dias você vai pra casa pensando que não conseguiu terminar tudo o que pretendia fazer para o dia, você vai se sentir frustrado. Faça um plano de trabalho realista que você consiga cumprir com tranquilidade e, ao terminar o expediente, você vai sentir a sensação de “dever cumprido”. Assim, você aumenta a sua satisfação, a qualidade de vida no trabalho e em consequência, a sua produtividade também aumenta.

Limpe e organize o seu espaço de trabalho

Sujeira e desorganização causam confusão mental. Se sua mesa ou sala está sempre uma desordem completa, isso pode atrapalhar o seu raciocínio. Tente manter o mínimo de organização física para que você possa se organizar mentalmente, e a limpeza também colabora muito para isso. Nada de deixar copos de café, embalagens de comida e outros lixos sobre ou perto de seu ambiente de trabalho. Invista num ambiente que te dê prazer: plantas, fotografias ou pequenos objetos decorativos que te agradam podem fazer a diferença na sua sensação de bem-estar.

Equilibre as emoções e pense antes de responder

Quem é emocional demais acaba comprometendo o relacionamento profissional x pessoal e interfere também na relação com os colegas de trabalho. Evite trazer problemas de casa para o trabalho, e ficar contando sobre esses problemas para os colegas irá atrapalhar ainda mais pois você irá concentrar o seu foco em uma questão alheia ao que deveria naquele momento.

Outra questão que as emoções atrapalham: na interação com os colegas, chefes ou subordinados. Mesmo que algo te aborreça, respire fundo, conte até 10, peça uns minutinhos para responder. Pondere sua resposta, não se exalte com os colegas, isso nunca irá contar pontos para você e ao alterar as suas emoções de forma exagerada seu corpo demorará a retornar ao estado normal. Assim você perde um tempo precioso de concentração. Equilibre suas emoções para quem elas sejam suas aliadas e não inimigas no ambiente de trabalho.

Depois do trabalho

Depois da sensação de dever cumprido, deixe o trabalho no ambiente de trabalho, não leve-o para casa.

Evite falar e pensar em trabalho

Por mais que as vezes nos precisemos desabafar em casa sobre problemas cotidianos do trabalho, evite que isso se torne uma rotina. Você já passa muitas horas por dia no trabalho para dedicar o pouco tempo que lhe resta para proveito pessoal pensando no profissional.

Faça atividades que lhe dê prazer

Pratique exercício físico, leia um livro, veja TV, ouça música, dê-se momentos de prazer e relaxamento. Isso é importante para repor as energias e ter ânimo para seguir a rotina no dia seguinte

Planeje suas férias

Nada melhor do que pensar na recompensa, afinal você trabalha muito não só para sobreviver e sim para viver bem a sua vida. Que tal pensar no que aquelas horas trabalhadas podem te proporcionar de positivo? Planeje suas férias, uma viagem, a compra de algo que você queira muito, uma visita à parentes, uma surpresa para seu cônjuge ou para você mesmo. Sentir-se recompensado pelo trabalho também dá mais força a seguir batalhando.

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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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