Qual o melhor mês para dar lance em consórcio?

Ser contemplado é uma questão de sorte, mesmo dando lance. Confira qual é o melhor mês para dar lance em consórcio e ter mais chances de ser contemplado.

Qual o melhor mês para dar lance em consórcio?
Saiba qual a melhor época para dar lance em consórcio

Quem compra um consórcio e não quer esperar ser sorteado, tem a alternativa de dar um lance para tentar ser contemplado. Não existem fórmulas para conseguir dar um lance vencedor, mas há algumas dicas que são importantes saber e que podem ajudar a ter o consórcio contemplado, como por exemplo, qual o melhor mês para dar um lance em consórcio.

Entenda como funciona o consórcio


O consórcio funciona como um sistema de compra parcelada, onde reúne-se um grupo de indivíduos com o objetivo comum de adquirir um bem específico. Tal grupo é gerido e organizado por uma administradora que se responsabiliza pelos contratos, sorteios e entregas.

Ao entrar em um consórcio, a administradora obrigatoriamente entrega a carta de crédito com o valor correspondente ao bem escolhido, incluindo possíveis reajustes. Em um consórcio, todos os participantes são contemplados por meio da carta de crédito com o valor que se sujeitaram a pagar. A cada mês uma pessoa é contemplada por sorteio e a outra por lance.

Desse modo, com sorte, você pode ser sorteado no começo do consórcio. Mas, se tiver pressa, pode partir para a oferta de lance. Nesse caso, paga-se um valor maior, que equivale ao adiantamento das parcelas que estão em andamento, o que aumenta a chance de obter o bem rapidamente.

Quando dar um lance para ter o consórcio contemplado

Aproveitar as oportunidades do lance em consórcio para tentar antecipar a contemplação é uma boa solução para quem tem alguma pressa em receber a carta de crédito. Mas na hora de dar um lance em consórcio, algumas dúvidas surgem sobre qual a melhor época para dar um lance e ter o consórcio contemplado.

Há melhor mês para dar lance em consórcio?

É claro que tudo depende do perfil do seu grupo de consorciados e de quanto dinheiro você tem para investir para descobrir qual o melhor mês para dar lance em concsórcio. Em grupos já em andamento, nos quais os lances maiores já foram dados, pode ser interessante aproveitar o 13ª salário para reforçar a reserva financeira que você tem e dar um lance maior. Ou seja, em alguns casos, novembro ou dezembro podem ser bons meses.

Mas se você não tem assim tanta reserva, pode dar um lance em consórcio em janeiro ou fevereiro, meses em que geralmente as pessoas estão mais endividadas com as compras, festas e férias de fim de ano, com impostos, escola, etc, e é mais fácil ser contemplado com um lance menor.


É melhor dar um lance em consórcio no começo ou esperar mais uns meses?

Se você tem uma boa poupança, em torno de 50% do valor da sua cota, e apostou no consórcio para aproveitar as baixas taxas, então você pode dar um lance logo no começo, pois tem grandes chances de ser contemplado.

Mas se você tem uma reserva financeira menor, o melhor é esperar ao menos seis meses para arriscar um lance. Assim, quem tinha mais dinheiro já consegui suas contemplações e o valor dos lances começam a cair.

Outra solução seria entrar num consórcio já em andamento, assim dar um lance contemplado com menos dinheiro também é mais fácil.

É importante chamar atenção para outro fator que pode influenciar na hora de dar um lance em consórcio: quantos bens são sorteados por mês, e quantas contemplações por meio de lance mensalmente também. Antes de comprar a sua cota de consórcio, informe-se sobre isto.

Qual o valor do lance para ser contemplado?


Não é possível definir especificamente o valor de lance para ser contemplado no consórcio de carro. Cada grupo de consórcio tem suas variáveis. Por exemplo, no grupo de sorteio de um carro popular, os lances serão mais baixos. Enquanto, no grupo de um carro de última geração e de elite, os lances serão altos.

Para ter mais chances de ser contemplado no melhor mês para dar lance em consórcio, indica-se ficar na faixa de 20% a 50% do valor total do veículo para dar um lance com maior probabilidade de ser aceito. Antes de qualquer coisa, é preciso dizer, que você tem que fazer uma análise prévia e dar um lance com o valor que se enquadra no seu orçamento.
 

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Na Web:

Quer comprar um carro?

Faça uma cotação e receba uma oferta especial no seu email.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte