Qual é a melhor época para comprar carro?

Há sempre uma hora certa e mais propícia paras coisas acontecerem. Para comprar carro também. Veja qual é a melhor época para comprar carro novo, semi novo ou usado.

Qual é a melhor época para comprar carro?
Saber qual a melhor época para comprar carro pode garantir uma boa economia

Decidir comprar um carro é difícil. Escolher marca, modelo e opcionais então nem se fala. Mas você já pensou qual é a melhor época para comprar carro, seja um  novo, seminovo ou usado? Conversamos com especialistas em economia e concessionárias para montar esse guia definitivo para você.

Melhor época para comprar carro zero

Segundo Rúben Carvalho, especialista em economia de uma agência de estudos de mercado de São Paulo, a melhor época para pegar seu zero é o terceiro trimestre do ano. Isso porque de outubro à dezembro, às concessionárias precisam queimar o estoque atual para dar espaço aos modelos que serão comercializados no ano seguinte. Está é potencialmente a melhor época para comprar carro novo, pois pode conseguir, em média, 8% de desconto. Se for fazer o negócio à vista, esse valor pode chegar a atrativos 15%.

Mas tome cuidado com a escolha, carros são bens duráveis e com bom valor de revenda. Para evitar desvalorização do carro, fique atento ao modelo. Se você estiver pensando em pegar um carro 2015/2015 e o modelo 2016 tiver design diferente, quando você for vender ou trocar daqui há algum tempo, seu veículo sofrerá uma desvalorização um pouco maior.

Para evitar essa perda, Carlos Almeida, gerente de uma conceituada revenda de veículos em Campinas, sugere que caso haja modificação no design do sonhado carro zero, espere até janeiro ou fevereiro do ano seguinte, para retirar o modelo novo. Nos dois primeiros meses do ano sempre tem as promoções "volta às aulas /carnaval" e as concessionárias sabem que esses períodos são mais fracos de venda e, por isso, oferecem descontos adicionais que variam de tanque cheio e IPVA pago até alarme, ar condicionado e sistema de navegação (adicionais), tudo para bater as metas.

Outra dica que recebemos do João Martins, um experiente vendedor de carros de Guarulhos, é esperar pelo fim do mês. Todos os vendedores de concessionárias têm metas a cumprir e, no final do mês, costumam estar famintos por negócios para poder cumprir seus objetivos. Dessa forma o cliente consegue reduzir algum valor, taxa ou ganhar um "presente", por exemplo, algum item adicional.

Melhor época para comprar carro seminovo ou usado

Para carros seminovos e usados, a melhor época para comprar é nos grandes feirões promovidos pelas concessionárias. Não há uma data exata, pois cada marca escolhe a época baseada no seu mês mais fraco de vendas. A dica aqui é acompanhar os jornais e sites de notícias para ficar por dentro das datas que esses feirões acontecem.

No geral, o melhor a fazer e ter paciência e saber escolher sem pressa. Fazer as contas e ver se vale mais a pena tirar um carro zero, seminovo ou usado, com atenção especial para não comprometer o orçamento pessoal ou familiar. Avaliar a possibilidade de um consórcio ao invés de financiamento. Procurar outras instituições financeiras além da indicada pela concessionária para tentar minimizar os juros e taxas. Espero que este guia te ajude a encontrar a melhor época para comprar carro.

Alguma dúvida, dica ou sugestão? Deixe seu comentário aqui em baixo para sabermos o que você achou ou quer saber depois.
 


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar