Quais são os documentos necessários para fazer um seguro auto?

Estar com a documentação pessoal e do automóvel em dia torna mais prática a contratação de um seguro auto, e pode até fazer o seguro ficar mais barato.

Quais são os documentos necessários para fazer um seguro auto?
Prepare toda a documentação antes de contratar o seguro desejado

Antes de fazer um seguro auto, é muito importante fazer uma pesquisa para conseguir encontrar a melhor solução para o seu perfil. O mercado de seguros de veículos é muito competitivo, e os preços podem variar em até 80% de uma seguradora para a outra, além das vantagens e condições especiais que o consumidor pode conseguir, se escolher o seguro auto certo.

Hoje em dia, a maneira mais prática de pesquisar as opções de seguro é fazendo cotações e simulações pela internet. Depois de pesquisar e escolher, é hora de fechar o contrato. Veja que documentos deve apresentar para contratar o seguro auto, e lembre-se de ler atentamente todas as cláusulas e condições do contrato e certificar-se das coberturas contratadas. 

Documentos para fazer o seguro auto

Os documentos a serem apresentados podem variar um pouco de seguradora para seguradora, mas é fundamental que o carro esteja em situação regular, sem multas ou IPVA atrasado, e a carta de habilitação do segurado também, assim como os demais documentos e situação cadastral.

No geral, os documentos a apresentar para fazer o seguro auto são:

confira
uma solução de seguro sob medida para você

Documentos pessoais:

  • RG
  • CPF
  • Carteira Nacional de Habilitação

A apresentação destes documentos é importante para que a seguradora possa fazer uma avaliação da situação cadastral do cliente. Se o cliente estiver restrições de crédito no SERASA ou SPC, o seguro pode não ser aprovado, ou o valor do seguro pode ficar mais caro.

O histórico do motorista também é avaliado para saber qual é o risco de sinistro. Este fator também entra na equação para calcular o valor do seguro auto. 

Franquia normal ou reduzida: qual a diferença?

Documentos do automóvel:

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV
  • Certificado de Registro de Veículo - CRV
  • Nota fiscal do carro, caso seja zero 0km

Além da apresentação destes documentos, o cliente também deve preencher uma ficha cadastral que irá traçar o seu perfil, como profissão, idade, estado civil, endereço, etc.

Encontre o seguro auto com melhor custo benefício. Confira!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar