Receita de pudim de leite condensado

De preparo simples e rápido, o pudim de leite condensado agrada gostos e gerações. Conheça a receita tradicional ainda com um adicional de sofisticação.

Receita de pudim de leite condensado
Aprenda a receita tradicional e sofistique-a com algumas dicas simples

Fazer um pudim de leite condensado parece tarefa simples, o que realmente é; mas é comum ouvir relatos dos que reclamam por ter queimado a calda, desmanchado o pudim na hora de desenformar ou mesmo que não está com o aspecto que desejavam.

Essa variação de resultado depende, é claro, da receita utilizada, mas alguns cuidados simples podem deixar o pudim mais saboroso, simples de fazer e com um ar de confeiteiro.

Como fazer pudim de leite condensado

Os ingredientes necessários para essa receita de pudim de leite condensado são na realidade muito simples e, principalmente, de baixo custo. Vamos listar uma receita padrão, porém com algumas modificações que serão destacadas nos ingredientes para torna-la exclusiva e com cara de profissional. A receita disponibilizada pode ser encontrada em sites como o Panela Terapia e o Receita Toda Hora, tendo um custo aproximado de R$ 18, dependendo da localidade onde foram adquiridos os ingredientes.

Modo de Preparo

Antes de mais nada, selecione 2 recipientes nas seguintes características: o primeiro será a fôrma para o pudim, devendo possuir um tamanho adequado a comportar todos os ingredientes. Unte e parte interna para que o pudim não grude e, se quiser, pode também polvilha um pouco de açúcar (mascavo ou comum) para apresentar um bom efeito visual depois de pronto. O segundo recipiente deve ser grande o suficiente para que a fôrma possa ser colocada dentro dele, pois o pudim deverá assar em banho maria.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Por ser uma receita rápida, pede-se para que o forno seja acionado para pré-aquecer durante o tempo de preparo e mistura dos ingredientes.

Calda

Para preparar a calda clássica do pudim de leite condensado, usamos apenas 2/3 xícara de chá de açúcar e 1/3 xícara de chá de água. Coloque ambos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, fervendo até caramelizar.

No entanto, se quiser inovar, pode-se fazer uma calda mais requintada utilizando 1 e ½ xícara de chá de açúcar (aproximadamente 285g), ¼ xícara de chá de conhaque (cerca de 50ml) e 1 xícara de chá de água, que corresponde a 200ml. Basta ferver o açúcar com metade da porção de água, até caramelizar; retire então do fogo e cuidadosamente adicione o restante da água, levando novamente ao fogo até entrar em ponto de fervura. Após ferver mais 2 minutos, coloque a calda na fôrma escolhida para assar o pudim, espalhando-a por toda a lateral e também no cone central; quando estiver quase no fim adicione o conhaque, finalize a caramelização da fôrma e reserve.

Massa

Os ingredientes usados para a “massa” do pudim serão:

3 ovos (podem ser do tipo que preferir, mas devem contabilizar ao todo cerca de 180 gramas);
1 lata de leite condensado padrão de 300 gramas;
1 lata de creme de leite (300 gramas);
1 xícara de chá de leite (essa medida equivale a aproximadamente 200ml);
5 colheres de sopa de cacau ou achocolatado em pó, correspondente a 50 gramas (modificação da receita);
150 gramas de chocolate meio amargo derretido (modificação da receita).

Aqui é importante decidir como se deseja que fique a aparência do pudim de leite condensado. Caso desejar que ele fique bem aerado e com aquele aspecto de “furinhos”, basta pegar todos os ingredientes da massa e bater em um liquidificador ou mixer. Feito isso, adicione o creme obtido no interior da fôrma, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho maria.

Receita de bolo de cenoura e cobertura simples

Se a opção for por um pudim mais liso e sem os clássicos furinhos, no momento de misturar os ingredientes, esta deve ser feita em uma tigela manualmente, sem aerar muito, apenas até que todos estejam homogêneos. O passo seguinte ainda é o mesmo para assar em banho maria.

Como padrão, se pede para deixar o pudim ao forno entre 30min a 1h30min na temperatura de 180º dependendo do forno utilizado; uma boa dica é ir espetando um palitinho na borda lateral até que ele saia seco, já que o objetivo é o pudim estar firme nas laterais, mas bem cremoso ao centro. Então basta desenformar com cuidado.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar