Psicólogo online é confiável? Saiba mais sobre a prática

Custo, comodidade e privacidade: conheça as vantagens - e desvantagens - de contratar um psicólogo online e os cuidados para se ter ao escolhe-lo.

Psicólogo online é confiável? Saiba mais sobre a prática
Saiba quais cuidados tomar antes de contratar o profissional.

O serviço de psicólogo online é mais um dentre tantos serviços proporcionados pela tecnologia do mundo moderno. Assim como acontece com outros profissionais, o atendimento online possibilita ao psicólogo um atendimento mais amplo, podendo chegar até pacientes que antes não possuíam condições de comparecer ao consultório; seja por alguma limitação física, no caso de pacientes acamados, por exemplo, ou mesmo por aqueles que moram em áreas muito distantes.

Algumas pesquisas como a realizada pela Universidade de Zurique, da Suíça, demonstram que se corretamente aplicada, levando em conta todas as limitações e cuidados, a terapia executada de maneira remota (online) pode ser tão eficiente quanto a presencial nos consultórios, com a ressalva para problemas de ordem mais grave e que necessitem de alguma intervenção mais séria.

Psicólogo online: as vantagens e desvantagens da terapia remota

Apesar de se apresentar como uma opção viável e promissora, o valor das consultas - que pode ser encontrado em uma média de R$ 70 - não se distancia muito da média encontrada em consultas presenciais. Portanto, antes de optar pelo atendimento de um psicólogo online é preciso levantar algumas questões e tomar alguns cuidados.

Sebo online: veja onde comprar livros na internet

Vantagens

Qualidade – Desde que haja uma boa conexão com a internet, o atendimento feito via vídeo conferência pode garantir a mesma qualidade que o presencial, visto que o profissional consegue recolher os mesmos dados sobre o paciente.

Liberdade e Opções – O paciente tem um leque maior de profissionais que poderá avaliar e escolher a seu gosto, já que não está limitado geograficamente nessa escolha.

Stress – Essa opção pode inclusive contribuir para o tratamento, já que o paciente não precisa enfrentar o stress envolvido no caminho até o escritório, como trânsito, achar estacionamento ou pegar um ônibus, por exemplo.

Comodidade – Ainda a contribuir com alguns tratamentos, o paciente pode ser atendido no conforto de sua casa ou escritório. Além de ser menos estressante, torna mais fácil encontrar um espaço na agenda.

Relacionamento e Abertura – Em alguns casos o paciente pode se sentir mais à vontade em abrir questionamentos emocionais em um espaço online, ultrapassando seus limites com a timidez. Uma representação desse fenômeno é a maneira como as pessoas se abrem digitalmente em blogs e sites específicos, possibilitando ao psicólogo encontrar no atendimento online uma grande ferramenta de auxílio ao paciente.

Pagamento - Apresenta a possibilidade de pagamento eletrônico sem a necessidade de enfrentar os riscos e a falta de segurança em grandes centros urbanos. Outra vantagem está em diversos anúncios gratuitos de atendimento nesta modalidade.

Acessibilidade – Pacientes com deficiência física ou alguma condição que esteja limitando a movimentação podem ser atendidos com a mesma eficiência sem ter de se deslocar até consultórios.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Desvantagens

Conexão – Caso não haja uma boa conexão com a internet, o atendimento pode ser prejudicado; quedas ou falhas na conexão podem interromper e dificultar o tratamento.

Contato Pessoal – Em alguns casos o contato pessoal e presencial pode ser fundamental para o tratamento, criando uma maior conexão entre o paciente e o profissional. Nesses casos o tratamento online não será o mais adequado.

Ambiente Físico – O consultório deste profissional é construído e planejado de forma a apresentar um ambiente confortável e aconchegante, com a função específica de estimular a abertura emocional do paciente. No caso de alguns pacientes, estar dentro de casa ou no escritório pode não ser a condição ideal para o atendimento.

Cuidados

É importante que, antes de recorrer a um psicólogo online, alguns cuidados sejam tomados a fim de evitar surpresas desagradáveis enquanto busca por qualidade no serviço oferecido. Antes de mais nada, é de suma importância verificar se o profissional está autorizado a realizar tal atendimento; para isso ele precisa ter a devida autorização do Concelho Federal de Psicologia (CFP) e do Concelho Regional de Psicologia (CRP). Em alguns casos pode haver um limite máximo de sessões virtuais síncronos ou assíncronos.

É recomendado também que o atendimento não seja totalmente online e que existam algumas sessões presenciais. Durante as consultas virtuais, entretanto, é essencialmente importante que estas sejam realizadas em vídeo e não apenas por texto, uma vez que diversas ferramentas utilizadas por psicólogos se baseiam em interpretações do tom da voz e expressões faciais. O que não puder ser coletado em informações textuais, causará prejuízos ao atendimento.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar