O que saber para a prova do ITA

Saiba todos os detalhes sobre a prova do ITA, um dos vestibulares mais exigentes, difíceis e concorridos do Brasil, além de dicas para se dar bem na prova.

O que saber para a prova do ITA
Dicas para passar em um dos principais vestibulares do país

Passar na prova do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica - é o grande objetivo de muitos estudantes. Mas essa pode ser uma tarefa que demorada ou até mesmo impossível para muita gente.

O ITA é conhecido por ter um dos vestibulares mais difíceis e concorridos de todo o Brasil, na área de Engenharia. São 140 vagas oferecidas a cada nova turma, sendo uma turma por ano.

Como funciona a prova do ITA

Para prestar o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o candidato deve ter concluído ou estar prestes a terminar o último ano do Ensino Médio. Não são aceitos alunos com mais de 23 anos.

A prova do ITA é dividida em 4 dias. No primeiro dia caem só questões sobre Física, no segundo estão Português e Inglês, no terceiro Matemática e no quarto e último dia, as perguntas sobre Química.

11 cursos do ITA que você pode fazer online e de graça

O aluno é obrigado a ter uma nota mínima de 40 pontos por matéria, acertar pelo menos 8 das 20 questões de Inglês e não zerar na redação, somando uma média geral de 50 pontos (numa escala de 0 a 100). Caso contrário, ele será desclassificado.

Em 2016, as inscrições para o vestibular do ITA irão de 01/08/2016 a 15/09/2016. As provas acontecerão nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro desse ano. Para mais informações, acesse o site.

Dicas para passar na prova do ITA

Não tem segredo, para se dar bem na prova do ITA é preciso muita dedicação, hora de estudo e muitos exercícios resolvidos.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

As questões que caem na prova do ITA também exigem um pensamento além do teórico ensinado nos livros e aulas. Geralmente, o conteúdo da prova do ITA vai um pouco mais além, por isso é comum que muitos alunos “estudem para o ITA”, ou seja, investem tempo e empenho para aprender como é o estilo da prova e se especializam apenas nela.

O e-konomista separou algumas dicas pontuais que podem ajudar bastante na hora de se prepara para esse vestibular tão concorrido e exigente. Veja:

  • Faça muitos exercícios e simulados de alto nível copiam o esquema da prova do ITA. Eles o ajudaram a se acostumar com o modelo do vestibular.
  • Estude os temas que já caíram nas provas anteriores. Os 5 últimos anos são suficientes.
  • Saiba equilibrar as matérias. Focar todos os esforços nas matérias que você domina, procurando gabaritar a prova em questão não é uma boa ideia. É bem melhor acertar um número parecidos de questões em todas as matérias, mesmo que esse número seja mediano. Isso porque o ITA desclassifica os estudantes que não atingem a média mínima em todas as provas, que é de 40 acertos.

O campus do ITA fica em São José dos Campos. Há vagas para Engenharias Eletrônica, Aeroespacial, Civil-Aeronáutica, da Computação, Aeronáutica e Mecânica-Aeronaútica.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar