Como funciona a prova da OAB

Vai fazer a prova da OAB? Explicamos todas as fases e quanto custa para se preparar, clique aqui e veja mais.

Como funciona a prova da OAB
É uma das provas mais complexas do Brasil, mas não precisa ter medo

Já está no 9º ou 10º semestre da faculdade de Direito? Então já é hora de começar a estudar para a prova da OAB. Para ajudar aqueles que pretendem fazer parte do quadro de advogados da OAB, montamos um guia explicando como é a prova.

Os 10 vestibulares mais difíceis do Brasil

Como funciona a prova da OAB

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma avaliação a que os bacharéis em Direito no Brasil precisam fazer, caso queiram exercer a profissão em tribunais. Ela demonstra sua capacitação, conhecimentos e práticas necessárias ao exercício da advocacia.

O exame é organizado pela própria OAB, a taxa de inscrição é de R$ 200 para quem vai fazer as duas fases do exame e de R$ 100 reais para quem só vai fazer a segunda fase, reaproveitando a pontuação da primeira prova de um exame passado. Os Candidatos devem se inscrever para fazer a prova na cidade em que fazem faculdade ou em seus domicílios eleitorais. A prova da OAB é dividida em duas partes, ambas de caráter eliminatório:

Como passar no vestibular sem pagar cursinho

1ª parte - Prova Objetiva

A primeira fase da prova da OAB tem uma prova objetiva, composta por 80 questões de múltipla escolha, com 4 possíveis respostas, sobre as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito fixadas pelo MEC. Essas disciplinas são: Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Comercial, Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Administrativo, incluindo Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direitos Humanos e Direito Internacional, além de questões sobre Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

Na prova objetiva, não é permitida a utilização de qualquer material de consulta. Nesta etapa, são aprovados os candidatos que acertam 50% das questões válidas.

2ª fase - Prova Prático-Profissional

A segunda fase da prova da OAB, é chamada de Prova Prático-Profissional e têm valor de 10 pontos. Ela só é aplicada aos candidatos aprovados na 1ª fase, e é separada em duas partes, dependendo da área de opção do candidato, que é escolhida na inscrição. As opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário, todas acompanhadas de seus correspondentes direitos processuais.

- 1ª Parte da segunda fase: redação de peça profissional privativa de advogado, uma petição ou parecer, valendo 5 pontos.

- 2ª Parte da segunda fase: quatro questões práticas, sob a forma de situações-problema.

Na prova prático-profissional, é permitida a consulta apenas à legislação seca, sem qualquer anotação ou comentário, referente à área de opção escolhida. Para aprovação na 2ª etapa, é necessário conseguir nota igual ou superior a seis pontos dentre os 10 possíveis.

A prova da OAB é aplicada três vezes ao ano e caso você não passe na segunda fase, tem um ano para usar o resultado dela e só prestar a segunda fase.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar