O que é o protetor de cárter e para que serve

O protetor de cárter é dispensável para algumas montadoras e recomendado contra o asfalto precário no Brasil.

O que é o protetor de cárter e para que serve
Por que alguns recomendam o protetor de cárter e outros não?

protetor de cárter é um componente opcional na maioria dos carros comercializados no Brasil. De fato, existe ainda uma certa controvérsia a respeito de sua eficiência. Se por um lado há montadoras que recomendam seu uso, outras o contraindicam, por entenderem que seu efeito é o inverso do que se propõe. Ou seja, ao invés de ser uma proteção, o protetor poderá até danificar o cárter.

Em tempo: cárter nada mais é do que o reservatório do óleo que circula pelo motor de um carro. Situa-se, via de regra, na parte dianteira inferior do carro, abaixo do motor.

Devo ou não instalar um protetor de cárter no carro?

A função do protetor de cárter é servir como uma espécie de escudo para o cárter, protegendo-o de eventuais choques com corpos que venham a atingir a parte de baixo do carro. Também conhecido popularmente como peito de aço, é considerado desnecessário por algumas montadoras por constituir um elemento a mais a se chocar contra o cárter.

As que indicam o protetor de cárter, recomendam, invariavelmente, que sejam comprados conforme suas especificações. Com preços oscilando entre R$ 25 e R$ 60, podem ser adquiridos em lojas especializadas, que oferecem inclusive a instalação do equipamento. Existem alguns poucos modelos que saem de fábrica com o protetor de cárter, como o Ford Courier e o Palio Adventure.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Para comprar a peça, o motorista poderá procurá-la em lojas como o Walmart ou Jocar que disponibilizam protetores para modelos usados ou novos..

Prós e contras

No caso desses dois raros modelos que saem de fábrica com o “peito de aço” a Fiat justifica a presença da proteção graças à pegada off road, destinada à circulação em estradas e terrenos acidentados. A propósito, é o péssimo estado de conservação do asfalto brasileiro a maior justificativa para a instalação do acessório.

As montadoras que alegam ser dispensável o uso do acessório justificam dizendo que trata-se de um peso extra para o veículo. A Volkswagen, por exemplo, diz que o subchassi em seus carros já protege o cárter, tornando desnecessária a instalação do equipamento protetor.

Em países de malha rodoviária bem pavimentada, o uso de protetor para o cárter é raridade. Nos Estados Unidos o acessório praticamente inexiste, enquanto na Europa ele é utilizado para proteger o cárter do sal corrosivo despejado nas vias para evitar derrapagens na neve.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar