Proteção veicular é legal? Conheça as empresas que prestam o serviço

Saiba mais sobre proteção veicular: uma alternativa legal e mais barata que os seguros, oferecida por associações. Entenda como funciona.

Proteção veicular é legal? Conheça as empresas que prestam o serviço
Saiba mais sobre o serviço que é alternativa aos seguros

Ter um carro acarreta em diversos outros gastos indispensáveis para a segurança do motorista, passageiros e do próprio veículo. E entre os itens que fazem parte deste “pacote” está o seguro. Mas, atualmente, um novo tipo de serviço está conquistando os donos de veículos e ganhando espaço no mercado: a proteção veicular.

O que é a proteção veicular

Para quem ainda não conhece, a proteção veicular é administrada por uma associação, onde seus associados pagam um valor mensal estipulado e têm os mesmos benefícios de quem contrata uma seguradora, como proteção contra roubo, furto, enchentes, incêndios, danos a terceiros. No entanto, ao assinar o contrato, critérios como estado civil, idade ou gênero do condutor, não interferem no valor do serviço. O objetivo é proteger o patrimônio do associado a custos baixos e com pouca burocracia.

Consultar placa de carro pode te salvar de roubadas

A diferença em relação ao seguro

A diferença entre a proteção veicular e o seguro está, principalmente, na chamada transferência de risco. Enquanto uma seguradora assume o risco de cobrir as despesas que possam ser geradas, na proteção veicular o cliente assina um contrato de responsabilidade mútua e divide os riscos com todos os associados.

confira
uma solução de seguro sob medida para você

Além disso, as associações de proteção não têm fins lucrativos, em contraponto às seguradoras que são empresas privadas. Isso faz com que os serviços das associações sejam mais baratos.

A proteção veicular é legal

Embora as Associações de Proteção Veicular não possam oferecer “seguros”, por não serem reguladas pela SUSEP, os serviços oferecidos são legais, segundo a Constituição Federal e o Código Civil.

Como contratar

Ao contratar uma associação, é preciso tomar cuidados como verificar se trata-se de uma entidade séria, com documentação em dia e se está devidamente registrada em cartório. Além disso, a internet e as redes sociais são grandes aliadas na busca da melhor proteção veicular. Pesquise a opinião de outros clientes e problemas relatados em relação à associação que busca.

Consulte também o seu banco. O Bradesco, por exemplo, já oferece opções de pacotes para os seus correntistas, sem necessidade de vistoria e preço único dividido em até 10 vezes. Já o Clube de Benefícios mineiros APM oferece planos a partir de R$26,00 para os seus associados. O segredo é pesquisar bem e encontrar a que melhor vai atender as suas necessidades.

Encontre o seguro auto com melhor custo benefício. Confira!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar