Projeto WWOOF recebe voluntários para fazendas orgânicas no mundo todo

O Projeto WWOOF tem como proposta receber pessoas interessadas em experimentar um modo diferente de viver. O hóspede trabalha algumas horas por dia em troca de comida, hospedagem e muito aprendizado.

Projeto WWOOF recebe voluntários para fazendas orgânicas no mundo todo
WWOOF: troque seu trabalho por hospedagem e comida em fazendas orgânicas em vários lugares do mundo

O Projeto WWOOF - World Wide Opportunities on Organic Farms une voluntários em vários países do mundo, criando uma rede de fazendas orgânicas que se prontifica a receber hóspedes oferecendo estadia, comida e aprendizado em diferentes tipos de produção e cultivo em troca de algumas horas de trabalho por dia de pessoas interessadas em experimentar um estilo de vida diferente. Ter o contato direto com a natureza em suas mais diversas tarefas como plantar, colher, alimentar animais, produzir e se sustentar pode lhe render crescimento pessoal, cultural, profissional e boas histórias, mesmo que você queira permanecer na selva urbana. Saiba mais sobre o WWOOF. 

O projeto WWOOF

O projeto consiste em passar períodos voluntários em fazendas orgânicas por diversas partes do mundo, trabalhando em troca de alimento e abrigo. A estadia é negociada diretamente entre você e seu hospedeiro, sendo o período mais solicitado o de uma ou duas semanas. Algumas pessoas são mais contidas, optando por dois ou três dias, enquanto outras ficam por até seis meses hospedadas.

A vida durante este período é baseada em trocas. De quatro a seis horas de trabalho por um dia inteiro com comida e acomodação. Você pode ser requisitado para ajudar em diversas tarefas como cuidar do plantio, da compostagem, jardinagem, cortar madeira, fazer a colheita, a ordenha, alimentar animais, ajudar na construção de cercas, na produção de tijolos de barro e até mesmo no fabrico de pães, vinhos e queijos.

feriastrabalhandonocampo


Esta breve experiência no campo pode ser, sem sombra de dúvidas, o empurrãozinho que falta para abrir mão da rotina workaholic, das preocupações com o trânsito, com a segurança, com a saúde e da falta de tempo para viver. E caso já tenha tomado a sua decisão, pode passar algumas semanas ou meses vivendo e trabalhando por lá antes de uma mudança definitiva.

Participar do WWOOF pode ser uma oportunidade de ter uma experiência de vida incrível, inclusive no exterior, gastando pouco dinheiro. Como o voluntário trabalha em troca de hospedagem e comida, os gastos principais da viagem são principalmente com deslocamento. 

Ficou interessado? Veja a seguir como participar do Projeto WWOOF, onde fazendeiros do mundo todo se disponibilizam a oferecer abrigo e alimentação à voluntários nos serviços diários.

O que é preciso para viver esta experiência no WWOOF

feriastrabalhandonocampo

O primeiro passo para viver esta experiência é escolher o seu destino e se inscrever no portal da organização WWOOF. A afiliação tem como custo médio 38 dólares anuais. Como membro é possível acessar o banco de dados com todas as fazendas disponíveis no país escolhido, bem como as especificações de cada uma, como por exemplo, se são permitidas crianças, quais são as acomodações, quem são os hospedeiros (famílias inteiras, casais ou pessoas sozinhas), tipo de alimentação fornecida, quais idiomas falados, qual o plantio ou criação do local, entre outras informações.

Depois de escolher algumas fazendas nas quais gostaria de se hospedar, é preciso fazer uma espécie de candidatura, onde o candidato fala do seu perfil, experiências profissionais, a motivação para participar do projeto, o porquê de ter escolhido esta fazenda, e a data em que gostaria de se hospedar. Os fazendeiros, em seguida, avaliam as candidaturas, caso seja aceito, é começar a preparar a viagem. 
A partir daí, é só começar a planejar sua viagem, período de estadia e metas para a sua mudança de vida. Lembrando que donos de fazendas, vinícolas, pequenas quintas, jardins ou qualquer área que siga os princípios orgânicos ou sustentáveis também podem se inscrever no projeto para receberem voluntários.

Quer participar? Então basta acessar o portal do Projeto WWOOF e fazer a sua inscrição. Conhecer novas culturas, pessoas e se apaixonar por um novo estilo de vida nunca foram tão possíveis assim.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar