Como elaborar um projeto de pesquisa coerente

Veja qual é o passo a passo para elaborar um projeto de pesquisa coerente. Relevâncias, conteúdos e dicas para seu projeto ser aceito:

Como elaborar um projeto de pesquisa coerente
Conheça os passos necessários para obter sucesso em seu projeto de pesquisa

Diante de processos seletivos em instituições concorridas e disputadas bolsas de estudo, seja ela para uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, elaborar um projeto de pesquisa coerente e convincente é essencial para a aceitação e o reconhecimento do candidato perante a universidade. Veja o passo a passo para a qualidade da apresentação final.

Dificuldade em escolher o tema para TCC? Veja como facilitar a seleção

Projeto de pesquisa: passo a passo para um trabalho coerente

A elaboração de um projeto de pesquisa coerente visa indicar tanto para o pesquisador quanto para as instituições às quais os projeto será encaminhado quais são os aspectos e questões levantadas e abordadas em relação à investigação do tema proposto. O sucesso desta explanação é essencial para a aprovação do candidato ao programa aplicado. Para isso, o projeto de pesquisa precisa seguir uma estrutura padronizada, contendo capa (contendo o título), sumário, resumo, introdução (opcional), objetivo, justificativa, metodologia, cronograma e bibliografia. Veja como organizar cada uma das exigências e responder às questões fundamentais.

Tema

Antes de qualquer elaboração de projeto, um tema viável, fiável e muito bem estruturado deve ser proposto. Nele, haverá a necessidade de criar a problematização, justificar a relevância da pesquisa, criar seus objetivos e hipóteses, com indagações com prováveis respostas ao problema formulado.

Capa

Com o tema definido e respondida a pergunta “o que pesquisar”, a capa do projeto de pesquisa deve conter um título direto, objetivo e conciso. Evite muitas linhas e termos rebuscados para apresenta-lo.

Sumário

Erroneamente chamado de índice, o sumário deve apresentar os capítulos presentes no seu projeto, com suas respectivas numerações de páginas.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

Resumo

Preferencialmente descrito em um único parágrafo, o resumo deve conter, de forma sucinta e bastante objetiva sobre o que se trata o seu projeto de pesquisa. É indicado que informações como o tema, os objetivos abordados, o problema questionado e a hipótese levantada sejam apontadas no resumo.

Este passo costuma funcionar de maneira mais eficiente se redigido ao final do projeto.

Objetivo

A fim de responder à questão “para que pesquisar”, o objetivo apontará as pretensões do pesquisador, descrevendo e delimitando possíveis resultados. Neste tópico é importante inserir os objetivos gerais e específicos do projeto, partindo da abrangência do tema e sua finalidade e chegando ao afunilamento das informações, contendo o que se espera gerar com a execução do trabalho. Lembre-se que o texto deve ser redigido sempre no tempo infinitivo.

Justificativa

A seguir, a pergunta é “por que pesquisar?” e nela, o pesquisador deverá justificar o porquê de sua pesquisa ser tão significativa para a instituição. Qual é a relevância do projeto? Existem outras ideias semelhantes? É viável? Possui o alcance esperado? Saber responder a tais questões com propriedade será fundamental para defender seu ponto de vista e ter maiores chances de aceitação.

Metodologia

Neste ponto do projeto de pesquisa, o pesquisador deverá anunciar qual será o seu tipo de pesquisa: formuladora, descritiva ou exploratória. E então, realizar a pergunta “como pesquisar?” e responder se a solução virá por meio de pesquisas de campo, observações, histórias de vida, entre outras.

A partir daí, será necessário exprimir o método e a técnica utilizados para dar início à coleta de dados, estabelecendo um conjunto de procedimentos coerentes para tornar lógica a solução do problema apresentado.

Ter seus objetivos claros a esta altura do projeto pode facilitar muito na elaboração da metodologia do mesmo.

Cronograma

No cronograma, o pesquisador deverá responder à questão “por quem?” e delimitar cada ação proposta em sua pesquisa em determinado espaço de tempo. Tal divisão pode ser apresentada em meses e de acordo com cada atividade a ser realizada. Este passo também servirá para o orientador ou a agência financiadora acompanhar o andamento da pesquisa.

Bibliografia

Por fim, a bibliografia referencia-se a todo o material utilizado para a elaboração do projeto de pesquisa, seguindo sempre as normas impostas pela ABNT (como a apresentação das referências em ordem alfabética, por exemplo).

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar