Os programas de maior sucesso na TV brasileira em 2015

Qual foi o seu programa da TV brasileira preferido em 2015? Veja quais tiveram mais audiência e quais ficaram abaixo do esperado na tv aberta.

Os programas de maior sucesso na TV brasileira em 2015
Veja quais são os campeões de audiência na TV brasileira deste ano

veja filme sem legendafaça um teste e descubra o seu nível

A guerra pela audiência na TV brasileira está a cada ano mais acirrada.  A Rede Globo continua como líder isolada em audiência em grande parte do dia, mas a Record e a Band já têm começado a incomodar a gigante da televisão brasileira. Confira os programas de TV que mais tiveram destaque e audiência em 2015 e também os que tiveram resultados abaixo do esperado.

Novelas e programas de sucesso na TV brasileira em 2015


A Regra do Jogo (Rede Globo)

programsdesucessotvbrasileira


A Rede Globo finalmente conseguiu emplacar uma novela das 9 de muito sucesso. A trama de João Emanuel Carneiro tem batido recordes de audiência, desde que substituiu Babilônia, que teve fraca repercussão e foi encurtada em 3 semanas.  A novela estreou em 31 de agosto e tem previsão de acabar em abril de 2016.  No início da trama, enfrentou concorrência da novela “10 mandamentos” da Record, mas com o fim da concorrente, ele tem sido a novela mais acompanhada da TV brasileira. Tem tido média de 25 pontos de audiência (onde cada ponto representa 47 mil domicílios brasileiros) e já alcançou recorde de 31 pontos.

Os Dez Mandamentos (Rede Record)

programsdesucessotvbrasileira


A novela da Record mais comentada e com maiores audiências de todos os tempos. Pela primeira vez em 40 anos a Record conseguiu ultrapassar a Rede Globo em audiência no horário nobre, no dia 18 de setembro de 2015. A  telenovela é dividida em duas temporadas, a primeira foi ao ar de março a novembro de 2015 e a segunda temporada tem previsão de exibição em 2016.  Inspirada nos quatro dos livros que compõem a Bíblia, a história de Moíses ganhou fãs no Brasil e foi muito comentada nas redes sociais. O sucesso foi tanto que a Rede Record até alongou a novela e terminou depois do previsto para aproveitar a audiência.

Verdades Secretas (Rede Globo)

programsdesucessotvbrasileira


Para muitos, essa foi a novela do ano. A 5ª novela das 23h, foi uma aposta ousada de Rede Globo que deu certo. Polêmica, a novela apresentou uma trama cheia de intrigas, cenas de sexo, nudez e envolvimento com drogas. A personagem Larissa, de Grazi Massafera, teve grande destaque como dependente química. O formato de capítulos mais curtos, 4 vezes por semana agradou o público. A novela trouxe rostos novos à televisão, tocou em temas polêmicos como a prostituição e encheu a tela do brasileiro com erotização, bumbuns e seios.  A trama bem construída de Walcy Carrasco alcançou a melhor audiência entre todas as novelas das 23h apresentadas pela Rede Globo até então.

Fantástico (Rede Globo)

programsdesucessotvbrasileira


A revista semanal da Rede Globo, no ar há mais de 20 anos, continua com bons níveis de audiência. Alternando entre o resumo do noticiário da semana com abordagens mais aprofundadas e séries de humor e entretenimento, o estilo do programa agrada o público brasileiro. O domingo não acaba sem ouvir a abertura “É Fantastico!”, e o programa tem audiência média de 20 pontos, alternando entre 24 e 26, uma fórmula de sucesso.

Domingão do Faustão (Rede Globo)

programsdesucessotvbrasileira


O programa televisivo mais assistido do domingo continua sendo o “Domingão do Faustão”.

QUER ECONOMIZAR COM A TV A CABO?
faça uma simulação de TV a cabo e encontre a melhor solução financeira de acordo com o seu bolso e gosto.

Por mais que as demais emissoras se esforcem, (a Rodrigo Faro e Eliana briguem pelo 2º lugar em audiência), Faustão segue com larga vantagem. A final do quadro “Dança dos Famosos” alavancou a audiência e alcançou 19.8 pontos, chegando a ultrapassar o também dominical “Fantástico”. A “Dança dos Famosos”, “Arquivo Confidencial” e as “Video Cassetadas” são os quadros preferidos do público.

The Voice Brasil (Rede Globo)

programsdesucessotvbrasileira


A franquia de sucesso de programa de calouros deu muito certo no modelo brasileiro. O programa já vai para a quarta edição e conta com jurados famosos num formato que agradou o público. A audiência do programa oscila, mas tem alcançados picos entre 24 e 30 pontos nas apresentações de eliminação e finais. Nas redes sociais, os resultados são muito comentados e se os jurados dizem alguma bobagem, os internautas caem em cima (a Cláudia Leitte que o diga!).

Pânico na Band (Rede Bandeirantes)

programsdesucessotvbrasileira


O programa de humor ganha a audiência do domingo para quem não gosta do Fantástico, e tem conseguido boas audiências desde 2012, quando lançou a sua primeira temporada na TV. O programa nasceu originalmente na rádio Jovem Pan, quando chamava-se somente “Pânico”. Depois, em 2012, passou a ser exibido no canal Rede TV! O sucesso chamou tanta atenção que a Rede Bandeirantes comprou o formato de desde 2013 o programa se chama “Pânico na Band”. A sua 4ª temporada estreou em 22 de fevereiro de 2015 e a média de audiência é entre 16 e 20 pontos, nada mal para um programa humorístico que briga com a gigante Rede Globo.

Masterchef Brasil (Bandeirantes)

programsdesucessotvbrasileira


A competição culinária mais famosa do mundo também teve boa audiência e muita repercussão na TV brasileira. A segunda edição do Masterchef Brasil, apresentado pela Rede Bandeirantes, teve melhor repercussão do que a primeira, com maiores índices de audiência em todos os episódios e maior envolvimento do público nas redes sociais. A final da 2ª temporada alcançou o recorde de audiência do programa: 10 pontos de média e picos 13 pontos. O desempenho do programa só não foi melhor porque a Rede Globo, propositadamente exibiu o último episódio da série "Tapas e Beijos" e um capítulo eletrizante de "Verdades Secretas" que foi esticada a até 1h e meia de duração, bem mais do que a média.

Em queda de audiência

programsdesucessotvbrasileira


Alguns programas clássicos da Rede Globo como o “Mais Você” e “Bem Estar” andam patinando nas audiências e tem perdido espaço para outros programas da manhã das concorrentes. Enquanto o “Bom Dia Brasil” tem boa audiência, de média 10 pontos, quando entra o programa “Mais Você” e “Bem Estar” a média cai para entre 5,5 e 6.5. A audiência está tão fraca que já existem rumores de que o “Bem Estar” vai virar um quadro do programa “Encontro” com Fátima Bernardes. Apesar do programa da Fátima não ser unânime, ele se mantem com média entre 7 e 10 pontos, e alcança picos de audiência esporádicos. Outro programa da Rede Globo que não anda muito bem é o seriado “Malhação”, a nova temporada temporada estreou com 16.3 pontos, tem caído em audiência e registrado média de 14.7 nos últimos meses. Não anda muito bem para os padrões Globo, é claro.

Depois do imenso sucesso de “Os Dez Mandamentos”, o mar fechou para a Record e a nova “Rei Davi” vai de mal a pior.  A novela até começou bem, com a audiência impulsionada pela sua antecessora, mas com o passar dos capítulos foi caindo e atingiu recorde negativo com penas 12.5 pontos.

O programa “Xuxa Meneghel” também anda fraco na preferência do público. Cortes na equipe já foram feitos e há rumores que o programa não deve ser renovado para 2016. Ele tem tido audiência inferior a “Programa do Ratinho” e o “Máquina da Fama”, no SBT, e a mesma audiência de “Maria do Bairro”, novela já reprisada por 6 vezes pela emissora.

Aprimore o seu inglês e assista seus filmes favoritos sem legenda. Faça um teste online.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar