Conheça os diversos tipos de programas de intercâmbio

Do Ensino Médio à Terceira Idade, conheça as possibilidades para quem deseja estudar, trabalhar ou apenas se divertir através de programas de intercâmbio.

Conheça os diversos tipos de programas de intercâmbio
Para todos os bolsos, idades e finalidades

Comumente equivocado, o assunto intercâmbio geralmente está associado a uma oportunidade exclusivamente voltada ao perfil jovem, onde altos custos estão envolvidos para a concretização da viagem dos sonhos. Entretanto, muitas são as possibilidades oferecidas em programas de intercâmbio; seja ele voltado para os negócios, para trabalho, voluntariado, aprendizado de um novo idioma e até mesmo para terceira idade.

Programas de intercâmbio: os tipos de oportunidades no exterior

Geralmente procurados por jovens entre 16 e 35 anos, os programas de intercâmbio se otimizam e tornam cada vez mais possível concretizar essa experiência em diferentes idades, para diversos objetivos e até mesmo gratuitamente.

Casa de Família / HomeStay

Sem a necessidade de trabalhar ou estudar, esse programa consiste em um sistema onde o interessado na imersão cultural e de idioma paga uma mensalidade à família hospedeira, arcando também com todas as suas despesas relacionadas ao período no país.

Curso de Idiomas

Uma das modalidades mais procuradas pelos interessados em programas de intercâmbio, os cursos de idiomas oferecem um período mínimo de experiência compreendido em duas semanas podendo prolongá-lo ao período de 1 a 6 meses, dependendo da necessidade do aluno. Neste caso, não é necessário ter fluência no idioma pretendido e o estudante poderá passar o período do curso hospedado em alojamento da instituição – caso haja -, em casa de família ou alugar um imóvel ou quarto por conta.

Voluntário

Aos que desejam uma oportunidade de aperfeiçoar um idioma e ainda evoluir como ser humano diante de ações voluntárias pode se candidatar a tais programas de intercâmbio com esse intuito. Nos moldes do voluntariado são encontradas possibilidades como ações de proteção animal, meio ambiente, crianças ou auxílio à sem-teto. São mais aceitos nestes programas indivíduos que já possuem um estudo superior, mas este requisito não é de caráter eliminatório.

Work Exchange

Nestes moldes de voluntariado também estão inseridos os programas de intercâmbio que abrangem a troca de serviços. Reunindo mais requisitos que o comum – pelo simples fato de serem ofertados a números limitados de candidatos e com perfis específicos -, existem programas de intercâmbio no qual o interessado em imersão cultural, evolução pessoal e profissional pode oferecer seus serviços em troca de hospedagem, alimentação e demais recursos para se manter no país de destino.

Work and Study

Tratando-se de um visto diferenciado de permanência no país de destino, o sistema Work and Study permite ao intercambista exercer atividades remuneradas enquanto estuda. O programa consiste em período integral, sendo uma parte voltada aos estudos e outra, ao trabalho.

Ganhe um tablet para aprender inglês oferta limitada

Work and Travel

Voltado à universitários, o programa de Work and Travel permite ao estudante viajar ao exterior no período de férias de verão no país de destino com a finalidade de atuar em atividades remuneradas.

High School

Direcionado à adolescentes entre 15 e 18 anos, o programa de High School consiste em um período de 12 meses onde o jovem estuda determinado ano do Ensino Médio e vive na casa de uma família cadastrada no programa, a qual se responsabilizará pelos cuidados e bem estar do intercambista.

Bolsa de Estudos

Oferecidas através de programas governamentais nacionais como o Ciência sem Fronteiras; internacionais como a Internacional Scholarships; instituições bancárias como o Santander Universidades; e programas de ensino nacional e internacional, as bolsas de estudo acontecem com a finalidade de auxiliar o estudante custeando parcial ou integralmente o valor envolvido com o curso em questão. Em alguns casos, as bolsas custeiam ainda despesas com passagens aéreas, documentação, material, hospedagem e alimentação.

Internship

Consistindo em um estágio internacional, o internship é ideal à perfis que desejam aprimorar seu currículo ou alavancar uma carreira em curso. Neste caso, o intercambista atua em empresas estrangeiras, sendo remunerado por seus serviços; no programa, permite-se ao profissional a imersão cultural, aperfeiçoamento do idioma, bem como conhecimentos inerentes às suas competências de formação.

Trainee

Semelhante ao Internship, os programas de intercâmbio para Trainee consistem no direcionamento a recém-formados em busca de posicionamento em sua área de estudo. O sistema pode envolver remuneração e possibilitar até mesmo a efetivação na empresa.

Au Pair

Entre os programas de intercâmbio mais baratos, rentáveis e que proporcionam grande bagagem cultural, ingressar como Au Pair permite à mulheres em determinada faixa etária e experiência no cuidado de crianças trabalhar durante 12 meses em casas de família. O programa garante hospedagem, alimentação, salário semanal e em alguns casos a família pode ainda bonificar a babá com valores direcionados a bolsas de estudo.

Terceira Idade

Enquadrado em programas especiais de intercâmbio, é possível encontrar em muitas agências a modalidade direcionada à melhor idade. Neste caso, o intercambista com mais de 50 anos pode optar por cursos de idioma combinados com atividades culturais e excursões, por exemplo.

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar