6 programas da década de 80 e 90 que ensinavam crianças

Sem firulas e falando francamente, os programas educativos dos anos 80 e 90 inspiraram e formaram adultos conscientes e saudosos - relembre alguns deles.

6 programas da década de 80 e 90 que ensinavam crianças
Relembre alguns dos grandes marcos educativos da sua infância.

Com a proximidade do dia das crianças, adultos saudosos certamente relembram as manhãs e tardes que passaram em frente da TV esperando por seus programas favoritos. Para os filhos da TV Cultura e Rede Manchete, veja a seleção que não tem nada de Peppa Pig e realmente ensinava os pequenos em linguagem dinâmica e educativa.

Os programas educativos que marcaram os anos 80 e 90

Entre os anos 80 e 90, uma chuva de programas educativos fizeram parte da vida das crianças dessa época. E não estamos falando somente das experiências e brincadeiras comandadas pelas apresentadoras de cabelos loiros, mas de produções realmente empenhadas em ensinar os pequenos, cativá-los e inspirá-los para o futuro.

1. X-Tudo

Produzido pelo SESI e voltado para o público pré-adolescente dos anos 90, o X-Tudo estreou em 1992, entretendo e informando crianças e jovens de todas as idades. Com uma turma composta pelo boneco X (literalmente um X falante), o apresentador Gérson de Abreu e outros personagens e entrevistadores como Sherazade e Rafa abordavam conteúdos dinâmicos em assuntos como ciências, literatura e cotidiano.

 

Para as crianças entusiastas com as peripécias na cozinha, o X ainda palpitava na produção de receitas gostosas, saudáveis e rápidas para fazer em casa. O programa foi ao ar até o ano de 2002, e em sua segunda “temporada” passou a ser apresentado por Márcio Ribeiro e Norival Rizzo (a esfinge de Rá-Tim-Bum).

2. O Mundo de Beakman

Reverenciado até os dias atuais, o programa contava com o Professor Beakman, o rato Lester e assistentes de laboratório que mudavam conforme o passar das temporadas, como Josie, Lisa e Phoebe. Entre os quadros do programa haviam experiências científicas, curiosidades, leitura de perguntas dos espectadores e também o famoso Desafio do Beakman, onde Lester sempre levava a pior.

 

A programação era sempre interrompida por piadas e comentários mau humorados dos dois pinguins que assistiam ao show de Beakman em meio a neve.

3. Rá-Tim-Bum

“Senta, que lá vem a história” é um bordão que certamente te fará relembrar do saudoso Rá-Tim-Bum. Com personagens inesquecíveis como a cobra Silvia, o Professor Tibúrcio, a Esfinge e as paródias de filmes “noir” com o Detetive Máscara, o programa dirigido por Fernando Meirelles apostava no lúdico para apresentar histórias engraçadas, jogos e casos de mistérios para o espectador; sempre com uma lição para levar adiante.

 

O programa foi exibido de 90 a 94, e voltou a ser exibido diariamente em 2015. Atualmente não se encontra mais na programação da TV Cultura.

4. Castelo Rá-Tim-Bum

Em reprise até os dias de hoje, o Castelo Rá-Tim-Bum foi um verdadeiro fenômeno nos anos 90 onde, em 1994 o trio Pedro, Biba e Zequinha respondia diariamente ao desafio do Porteiro para entrar no Castelo, onde seu amigo Nino vivia na companhia de uma infinidade de criaturas mágicas.

 

Os cientistas Tíbio e Perônio; o Mau, andando pelos encanamentos do Castelo; a extrovertida cobra Celeste; a jornalista Penélope; Etevaldo, o ET; os tios Vitor e Morgana; e até mesmo a ousada Caipora marcavam presença para manter o Castelo longe das mãos do terrível Doutor Abobrinha.

Entre personagens, histórias, experiências e ensinamentos, este se tornou um dos programas mais icônicos e educativos da TV brasileira. Ainda é transmitido de segunda a sexta às 13h na TV Cultura, com reprise aos sábados 16h50.

5. Glub-Glub

Alternativo e um ícone da infância nos anos 90, o programa comemora em 2016 os 25 anos do casal de peixes chamados Glub. No total, foram 670 episódios filmados nos quais os peixes batiam papo entre os desenhos e documentários educativos que embalavam a programação em frente a uma TV ligada no fundo do mar.

 

O programa foi campeão de audiência enquanto esteve no ar, ganhando com o tempo uma nova companheira de cenário – a carangueja Carol.

6. Turma do Lambe-Lambe

Para quem foi criança nos anos 80, a Turma do Lambe Lambe foi uma proposta inovadora, onde não haviam desenhos animados nem apresentações musicais para prender a atenção da criançada. Apresentado por Daniel Azulay, o programa preocupava-se em transmitir questões ambientais, além de ensinar os pequenos a criar brinquedos com sucata o apresentador, também cartunista, fazia tutoriais de desenho em sua lousa.

 

Personagens como Ritinha, Damiana, a vaquinha Gilda, a galinha Xicória, entre outros, davam a descontração ao programa, vivendo situações engraçadas junto a Azulay. O programa foi ao ar de 1976 a 1986. Em 96, na Bandeirantes, o programa ganhou um novo formato, apresentando-se como a Oficina de Desenho Daniel Azulay e levando consigo todos os personagens.

Faça Pós-graduação em 6 meses e evolua sua carreira! Conheça Catho Pós

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar