Sites para fazer curso de programação para iniciantes

Quer entrar no mundo da programação mas ainda não conhece nada sobre o assunto? Veja sites que ofertam cursos gratuitos de programação para iniciantes.

Sites para fazer curso de programação para iniciantes
Veja opções de sites para fazer curso gratuito de programação para iniciantes

Já pensou em trabalhar como um programador? Confira sites que oferecem cursos de programação para iniciantes totalmente gratuitos.

Esse setor do mercado de trabalho está aquecido e a procura por profissionais é alta, no entanto ainda é difícil encontrar pessoal especializado. Muita gente acha que programação é algo muito complicado e logo se assusta com a linguagem utilizada nesse mundo, mas lembre-se: todo programador já foi um iniciante e teve que aprender o be-a-bá para começar a trabalhar.

Veja cursos de programação grátis para fazer online

Programação para iniciantes – onde fazer cursos gratuitos

Você gostaria de trabalhar no desenvolvimento de programas de computador, jogos, aplicativos e websites? Então você precisa aprender a programar. Existem diversas linguagens que envolvem o mundo da programação como como Java, linguagem C, PHP e muitas outras. Como começar? Confira sites com cursos de programação para iniciantes.

1. Cursou

A plataforma Cursou oferece cursos online nas mais diversas áreas,  dentro da programação possui 10 diferentes tipos cursos gratuitos para quem quer começar. É interessante pois o aluno pode escolher a linguagem e o tipo de curso específico que quer cursar e focar no que lhe interessa. Veja no site como participar.

2. DevMedia

O DevMedia é um dos sites com cursos de programação mais famosos entre os profissionais da área. É comum programadores terem assinatura nesse site pois as novidades do mundo da computação chegam rápido em cursos completos para quem é assinante. Mas também existem cursos gratuitos que quem é iniciante pode usufruir como os cursos de HTML Báscio, C#, Java e Android. Confira no site como se inscrever.

3. Dicas de Programação

Gustavo Furtado é um programador que, de tanto ajudar pessoas com um detalhe ou dar uma força na criação de um aplicativo para um amigo, resolveu criar um blog com dicas de programação. O blog cresceu, virou um site e ele criou um mini-curso de programação para iniciantes que hoje ajuda milhares de pessoas a começar a programar. Além de ter muito conhecimento na área – ele é mestre em computação aplicada no Institudo Nacional de Pesquisas Espaciais, Engenheiro da Computação pela ETEP Faculdades e Técnico em Informática pela Escola Técnica Pandiá Calógeras – como técnico sabe quais são as principais dificildades de quem está aprendendo a programar, por isso seu mini-curso é tão elogiado. Para participar, basta cadastrar seu email no site.

20 cursos grátis para fazer hoje na internet

4. Code Academy

Ideal para quem está começando, o Code Academy ensina, em português e passo a passo, o início da programação. Como as informações iniciais são muito importantes e precisam ficar claras na cabeça de quem quer entrar no mundo da programação, a base passada pelo Code Academy é muito interessante. Para participar dos cursos de programação para iniciantes no site, é preciso cadastro, confira aqui.

5. Code School

Esta plataforma é famosa no mundo inteiro por possuir cursos diversos na área da programação. São instruções simples em tutoriais curtos que ajudam muito quem está iniciando e também que já tem conhecimento na área e deseja aperfeiçoar e conhecer novidades. Oferece cursos com as mais diversas linguagens da programação. Como é um site internacional, os cursos são em inglês. Confira aqui.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

6. Cursos Grátis

Para quem gosta de vídeo-aulas, as lições do Cursos Grátis são ideais. Gratuito, simples de inscrever e sem complicação, é uma mão na roda de quem está iniciando.  Possui aulas focadas nas linguagens como VB e Java,  além de clássicos como lógica de programação, programação orientada a objetos, UML e engenharia de requisitos. Saiba mais.

Qual a melhor linguagem de programação para iniciantes?

Essa é uma pergunta que não existe um concenso. A maioria dos programadores concorda que a linguagem que deve ser aprendida primeiro é aquela que vai suprir a necessidade ou vontade que você tem de trabalhar com uma determinada área da programação. Por exemplo: se você quiser criar um aplicativo para iPhone e iPad, sua melhor aposta seria usar Objective-C. Para smartphones Android e tablets, na maioria dos casos, você precisará aprender tecnologias do lado cliente, como HTML, CSS e JavaScript. Já se o seu desejo trabalhar no servidor do seu aplicativo web, você provavelmente precisará aprender linguagens como PHP, Ruby, ou Python. Mas se você quer saber quais linguagens da programação são essenciais que você saiba para iniciar no mercado de trabalho, fica aqui a nossa sugestão:

1. Programação Drag and Drop – “Arrastar e soltar” é uma forma lúdica de entender inicialmente a base da linguagem de programação. Se os códigos parecem muito complicados, drag and drop pode ser interessante para começar.

2. Phyton – É uma das linguagens mais fáceis para iniciantes e pode ser um bom caminho para não enxergar os códigos como algo muito complicado.

3. Java Script – É um passo mais largo, mas muito útil. Saber Java é imprescindível para programar, além de ser extremamente versátil e funcionar em diversas plataformas.

4. Ruby e Ruby on Rails Ruby on Rails é uma das grandes ferramentas que pode ajudá-lo na hora de desenvolver o backend de sua programação. Embora Ruby e Ruby on Rails tenham nomes parecidos, eles são bem diferentes.  Ruby é uma linguagem de script enquanto o  Ruby on Rails é um framework de aplicativo Web construído em Ruby. Resumindo, Ruby é a linguagem, enquanto Ruby on Rails é uma ferramenta que te ajuda a usar Ruby no desenvolvimento. Já aprendeu o Java? Parta para experiências maiores com o Ruby e o Ruby on Rails.

5. HTML – Já sabe tudo de Java, Ruby e Ruby on Rails? É hora de aprender HTLM para construir um site, área imprescindível para quem quer programar.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar