Entenda como funciona o programa Jovem Aprendiz e como se candidatar

O Programa Jovem Aprendiz possibilita que jovens estudantes tenham a primeira experiência profissional remunerada: 

Entenda como funciona o programa Jovem Aprendiz e como se candidatar
O Jovem Aprendiz recebe formação técnica, além de remuneração mensal

O Programa Jovem Aprendiz é um programa do Governo destinado à jovens que nunca tiveram experiência profissional. O objetivo é que o jovem possa adquirir experiência teórica e prática em atividades diversas.

Inúmeras empresas no Brasil contratam jovens entre os 14 e 21 anos, sob o regime do Programa Jovem aprendiz. Além de pagarem um salário, também oferecem um curso profissionalizante aos jovens, capacitando-os para o início de uma carreira.

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz 

O programa funciona como um contrato entre empresas privadas e públicas e jovens que estão no início da carreira profissional. Além de oferecer trabalho, as empresas que participam do programa se comprometem a oferecer capacitação técnica aos aprendizes.

O Programa Jovem Aprendiz tem duração máxima de dois anos, e durante esse tempo o jovem recebe o salário proporcional às horas trabalhadas. Além disso, a experiência no programa fica registrada na CTPS (Carteria de Trabalho e Previdência Social) e são feitas as contribuições para a Previdência Social. 

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Quem participa no programa tem que comprovar que está matriculado na escola, bem como a frequência nas aulas. Essa exigência serve para garantir que o trabalho do Jovem Aprendiz não está prejudicando o seu desenvolvimento escolar. Para isso, também é necessário que as empresas participantes ofereçam horários compatíveis com as atividades estudantis dos jovens.

O jovem que deseja participar do programa precisa se cadastrar em uma das empresas que oferecem vagas e passar pelo processo seletivo, ou nas entidades que realizam o processo para várias empresas diferentes. O cadastro pode ser feito em qualquer época do ano, já que não há período determinado para as contratações. 

Depois de passar pelo processo seletivo e ser escolhido, o candidato passa a ter um contrato de trabalho com prazo pré-determinado com a empresa e começa a fase de treinamento para aprender as suas funções no trabalho. Essas são as vantagens para os jovens que participam do programa:

  • Carga horária de trabalho de apenas 6 horas, não podendo ultrapassar essa quantidade;
  • Auxílio para refeição e transporte;
  • Seguro de vida;
  • Férias remuneradas;
  • Assinatura na carteira de trabalho;
  • Possibilidade de efetivação pela empresa.  

5 ideias para trabalhar por conta própria e ganhar dinheiro

Como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz

Antes de mais, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos exigidos pelo programa. Isso pode variar de acordo com a empresa para a qual o jovem se candidata. Veja o que normalmente é exigido: 

  • A idade dos candidatos pode variar, geralmente vai de 14 até 21 anos;
  • Os candidatos devem estar matriculados no Ensino Fundamental ou Médio;
  • Uma regra para se tornar Jovem Aprendiz é estar estudando e com uma frequência alta nas aulas;
  • Disponibilidade para cumprir integralmente a jornada de trabalho de 6 horas.  

Além de procurar vagas abertas diretamente no site do Programa Jovem Aprendiz, que avisa quando cada empresa está contratando, o interessado também pode se cadastrar em entidades que realizam o processo seletivo para diversas empresas. O CIEE - Centro de Integração Empresa Escola - por exemplo, é uma entidade que oferece vagas para todo o Brasil.

O processo de inscrição é simples e pode ser feito pela internet. Para isso o candidato tem que acessar o site da empresa na qual tem interesse em concorrer à vaga e cadastrar o currículo. No site do Programa Jovem Aprendiz é possível saber quais são as empresas que estão com vagas abertas e fazer a inscrição naquela que desejar.  

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar