Os principais erros que te impedem de ser promovido

Veja 6 dicas para estar atento a forma de agir no ambiente de trabalho, melhorar o desempenho e aumentar as possibilidades de ser promovido no trabalho.

Os principais erros que te impedem de ser promovido
Dicas para melhorar o desempenho no emprego

Ainda que se esforce, realize de forma satisfatória suas tarefas e possua um bom relacionamento com toda equipe, é possível que a tão desejada promoção não chegue. Isso não tem necessariamente a ver com a competência do profissional - embora, claro, esse deva ser o fator de escolha principal - mas com comportamentos ou pequenos detalhes que prejudicam tanto o desenvolvimento do profissional na empresa como sua imagem perante os chefes.

6 atitudes que dificultam ser promovido no trabalho

Ainda que tudo pareça correr bem é preciso estar sempre atento ao comportamento no ambiente de trabalho a fim de melhorar seu desempenho e facilitar as possibilidades de uma promoção.

Mau humor/reclamação

Reclamar de forma construtiva para algum superior na empresa pode ser uma ação positiva se souber deixar claro o intuito da opinião, porém esta deve vir sempre acompanhada de uma possível solução a fim de que não pareça uma simples crítica (ou pessimismo, mau humor).

O mau humor constante ou mesmo uma postura pessimista e agressiva prejudicam o desenvolvimento do trabalho seu e de toda equipe, além de criar um clima de mau estar coletivo. O ideal é buscar solucionar por conta própria as dificuldades para depois buscar ajuda e, ainda assim, com possíveis soluções.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Foco/concentração

Um profissional que se distrai com facilidade pode não colaborar completamente com a empresa ainda que cumpra com suas tarefas. Estar num ambiente, realizando uma tarefa e alterná-la com assuntos pessoais em geral via web ou celular desconcentram da ação que esta sendo desenvolvida e prejudica o bom resultado do trabalho. Evite ao máximo telefonemas e acesso a redes sociais ou quaisquer meios de acesso não direcionados a assuntos do trabalho.

Pontualidade (horários e prazos)

Chegar ao trabalho no horário é sinal de comprometimento com o que foi estabelecido, sair no horário também - ainda que seja de muito bom tom ficar minutos ou horas a mais em dias que o fluxo de serviço for maior ou não der tempo de concluir as atividades do dia.

Outra pontualidade muito importante a seguir é a de prazos de entrega. Seja qual for a atividade muito provavelmente ela envolve um prazo de entrega que foi previamente acordado entre empresa e cliente. Quando um funcionário atrasa sua tarefa, seja qual for o motivo, isso precisa ser antevisto e avisado também com antecedência - e evitado ao máximo.

Organização

Seja com objetos, na própria mesa ou com prazos de tarefas, organização é indispensável. Um profissional desorganizado é também desatento e, consequentemente, inapto a ocupar cargos de grande responsabilidade e chefia. Portanto, se a meta é evoluir no ambiente de trabalho comece planejando seu dia a dia e tarefas, seus objetos de trabalho ou mesmo a área de trabalho do seu computador a fim de que tudo flua melhor.

5 hábitos para aumentar sua motivação no ambiente de trabalho

Insegurança/Passividade

Insegurança na hora de realizar qualquer atividade tanto é prejudicial para o próprio andamento do projeto como é facilmente perceptível pelos outros profissionais, que acabam por se sentir também inseguros com o trabalho e realizar tarefas que não lhe dizem respeito, alimentando ainda mais esse ciclo.

Somado a isso, a atitude passiva do profissional que apenas realiza o que lhe é determinado e não pergunta, busca ou inova na forma de agir acaba por prejudicar sua evolução dentro da empresa, alimentam a insegurança em realizar mais e ser melhor e, claro, reduzem a possibilidade de uma promoção no emprego.

Objetivo/Aprendizado

Preguiça é antônimo de trabalho e por isso ficar parado esperando que as coisas fluam por conta própria sem que se busque novas formas de conhecer mais sobre a área em que atua é ficar estagnado e se perder no tempo.

É importante sempre ter objetivos dentro da empresa onde trabalha e agir diariamente de acordo com o objetivo traçado, ainda que em fases mais difíceis. Ao mesmo tempo é importante estar sempre atualizado sobre sua função (através de leituras de jornais ou revistas, cursos extras de formação ou mesmo num bate papo com colegas do setor) a fim de que quando surgir novas oportunidades se esteja preparado e seguro para realizar e ser bem sucedido.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar