10 dicas para arrasar no primeiro emprego

Depois de superar os outros candidatos na entrevista e conquistar primeiro emprego, confira estas dicas para otimizar ao máximo esta oportunidade

10 dicas para arrasar no primeiro emprego
Dicas sobre primeiro emprego podem ser fundamentais para um começo profissional

Conquistar o primeiro emprego é motivo de orgulho para qualquer jovem. E não é para menos. O número de vagas aumenta a cada ano. Entretanto, fixar um lugar ao sol no mercado de trabalho exige dedicação, disciplina e disponibilidade.

Sair do ensino técnico ou da universidade pode deixar muita gente insegura. Afinal, o que há lá fora? Como lidar com as pressões? Estarei realmente preparado para responder às demandas do primeiro emprego?

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

O primeiro passo é manter-se calmo e confiante. Ultrapassar com êxito a entrevista, mesmo sem experiência profissional, é o primeiro sinal de que há quem acredite no seu potencial. Agora, é a hora de investir nessa oportunidade. Confira abaixo como.

10 dicas para arrasar no primeiro emprego

1. Pontualidade sempre!

Esqueça os atrasos. Programe-se para chegar sempre na hora ou até mesmo antes. O chefe repara e muito no seu senso de responsabilidade.


2. A socialização é muito importante

Cumprimente os seus colegas de trabalho, converse nos momentos que forem adequados. Não precisa fazer piadinhas e forçar intimidade, mas seja cordial. Conta pontos.

3. Mostre-se disponível para aprender

O primeiro emprego não é mais um estágio, isso é verdade, mas aprender faz parte do processo. Esteja atento, ouça, dedique-se.

4. Se tiver dúvida, pergunte

Ninguém nasce sabendo de tudo e o Google também não tem todas as respostas (Acredite!). Perguntar demonstra a sua disponibilidade.


5. Vista-se de acordo

Cada local de trabalho tem a sua própria etiqueta. Você, como bom “forasteiro” deve tentar encaixar-se. E isso não quer dizer usar só blazer ou terno e gravata bem alinhados. Preste atenção e “sinta o clima” do local.

6. Faça contatos

Você estará conhecendo pessoas novas. Algumas delas, você dificilmente encontraria fora do ambiente profissional. Aumente e potencialize a sua rede. Networking é a palavra de ordem desta geração em todas as profissões.

7. Seja proativo

Não espere sentado que alguém venha sempre dizer quais as suas funções daquele dia. Lembre-se que o seu primeiro emprego não é mais a universidade. Pergunte o que há para fazer, qual o próximo passo, como pode ajudar.


8. Aprimore o seu comportamento profissional

O seu primeiro emprego é a estreia no mercado de trabalho. Como tal, apesar dos percalços, espera-se que ela corra da melhor maneira possível. A sua postura é fundamental para isso. Você pode estar começando agora, mas mostre que á capaz de encarar a carreira com maturidade e o profissionalismo que ela precisa.

9. Cuidado com as redes sociais

Não espere que em pleno 2015 o seu chefe viva em um mundo à parte e desconheça a sua existência online. Pode não tê-lo adicionado no seu perfil do Facebook, mas saiba que não é impossível ele descobrir que você andou postando impropérios sobre o trabalho ou divulgando detalhes privados da empresa.


10. Pense no futuro

O primeiro emprego não será o único nem o último, pense assim. As suas ações têm reflexos, geram reações. O seu empenho é valorizado e tudo o que você pode aprender com a oportunidade não será em vão, acredite. Tenha em mente que amanhã o chefe por ser você.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar