O primeiro emprego dos candidatos às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro

Office boy, estudante, professor. Os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro e São Paulo também tiveram seus primeiros empregos antes de entrar na vida política. Saiba quais foram as funções.

O primeiro emprego dos candidatos às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro
Antes de entrar na política, eles tiveram uma ocupação profissional

Muitos dos candidatos à prefeitura de São Paulo e Rio de Janeiro já estão na vida política há anos e consideram esse seu principal emprego. Alguns nem chegaram a ser vereadores e dão seus primeiros passos na carreira política. Antes de começar na política, porém, eles tiveram um emprego.

Confira agora quais foram as primeiras ocupações profissionais dos candidatos a prefeito, segundo informações divulgadas pelos seus sites oficiais.

Candidatos no Rio de Janeiro

Marcelo Freixo

Marcelo Freixo é graduado em História pela Universidade Federal Fluminense e ativista dos Direitos Humanos. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, reeleito em 2010 e o mais votado do Brasil em 2014.

Natural de Niterói (RJ), seu primeiro emprego foi aos 15 anos distribuindo panfletos publicitários para ajudar nas despesas da casa. Mais tarde, aos 21 anos, começou a dar aulas voluntariamente no Sistema Penitenciário.

Carmen Migueles

Nascida em Petrópolis (RJ), Carmen Migueles foi Secretária de Cultura de Duque de Caxias entre 2004 e 2007, é doutora em Sociologia das Organizações, mestre em Antropologia do Consumo e graduada em História. Trabalha como professora na Fundação Getúlio Vargas e diretora da empresa de consultoria Symbállein Consulting Company.

Não há registro do primeiro emprego de Carmen, apenas que ela é autora de diversos livros, como Antropologia do Consumo: Casos Brasileiros e Liderança Baseada em Valores, e trabalhou como assessora para assuntos de ciência e tecnologia da Embaixada do Brasil em Tóquio.

Jandira Feghali

Deputada estadual entre 1987 e 1990 e deputada federal desde 1991, Jandira Feghali foi nomeada secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Niterói em 2007 e esteve à frente da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2009 e 2010, sendo a primeira presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Médica com especialização em Cardiopediatria, não consta em seu site informação sobre o primeiro emprego. Ela foi eleita deputada estadual com 29 anos, em 1986.

Pedro Paulo

Economista, nascido na capital fluminense, Pedro Paulo foi deputado estadual de 2006 a 2011 e é deputado federal desde 2012. Entrou na política em 1995, quando foi nomeado administrador do Autódromo de Jacarepaguá. Em 2011 foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil do Rio de Janeiro.

Pós-graduado em Análise de Conjuntura Econômica e mestre em Política Aplicada, começou aos 14 anos como office boy do Banco do Brasil. Aos 22 anos foi contratado pelo mercado financeiro.

Flávio Bolsonaro

Deputado estadual eleito em 2002, reeleito em 2004 e exercendo seu terceiro mandato, é bacharel em Direito e pós-graduado em Ciências Políticas. 

Foi o deputado estadual mais jovem da legislatura 2003/2007. Não constam registros sobre seu primeiro emprego em seu site oficial.

Osorio

Carlos Osorio é deputado estadual e candidato pelo PSDB com a vice Aspásia. Ex-secretário estadual de Transporte, foi secretário-geral para o Comitê Olímpico Brasileiro, que organizou os Jogos Pan-americanos de 2007,

De acordo com texto publicado na Veja, seu currículo profissional inclui passagens pelo canal de notícias CNN e pela cervejaria Brahma, sem, contudo, mencionar seu primeiro emprego.

Crivela

Marcelo Crivela, natural do Rio de Janeiro, é graduado em Engenharia Civil e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. É senador desde 2002 e foi nomeado Ministro da Pesca e Aquicultura em 2014. 

Antes de entrar para a política foi missionário na África por quase dez anos. Começou a trabalhar aos 14 anos como auxiliar de escritório e durante a faculdade trabalhou como taxista para bancar os estudos.

Alessandro Molon

Deputado estadual entre 2003 e 2010 e deputado federal desde 2011, Alessandro Molon é bacharel e licenciado em História, formado em Direito e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense.

Começou sua carreira profissional como professor de História da rede pública do Rio de Janeiro. Atualmente também é professor de Processo Legislativo da PUC-Rio.

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

Cyro Garcia

É bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e mestre e doutor em História pela UFF. Já se candidatou para deputado federal e governador, mas não conseguiu ser eleito. É suplente na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Nas informações profissionais sobre o candidato consta apenas que ele é bancário aposentado.

Indio da Costa

Vereador entre 1997 e 2004 e deputado federal entre 2007 e 2011 e 2015 até os dias atuais, Indio da Costa – cujo nome é Antônio Pedro de Siqueira Indio da Costa -, é bacharel em Direito e pós-graduado em Políticas Públicas. 

Atuou como assessor de gabinete na prefeitura, administrador regional do Parque do Flamengo na prefeitura, assistente I da Coordenadoria de Publicidade e Propaganda do gabinete do prefeito e administrador da 5ª Região Administrativa da prefeitura. Não há informações sobre outros empregos.

São Paulo

João Doria

João Doria atuou como secretário de Turismo entre 1983 e 1984 e presidente da Embratur e do Conselho Nacional de Turismo entre 1986 e 1988. É empresário, jornalista, publicitário e apresentador de TV, presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, e do Grupo Doria.

Aos 13 anos começou a trabalhar como estagiário de Rádio e TV em uma empresa de publicidade para ajudar nas despesas da casa. Depois de se formar em Publicidade e Propaganda foi convidado para dar aulas.

Fernando Haddad

Fernando Haddad é atual prefeito de São Paulo e graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, Universidade na qual também fez mestrado em Economia, doutorado em Filosofia e leciona Ciências Políticas. Foi Ministro da Educação entre 2005 e 2012.

Seu primeiro emprego foi ao lado do pai, durante a graduação, com quem trabalhava no comércio atacadista de tecidos. Ele também trabalhou como analista de investimento no Unibanco.

Marta Suplicy

Senadora desde 2011 e ex-prefeita de São Paulo (2001-2004), Marta Suplicy já foi deputada federal entre 1995 e 1999, ministra do Turismo entre 2007 e 2008 e ministra da Cultura entre 2012 e 2014. É psicóloga e mestre em psicologia clínica pela Michigan State University. 

Nascida em São Paulo, um de seus trabalhos foi no extinto quadro sobre comportamento sexual no programa TV Mulher, primeiro na TV Globo e depois na TV Manchete.

Ricardo Young

Ricardo Young é vereador, empresário, empreendedor e ex-presidente do Instituto Ethos e da Associação Brasileira de Franchising. 

Sua família é dona da Escola de Idiomas Yázigi Internexus e foi responsável por transformar a empresa numa das maiores franquias em idiomas. Além dessa informação, não há dados sobre outros empregos.

Celso Russomano

Bacharel em Direito, especialista em Defesa do Consumidor e jornalista, Celso Russomano é deputado federal desde 1995 e foi presidente da Frente Parlamentar da Polícia Federal por quatorze anos.

Não há informações sobre seu primeiro emprego. Em seu site, consta que trabalhou no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foi comissário de menores e chefe do Plantão Central do Juizado de Menores de São Paulo e assistente da Divisão de Transportes do Palácio do Governo, dentre outros trabalhos.

Luiza Erundina

Primeira prefeita do estado de São Paulo, Luiza Erundina é de Uiraúna (PB) e já atuou como vereadora entre 1983 e 1986, deputada estadual entre 1987 e 1988 e desde 1999 é deputada federal.

Formada em Serviço Social, é mestre em Ciências Sociais. Começou a trabalhar ainda criança, vendendo bolos feitos pela mãe, e aos 24 anos assumiu seu primeiro cargo público como diretora de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

João Bico

João Bico de Souza é empresário, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. 

Começou aos 13 anos como office boy numa loja de lâmpadas da Rua Ifigênia e em nove anos se tornou sócio da empresa. Fundou em 1994 a Tecnolamp do Brasil – Lâmpadas e Acessórios.

Levy Fidelix

Levy Fidelix da Cruz é formado em Comunicação Social, é jornalista e publicitário. Disputou cargos de prefeito, governador e presidente, mas não foi eleito nenhuma vez.

No site oficial do candidato consta que ele fundou aos 24 anos a Staff Publicidade e também trabalhou como diretor de criação em agências e redator e revisor em jornais.

Major Olimpio

Sergio Olimpio Gomes é deputado federal desde 2015 e foi deputado estadual entre 2007 e 2014. Concorre à prefeitura pelo Solidariedade e tem como vice David Martins.

Em seu site consta que ele é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, jornalista, professor de educação física, técnico em defesa pessoal, instrutor de tiro e autor de livros sobre segurança. Foi oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo por 29 anos.

Altino de Melo Prazeres

Presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres Júnior é metroviário e já trabalhou como operador químico. Atua há mais de vinte anos na linha 1-Azul do metrô, segundo a revista Veja.

Henrique Áreas de Araújo

Não há muitas informações sobre o candidato Henrique Áreas de Araújo. No site do Tribunal Superior Eleitoral consta apenas que ele é agente postal.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Clara Grizotto Clara Grizotto

Jornalista faz-tudo: social media, assessoria, redação e publicidade. Queria mudar o mundo, mas descobriu que tem muito chão para percorrer antes.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar