5 dicas para não cometer erros na sua primeira viagem internacional

Conheça algumas dicas para um embarque e desembarque tranquilos e como funciona todo o processo para realizar a sua primeira viagem internacional.

5 dicas para não cometer erros na sua primeira viagem internacional
Alguns cuidados são necessários para sua primeira viagem internacional

COLOQUE O SEU INGLÊS À PROVAfaça um teste online







Se preparar para uma viagem até a praia já e uma tarefa complicada, imagine então uma primeira viagem internacional? Dobram as malas, as preocupações com documentos, horários, gastos e precauções. Porém, pensar em tudo com antecedência pode evitar muitos imprevistos. Perder o medo de perguntar algumas coisas, mesmo que pareçam bobas, também pode evitar dores de cabeça ou maiores ações desnecessárias. Veja a seguir algumas dicas para um embarque e desembarque tranquilos e como funciona o processo todo para sua primeira viagem internacional. 


ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.
 

A primeira viagem internacional a gente nunca esquece

Passar alguns apertos ou se desesperar por antecipação são coisas completamente normais em uma primeira viagem internacional. Porém, com calma, informação e planejamento, essa será uma viagem inesquecível e, com certeza, a primeira de muitas.

1. Dicas de Saúde

Diante de uma viagem internacional, diversas medidas têm de ser tomadas com antecedência. Uma delas é certificar-se que o país de destino não possui nenhuma epidemia ou requisição que estrangeiros vindos de países com alguma restrição tomem devidas providências. Portanto, mantenha sua carteira de vacinação em dia e, no caso da Febre Amarela, onde o Brasil se encontra em muitas listas de alerta, um certificado internacional de que você está vacinado deverá ser emitido antes da viagem. Providenciar um seguro de saúde internacional também é algo importante a se fazer. Se você toma algum medicamento regular, tenha-os em mãos e com suas devidas receitas. Não se esqueça de manter por perto também medicamentos emergenciais, como os para dores de cabeça ou cólicas.

Outra observação muito importante é não alterar sua alimentação antes da viagem. Beba muita água e ingira alimentos leves. O nervosismo antes e após o embarque podem ser agravados diante uma má alimentação e a falta da ingestão de líquidos. O cuidado deve-se manter ao chegar em seu destino. Certifique-se sobre a comida e evite muitas novidades duvidosas para não estragar o passeio.

2. Fique atento aos documentos 

primeiraviageminternacional


Verifique os seus documentos, principalmente se o seu passaporte se encontra na validade. Alguns países da América do Sul, como a Argentina, Chile e Peru não solicitam passaporte para a entrada, portanto, esteja com sua identificação como RG, CPF ou CNH em mãos, e em dia. Certifique-se se o seu país de destino exige ou não visto para brasileiros e, em caso de conexões no seu voo, esteja atento se este país também não necessita de visto. Por questões de segurança e prevenção, tire cópias de todos os seus documentos e deixe-as com alguém de sua confiança no Brasil. Mante-los digitalizados em seu e-mail, por exemplo, também é aconselhável. Caso ocorra perda ou furto do seu passaporte, ter comprovantes da sua documentação podem agilizar o processo de recuperação.

3. Orientações de Embarque

A regra número um é nunca deixar o check-in para a última hora. Para voos internacionais, a recomendação é chegar ao menos 3 horas antes para efetua-lo. Além de agilizar na hora de reaver sua bagagem no desembarque, evita que, caso haja algum problema, você perca o voo por falta de tempo para resolve-lo.Antes de despachar sua bagagem, certifique-se que elas estão todas etiquetadas, fechadas e bem sinalizadas. No balcão de check-in, confira se elas estão corretamente identificadas com seu nome e o local de destino.

Quanto à bagagem de mão, confirme se seus documentos, dinheiro, cartões, eletrônicos, objetos de valor, troca de roupa de apenas líquidos de até 100ml estão nela. Qualquer item proibido de embarcar pela companhia aérea será jogado fora, portanto, fique atento. Se por acaso o seu destino final exigir uma conexão em outro país, além de confirmar se este país precisa de visto, pergunte ao comissário de bordo se será necessário passar pela imigração ou não. Outra questão que deverá ser abordada ainda no guichê de check-in do Brasil é se a sua mala deverá ser retirada na conexão e despachada novamente ou se irá até o destino final. Fique de olho nos horários e portões de embarque. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

4. Cuidados ao Desembarcar

primeiraviageminternacional


O desembarque é o momento de maior tensão numa viagem internacional. Encontrar suas malas, passar pela imigração e, se não tiver ninguém lá esperando por você, terá que encontrar o caminho até o hotel. Ao desembarcar, tenha em mãos seu passaporte, comprovativos de estadia como uma carta-convite, se estiver hospedado na casa de algum conhecido ou reserva de hotel, passagens de ida e volta e comprovativos de seus meios de sustento e lazer neste período em que estará no país (valores em espécie, comprovantes de cartões de viagem ou internacionais são válidos). Estes documentos e comprovativos podem ou não serem solicitados ao passar pela imigração. Algumas pessoas acabam sendo paradas e tendo que apresenta-los, enquanto outras passam apenas apresentando o passaporte. Infelizmente, é uma questão de sorte e do atendente ir ou não com a sua cara. Mas relaxe, se estiver tudo certo, não há com o quê se preocupar.

Passada a imigração, é hora de encontrar suas malas. Verifique na sua ficha de embarque (que lhe foi entregue no momento do ckeck-in) em qual esteira ela estrá. Encontrou? Está tudo certo? Então finalmente é hora de deixar o aeroporto e desfrutar sua primeira viagem internacional.

5. Cuidados durante sua estadia

Ao sair do Brasil em uma primeira viagem internacional, é muito comum achar tudo muito bonito e que os riscos que corremos em nosso país jamais aconteceriam em outro lugar. Descuidar da segurança é o primeiro erro. Evite andar com o passaporte, com dinheiro dando nas vistas ou ostentando eletrônicos em locais desertos. O aviso também vale para cuidados em transportes públicos. Outra dica para uma ótima primeira viagem internacional é se planejar quanto aos roteiros de viagem e gastos médios para cada dia de sua estadia. A chance de você acabar se enrolando com os lugares que gostaria de visitar ou gastando mais do que devia logo no primeiro dia são grandes se não houver um planejamento prévio.

Aprimore o inglês para as suas viagens. Faça um teste online.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar