Previdência Social: como consultar o benefício

Confira um passo a passo sobre como realizar a consulta de benefício no site da Previdência Social.

Previdência Social: como consultar o benefício
Entenda o passo a passo do processo de consulta do INSS

Todo trabalhador registrado ou mesmo contribuintes individuais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm direito à aposentadoria através da Previdência Social quando cumpridas as regras de aposentadoria estabelecidas pela lei, por tempo de serviços prestados ou por idade.

Diante das inúmeras dúvidas referente a solicitações e diversos aspectos que envolvem a aposentadoria e benefícios de apoio ao trabalhador, no site da Previdência Social - ou no sistema do DataPrev, responsável pela manutenção e divulgação de informações da previdência - é oferecido o serviço de consulta ao INSS que permite a beneficiários e contribuintes dareem início ou verificarem sua situação de aposentadoria, pensão ou tempo de serviço e ainda solicitar/consultar benefícios em geral, agendamento de perícia, extrato mensal, declaração de rendimentos para fins de declaração de imposto de renda, empréstimos ou endereço de postos de atendimento.

Profissionais registrados são descontados mensalmente pelo INSS e através também do extrato disponível nos sites é possível entender como funciona e como fazer a consulta online dos depósitos.

Como funciona a consulta da Previdência Social

Para realizar a consulta online de benefícios, tanto no site da Previdência Social como no DataPrev é preciso seguir alguns passos:

1. Documentação: Ter em mãos dados como nome, CPF, PIS/PASEP, número do benefício (fornecido no dia do atendimento no INSS) e data de nascimento;

2. Site: Acessar a Consulta de Situação do Benefício do INSS, no site da Previdência Social;

3. Dados: Preencher os dados solicitados bem como os espaços de verificação (códigos em um quadro);

4. Consulta: Surgirão dados referentes ao benefício que podem apresentar três diferentes situações: habilitado (quando os documentos foram entregues e estão sendo analisados), deferido (quando após análise seu pedido de benefício foi aceito) ou indeferido (quando após análise seu pedido de benefício não foi aceito).

Esta consulta é também possível de ser realizada pessoalmente em um dos postos de atendimento da Previdência Social (nas cidades onde existem postos de atendimento) ou ainda por telefone através do número 135 - este atendimento realiza consultas simples, mas possui limitações nas informações fornecidas. Em ambos os casos é preciso ter em mãos a mesma documentação solicitada na consulta online.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar