Qual é a pressão certa para calibrar pneus?

Entre as medidas de manutenção de rotina, a calibragem está entre as mais simples e constantes. E você, sabe a pressão certa para calibrar pneus?

Qual é a pressão certa para calibrar pneus?
Conheça a pressão certa para calibrar pneus de carros de passeio.

Saber a pressão certa para calibrar pneus faz parte do manual básico de todos os motoristas, tanto que é até tema de aulas nas autoescolas. Embora seja um cuidado básico na manutenção de um veículo, existem proprietários de automóveis que descuidam dessa parte, seja por relaxamento ou simplesmente por falta de informação.

E não se trata apenas de saber a pressão certa para calibrar pneus, mas conhecer a importância de tal procedimento como forma de reduzir os riscos de furos, aumentar a segurança e até diminuir o consumo de combustível do carro. Como se pode perceber, a calibragem dos pneus pode ser corriqueira, mas exerce papel fundamental no sentido de aumentar a vida útil de um veículo, ou abreviá-la, caso seja negligenciada.

O que você precisa saber além da pressão certa para calibrar pneus

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

Para evitar possíveis equívocos na hora da calibragem, convém saber os sistemas de medidas utilizados para aferir a pressão certa para calibrar pneus. Existem três padrões básicos, que são:

  • PSI – do inglês Pound Per Square Inch, ou Libra Força por Polegada
  • BAR – equivale a 14,5038 PSI
  • kPa – unidade Pascal do padrão SI – Sistema Internacional de Unidades

Na maioria dos manuais e postos de combustíveis brasileiros com calibrador, a medida adotada é o PSI. Para saber qual a pressão certa para calibrar pneus dianteiros e traseiros, o motorista deve, antes de mais nada, consultar o manual do proprietário. No entanto, a absoluta maioria dos carros de passeio vem com as informações sobre calibragem fixadas na área onde a porta se encaixa no veículo.

Qual o melhor carro popular de 2016?

Em alguns modelos, essas informações podem estar impressas na tampa do tanque de combustível, embora seja menos comum. Não importa se o pneu é novo ou usado, a pressão será sempre a mesma, desde que as medidas dos pneus também sejam.

Período ideal e onde calibrar

Por padrão, é recomendável fazer a calibragem dos pneus a cada 2 semanas (ou quinze dias), sempre com os pneus frios, ou seja, rodados por no máximo dois ou três quilômetros, ou com o veículo parado há pelo menos uma hora. Isso porque, com a temperatura mais alta, a pressão interna nos pneus aumenta, portanto, a pressão recomendada pelo fabricante já visa compensar esse aumento decorrente da elevação da temperatura do ar dentro dos pneus.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar