Pré-natal: lista completa dos exames e quando fazer

Durante a gravidez é fundamental realizar vários exames para saber sobre a saúde da gestante e do feto. Conheça os exames fundamentais durante o pré-natal.

Pré-natal: lista completa dos exames e quando fazer
Saiba quais são os exames necessários para a gestante durante o pré-natal

Para acompanhar a saúde do bebê e da mamãe, o pré-natal é um procedimento fundamental para garantir que tudo ocorra bem durante os meses de gestação. Esses cuidados requerem a realização de vários exames a fim de que não haja complicações, possíveis doenças, partos prematuros e até um aborto. Conheça os exames necessários durante o pré-natal.

Exames do pré-natal

O pré-natal é iniciado com o exame de sangue, que irá determinar o tipo sanguíneo da gestante, saber as taxas hormônios e anticorpos da tireoide e detectar possíveis doenças, como: HIV, sífilis e hepatites A, B e C. Também verificará se a gestante tem anemia, os níveis de açúcar no sangue e os riscos da paciente obter doenças como a rubéola e a pré-eclâmpsia. Esse exame pode ser repetido ao longo da gravidez, caso o médico solicite.

Outros exames fundamentais no início da gravidez são o de urina e de fezes. Eles irão detectar possíveis infecções, diabetes e proteínas que podem desenvolver a pré-eclâmpsia, allém de presença de parasitas no intestino que podem desencadear anemia, entre outros problemas.

Entre 5ª e a 8ª semana de gestação o exame que necessita ser realizado será o Ultrassonografia Intravaginal, a fim de calcular o tempo de gravidez e verificar se o embrião está com os batimentos cardíacos corretos. O teste de Ultrassonografia da Transluscência Nucal é feito da 11ª até 14ª semana de gestação para detectar possíveis anomalias, inclusive a Síndrome de Down.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

No período da 20ª e a 22ª semana de gravidez os médicos solicitam o exame de Ultrassonografia Morfológica, que analisa o peso e os órgãos do bebê e, muitas vezes, é nesse momento será possível visualizar o sexo do feto.

Entre a 24ª e a 28ª semana de gestação será realizado o exame de Triagem de Diabetes Gestacional, a fim de conferir se a mãe desenvolveu diabetes gestacional, caso positivo, a paciente terá que ficar em observação e em cuidados médicos e talvez tenha também que antecipar o parto.

Na reta final, entre a 34ª e a 37ª semana de gravidez, o teste solicitado será a Triagem de Estreptococo Beta-hemolítico, que analisa possíveis infecções bacterianas que podem ser transmitidas para o bebê na hora do parto. Caso dê positivo, a gestante terá que tomar antibióticos até o momento do parto.

A Ultrassonografia do Terceiro Trimestre serve para acompanhar o tamanho, a posição e o peso do feto, além de avaliar a placenta e o líquido amniótico. Esse exame depende da necessidade da paciente, por isso o médico poderá solicitar mais de uma vez.

Exames especiais do pré-natal

Caso a paciente precise de uma assistência maior, alguns exames poderão ser solicitados pelos médicos, mas eles não são comuns em todo pré-natal. Um deles é o Texte Coombs, que é feito caso o fator RH da mãe seja diferente do pai e revela se houve contato desse sangue com o do filho.

Plano de saúde para gestante: veja comparativo com os melhores

Outro exame é a Biópsia do Vilo Corial, solicitado entre 11ª a 14ª semana, caso haja suspeita de alteração no cromossomo do feto. Além do Amniocentese, pedido a partir da 13ª semana, que constata anomalias genéticas do bebê que podem causar inclusive o aborto.

A Ultrassonografia transvaginal é realizada a partir da 12ª semana, caso a gestante tenha algum risco de parto prematuro, se forem gêmeos ou se houver alguma possibilidade do colo do útero se romper. Entre a 18ª e a 24ª, o médico poderá pedir o exame de Fibronectina Fetal, também para possíveis partos prematuros para problemas de encurtamento do colo do útero.

Esses dois exames podem ser solicitados a partir da 28ª semana, o Ecocardiografia fetal e o Perfil Biofísico Fetal. O primeiro analisa como está funcionando o coração do bebê e o segundo avalia movimentos respiratórios, dos membros, tônus muscular, reatividade da frequência cardíaca e volume do líquido amniótico.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar