Power balance: veja como funciona e o preço

Lembra das pulseiras Power Balance, lançadas em 2007, e vendidas aos milhares no mundo inteiro. A promessa era trazer equilíbrio e disposição à quem a usasse. Hoje mostraremos a verdade sobre esse acessório quase mágico.

Power balance: veja como funciona e o preço
Power Balance, verdade ou mentira?

Talvez você de lembre das pulseiras Power Balance, lançadas em 2007, e vendidas aos milhares no mundo inteiro. A promessa era trazer equilíbrio e disposição à quem a usasse. Hoje mostraremos a verdade sobre esse acessório quase mágico. Supostamente projetada por um ex-engeheiro da NASA, a pulseira de plástico cirúrgico têm dois adesivos holográficos baseados em filosofias holísticas que interagem com o campo magnético do usuário, melhorando circulação, equilíbrio e disposição. Muitas celebridades do esporte, como Rubens Barrichello, Shaquile O'Neal e Cristiano Ronaldo usaram e fizeram propagandas que foram veiculadas até 2010. Entenda como funciona:

Quer comprar um smartwatch? Veja a média de preços do relógio

Como funciona a Power Balance

A Empresa afirmava que o holograma incrustado na pulseira era capaz de emitir e interagir com ondas eletromagnéticas geradas pelo corpo humano e planeta Terra, trazendo assim, benefícios como melhor equilíbrio, força, disposição, foco e até circulação. Os vendedores faziam testes com os compradores, onde ele empurrava o comprador, que geralmente perdia o equilibro ou dava um passo em alguma direção. Depois explicavam a ideia por trás do holograma e davam a pulseira ou colar Power Balance para a pessoa e empurravam novamente. No segundo empurrão, a maioria das pessoas não se movia, a “magica" do equilíbrio instantâneo foi o que fez o a pulseira ficasse tão famosa na década passada.

A verdade

Dezenas de cientistas, físicos, engenheiros e outros especialistas analisaram o Power Balance de todas as formas possíveis. O estudo mais famoso foi do médico e professor espanhol, Jesus Javier Rojo, ele fez um duplo teste cedo com mais de 70 voluntários por duas semanas. No teste, o voluntário recebia uma pulseira e não sabia se ela era a Power Balance ou não, assim como os especialistas que entregavam e analisavam os relatórios também não sabiam qual era a original e qual não era. Depois de analisar todos os dados, o Dr. Rojo chegou a conclusão que a pulseira não tem nenhum efeito físico no usuário, mas sim um efeito psicológico. Quando alguém usava a pulseira falsa, pensando estar usando a original, seu desempenho nos testes era melhor. Esse fenômeno é conhecido como Efeito Placebo, que nada mais é do que uma prédisposição do seu cérebro em aceitar alguma coisa que lhe é imposta como verdade.

Preço e onde comprar

Ainda é possível comprar as pulseiras e outros acessórios Power Balance em sites como o Mercado Livre, onde o preço vária de R$ 25 até R$ 150. Existe também o site Power Balance, que afirma ser revendedor oficial no Brasil, entramos em contato com a fabricante mas não obtivemos resposta sobre o site.

Algumas pessoas que compraram afirmam com plena certeza de que fez efeito e ajudou no equilíbrio além de trazer melhoras significativas em sua saúde. Mas nenhum estudo cientifico conseguiu constatar os benéficos e a própria fabricante assumiu que o Power Balance é uma simples pulseira de borracha, um acessório fashion para esportistas.

Veja também

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar