Vale a pena fazer pós-graduação a distância?

Como funciona uma pós-graduação a distância, as principais diferenças entre esse tipo de curso e o presencial e porque vale a pena investir.

Vale a pena fazer pós-graduação a distância?
Tudo o que você precisa saber para investir ou não nesse curso

Apesar das muitas vantagens descritas por todas as instituições que oferecem cursos de pós-graduação a distância, muita gente ainda fica na dúvida se é mesmo um bom negócio investir no ensino não presencial. O “pé atrás” fica justamente a respeito da qualidade dos cursos oferecidos: todos são bons? É a mesma coisa que os alunos aprendem em uma sala de aula?

Outro ponto discutido refere-se à aceitação dos cursos a distância no mercado de trabalho: as empresas diferenciam quem tem uma pós-graduação presencial de quem fez a distância? O peso é o mesmo no currículo?

Pensando em esclarecer essas e outras perguntas, o e-konomista separou as vantagens e desvantagens dos cursos de pós-graduação a distância. Coloque na balança e faça a sua escolha. Mas já adiantamos: não há com quem se preocupar.

Qual a qualidade de uma pós-graduação a distância?

Quem está em busca de uma especialização e pensa em escolher um curso de pós-graduação a distância acaba se preocupando com a possibilidade de a qualidade do curso não ser a mesma de um presencial, ou seja, de ser inferior ao que é ensinado em uma sala de aula.

A qualidade de uma pós a distância vai depender dos mesmos critérios analisados em um curso presencial, seja de graduação, especialização, pós, mestrado etc. O que importa é a grade curricular que forma os assuntos abordados durante o programa, o corpo docente, técnicas de avaliação do aluno, qualidade do suporte e estrutura oferecidos.

Pense em como você avaliaria um curso presencial e aplique os mesmos questionamentos aos EAD.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Porém, o principal é saber que o MEC, (Ministério da Educação) reconhece e autoriza os cursos de pós-graduação a distância. O diploma tem a mesma validade de qualquer outro curso presencial. Então, para conferir a qualidade de uma pós-graduação a distância é só conferir a avaliação do curso feita pelo MEC.

Se o curso não é reconhecido pelo MEC, dispense. Você não receberá um certificado válido e terá gastado dinheiro e tempo em vão.

Uma das regras impostas pelo Ministério da Educação, e que garantem a qualidade de uma pós a distância é a prova presencial. Outro ponto obrigatório é a monografia que deve ser entregue ao final do curso, como trabalho de conclusão exigido para se formar.

Vale ressaltar ainda, que qualquer categoria de ensino a distância depende da autodisciplina, afinal, não haverá um professor ou grupo de pessoas cobrando que você preste atenção nas lições. Além disso, foco e comprometimento do aluno são necessários, assim como todo curso presencial.

Há trabalhos e provas que avaliarão o conhecimento do estudante, além de um acompanhamento do desempenho do aluno e dos horários de acesso às aulas. Então, não dá pra levar com “jeitinho”, é preciso “estudar de verdade”.

Vantagens

Dá para listar várias das vantagens em optar por uma pós-graduação a distância. Talvez, a principal seja a flexibilidade. Mesmo com a cobrança e acompanhamento dos alunos por parte dos professores, a aula pode ser vista de acordo com o horário livre do estudante.

Isso significa que é possível encaixar as aulas de acordo com a sua rotina. Que só tem tempo aos finais de semana, por exemplo, pode dedicar algumas horas para ficar com as lições em dia.

Basicamente o aluno escolhe quando e onde estudar, afinal, já que as aulas são online, basta de uma boa conexão à internet para acompanhar a aula. Isso pode ser em casa mesmo ou em ambientes propícios ao estudo, como bibliotecas.

Além da flexibilidade, os preços também são mais vantajosos. Os cursos EAD - educação a distância - são sempre com mensalidades um pouco mais baratas. Os valores variam muito entre universidades e, principalmente, entre as áreas de cada curso. Por isso, pesquisa bem entre as instituições que você tem interesse antes de fechar qualquer contrato.

Por não exigir gastos com materiais extras, locomoção e coisas assim, uma pós a distância é financeiramente mais viável e vantajosa que um curso presencial.

Outro ponto interessante é a possibilidade dada a quem está longe dos grandes centros. Universidades como a USP, por exemplo, oferecem modalidades de curso a distância. Assim, o profissional consegue se especializar garantindo um diploma de uma boa faculdade em qualquer lugar do Brasil.

Doutorado vale a pena? Saiba para quem é indicado

Desvantagens

Para algumas empresas, ainda há ressalvas sobre cursos feitos online. A boa notícia é que essas ressalvas ficam mais com os cursos de graduação do que com as especializações e pós.

Grande parte dos empregadores aposta no conhecimento adquirido pelo aluno como principal fator de avaliação. Se o aprendizado tido em uma pós a distância vai contribuir para que o colaborador traga boas ideias, inovação e um melhor desenvolvimento para a empresa é o que importa.

Os recrutadores lembram que ter um curso a mais no currículo não vale nada se ele realmente não for útil. O que importa não é quantidade e sim qualidade.

Apesar das trocas de mensagens em chats, fóruns e grupos formados pela sala online, uma pós-graduação a distância não permite o contato direto com os colegas de classe. Nisso, o estudante pode perder a chance de desenvolver um bom networking.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar