Vale a pena instalar um portão automático na casa?

Conheça quais são as vantagens e desvantagem de se ter um portão automático em casa e saiba como escolher o modelo ideal que atenda suas necessidades.

Vale a pena instalar um portão automático na casa?
Comodidade e segurança são quesitos importantes na escolha

Hoje é comum a adesão de um portão automático, mas antes de instalar um equipamento em sua residência conheça quais as vantagens e desvantagens, além dos melhores produtos oferecidos pelo mercado.

Portão automático é mais seguro

O uso do portão automático é adotado geralmente pela praticidade de não ter que descer do veiculo para abri-lo ou fechá-lo e pela conveniência nos dias de chuvas, porém é também um item de segurança para quem reside em grandes metrópoles onde a criminalidade é alta.

A principal vantagem em adotar este tipo de portão é que há redução do tempo que ele fica aberto e que o motorista e os passageiros ficam menos expostos.

O ideal é escolher por tipos de portões automáticos que possuam fechamento manual ou por sensor de presença, reduzindo as chances de uma pessoa estranha entrar na residência. Já a principal desvantagem é que o portão sozinho não é garantia de segurança, porém pode ajudar muito a ter um melhor controle de entrada e saída.

Há no entanto um ponto negativo na troca do portão manual pelo portão automático, que é o custo do produto. Além de ser mais caro que um portão convencional, ele necessita de instalação especializada e manutenção.

Quanto custa instalar, tipos e média de preços

Se está pensando em instalar um portão automático precisa levar em consideração vários fatores como o material e a qualidade do equipamento, motor, o valor da instalação, e o custo benefício.

Os portões podem ser fabricados de vários materiais como ferro, alumínio, madeira e até mesmo bambu, há também aqueles que são produzidos com mais de um material. O importante é verificar sua durabilidade e resistência.

Portões de ferro são fortes e pesados, o que exige motores mais potentes, encarecendo o produto, e, além disso, devem ser pintados com freqüência para evitar a ferrugem, os portões de madeira ou bambu são frágeis e necessitam de mais cuidados com pinturas e ajustes. Por outro lado, os de alumínio têm o melhor custo benefício, já que apesar de caros, são leves, resistentes e a manutenção é simples.

Após a escolha do material será preciso avaliar o espaço e o tipo de abertura, que poderá ser de correr, abrir ou basculante, considerando ainda se será feita por acionamento manual ou automático. Caso prefira os automatizados, a melhor opção é pelo de correr, mas verifique sempre se haverá espaço para as folhas se movimentarem. Já no caso de ser manual prefira o basculante que terá o acionamento facilitado em comparação aos demais.

Todos esses requisitos influenciarão diretamente no valor total do produto, que variam bastante de acordo com região, marca tamanho e tipo. Segundo o site Tudo Construção é possível encontrar no mercado motores para portão eletrônico a partir de R$ 300,00 e podem passar de R$ 1.400,00, sem contar, o preço de instalação, manutenção e, claro, do próprio portão.

Por fim, antes de qualquer decisão, faça orçamentos com diversas empresas e analise bem todas as opções, pois isso ajudará na hora de escolher o que melhor atende suas necessidades.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar