Portabilidade de celular- seus direitos, quanto custa e como fazer

Portabilidade de celular não pode demorar mais de 5 dias, nem custar mais de R$4,00, mas as operadoras não cumprem. Saiba o que fazer!

Portabilidade de celular- seus direitos, quanto custa e como fazer
Saiba as vantagens de usar a portabilidade de celular

Portabilidade de celular e todas as suas polêmicas. Desde que a lei da portabilidade de telefonia móvel foi aprovada no Brasil em 2009 que os clientes tem direito de mudar sua operadora de celular a qualquer momento, isso na teoria. Por que na prática as coisas não funcionam bem assim, veja quais as dificuldades enfrentadas na portabilidade de celular e como proceder.


INTERNET MÓVEL MAIS BARATA?
O E-Konomista lhe ajuda a encontrar a solução de internet mais barata. Comece já a economizar!

O que é a portabilidade de celular 

A portabilidade é o processo que permite mudar de operador de telefone (fixo ou móvel), mantendo o mesmo número. Isso acaba com aquele inconveniente de ter que ficar mudando de número e comunicar todos seus amigos.

Qual o processo para a portabilidade

Mudar de operadora de celular é simples, mas tenha atenção a alguns cuidados. Veja o passo-a-passo:

1- Procurar uma loja da operadora para qual você deseja levar seus serviços

2- Levar CPF, RG ou CNH e o comprovante de residência

3- Assinar o contrato da portabilidade e pegar o chip novo

4- Esperar o prazo de mudança de operadora

5- Usar o chip novo no seu celular

Ficar de olho

Apesar de ter leis bem claras, é muito normal as operados desrespeitarem, por isso fique atento das regras da portabilidade de celular e veja os erros mais comuns das operadoras.

1- Se você é cliente pós-pago, é provável que tenha que pagar algum valor para operadora antiga, mas esse valor é proporcional aos dias usados no mês de cancelamento.

2- O prazo máximo para a mudança de operadora é de 5 dias úteis.

3- O valor máximo que pode ser cobrado pela nova operadora é de R$4,00, valor designado para o novo chip.

4- É obrigatório fazer a migração, a operadora não pode se negar a receber seu número. A TIM foi autuada em 2014 por usar dessa prática.
Caso você passe por algumas das situações acima, o mais aconselhado é abrir uma reclamação na agência reguladora, ANATEL.

Por que fazer portabilidade de celular

Os motivos são diversos, as operadoras de telefonia móvel no Brasil não tem a melhor reputação. Quem nunca passou um estresse por uma conta com valor errado, mensagens com promoções que você não solicitou, cobrança indevida e e muitas outras coisas?

Além dos famosos problemas, a concorrência entre as operadoras tem beneficiado os usuários, criando planos com bons preços para atrair novos clientes e a migração pode te ajudar nisso. Caso a concorrente tenha um plano com melhor preço e que se adeque as suas necessidades, você pode migrar de operadora.

Só entre Janeiro e Março de 2015, quase 600 mil pessoas trocaram de operadora no Brasil. Em 2014 foram somados mais de 2 milhões de portabilidade. Faça valer seu direto de escolha de operadora.


Curta a nossa página no Facebook!

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar