Pesquisa mostra por que 40% dos candidatos a vagas de estágio são eliminados

No artigo, o leitor confere uma pesquisa realizada pelo Nube que mostra as razões pelas quais tantos candidatos a vagas de estágio são eliminados na entrevista.

Pesquisa mostra por que 40% dos candidatos a vagas de estágio são eliminados
Internet e preguiça de ler estão entre os motivos

Apesar do momento econômico delicado pelo qual o Brasil tem passado e a queda no número de vagas de emprego formal, as vagas de estágio não sofrem uma grande baixa, até por conta dos encargos menores pagos pelas empresas e por representarem um tipo de mão de obra barata aos contratantes.

Mesmo assim, muitos candidatos a uma vaga de estágio acabam sendo desqualificados e eliminados após uma entrevista.

Pensando nesse quadro, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou uma pesquisa para descobrir os motivos que levam tantos jovens a não serem aceitos nas vagas de estágio.

Preguiça de ler: uma das principais vilãs da contratação

A pesquisa do Nube mostrou que 40% dos candidatos as vagas de estágio são eliminados no processo de seleção por apresentarem grandes erros ortográficos em testes e redações.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Essa porcentagem de estudantes escreve mau e por isso acaba sendo desclassificada pelos recrutadores.

Para entender essa grande porcentagem de alunos com problemas com a linguagem mais formal, o Nube fez outra pesquisa, agora entrevistando 11,6 mil jovens com idades entre 15 e 26 (a faixa etária mais reprovada nas entrevistas).

Perguntados sobre os motivos de não dominarem a Língua Portuguesa, a maioria dos jovens respondeu que têm “preguiça de ler”. Foram 32,7% dos entrevistados que afirmaram ter muita preguiça de ler livros e outras formas de textos considerados por eles “grandes demais”.

Internet

A segunda resposta mais replicada pelos jovens culpa o uso massivo da internet como forma de alienação do vocabulário formal.

Foram 28,9% dos entrevistados que alegaram ter “se acostumado com o português abreviado e cheio de gírias presente nas redes sociais”.

Os 7 melhores sites para encontrar vagas de estágio

Para o coordenador de recrutamento e seleção do Nube, Erick Sperduti, grande parte dos candidatos a uma vaga de estágio realmente se acostuma com esse estilo de “escrita encurtada”, típica da internet, e acaba reproduzindo o mesmo formato nos textos da seleção para estágio, na hora de enviar um currículo por e-mail e até mesmo durante a conversação na entrevista pessoal.

Alguns jovens alegaram que o problema ortográfico entre os estudantes é um tipo resultado estrutural por “não haver incentivo para a leitura no Brasil” por parte da cultura do país e até do Governo Federal. Dos entrevistados, 22,3% deram essa resposta.

Outros 13,4% alegaram que a causa real do problema com a Língua Portuguesa é uma “baixa formação dos candidatos”, principalmente dos estudantes vindos de escolas públicas.

Por fim, só 2,6% culparam as próprias empresas por “exigirem muito dos candidatos durante a seleção”, explicando que, muitas vezes, os candidatos ainda estão em processo de formação.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar