Como polir os faróis do carro você mesmo

Não deixe para depois a limpeza de um dos itens de segurança mais importantes do seu veículo. Aprenda a polir os faróis do carro de forma caseira e segura.

Como polir os faróis do carro você mesmo
Siga os passos para polir os faróis do carro em casa.

Faróis são itens de segurança, portanto, precisam ser muito bem conservados e limpos, para que suas funções não sejam prejudicadas. Farol embaçado, sujo ou mesmo desregulado pode comprometer a segurança de quem dirige e de outros motoristas. Polir os faróis do carro é a melhor forma de garantir sua conservação, e, para isso, existem produtos (caseiros ou não) e técnicas fáceis de seguir.

Não custa lembrar que faróis foscos ou amarelados são perigosos particularmente nas estradas sem iluminação. Nesse tipo de via, a única fonte de luz é o próprio veículo, por isso, ter os faróis bem polidos e com todo seu potencial aproveitado é muito importante. Antes de colocar as mãos à obra, saiba que tipo de material você precisará para o serviço:

Como polir os faróis do carro

A boa notícia é que a tarefa de polir os faróis do carro não exige materiais muito caros. A maioria deles certamente você já até tem em casa. Caso prefira comprar um kit para polir faróis do carro completo, são boas opções os sites Miromi, que entrega em todo o Brasil, comprar o kit disponível no site Dry Limp, ou fazer uma busca no Mercado Livre, que conta com extensa variedade de produtos. De qualquer forma, esses são os materiais que você precisará:

  • Fita crepe ou isolante
  • Panos de algodão (pelo menos 2)
  • Água e sabão
  • Massa de polir
  • Lixa de água 2000 ou 2500
  • Luvas de borracha

Lavagem geral dos faróis

Com o material em mãos, é hora de começar o trabalho. Caso você tenha conhecimento ou se sinta seguro ou segura o bastante, pode até desmontar os faróis e lavá-los separadamente. Embora não seja necessário, o desmonte torna o processo um pouco mais fácil, já que dispensa o uso de fita para isolar a área da lataria que cerca o farol.

Se o desmonte não é uma opção, comece então a lavar os faróis externamente, com água corrente de uma mangueira. Molhe-os, aplique sabão e em seguida seque-os cuidadosamente. Feito isso, será a hora de passar a fita ao redor dos faróis para garantir que a lataria adjacente não seja afetada pelos produtos que serão utilizados.

5 dicas para proteger seu carro dos efeitos do verão

Aplicação da massa de polir

Nesse momento é que passamos a polir os faróis do carro propriamente. Antes de começar, é altamente recomendável que você coloque as luvas de borracha, como proteção adicional para as mãos contra os efeitos do produto. Afinal, a ideia é polir os faróis, não as unhas e dedos.

O processo é similar ao polimento de carro comum. Ou seja, polir os faróis do carro é idêntico a fazer polimento de lataria. A diferença aqui é que o objetivo é resgatar a transparência e o brilho dos faróis. Use um pano para espalhar o produto, por meio de movimento circulares, tais como o sr. Miyagi recomendava a Daniel San no clássico da Sessão da Tarde, Karate Kid.

Você poderá perceber, que, conforme faz os movimentos circulares, a aplicação do produto vai surtindo efeito e a transparência do farol vai aumentando. Para garantir melhor resultado, recomenda-se duas aplicações do produto. Adicionalmente, use as lixas de água 2000 ou 2500, para que o polimento seja ainda mais intenso.

Finalizando o polimento

Assim que não houver mais como aumentar a transparência, é sinal de que a massa pode ser retirada. Pegue um pano limpo (mas limpo mesmo!), totalmente seco e faça os mesmos movimentos circulares para a retirada do produto. Tenha calma e paciência, o processo não é instantâneo, e vai exigir algum esforço para ser concluído. Reserve pelo menos uma hora para realizar toda a limpeza e polimento.

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar