Pokémon Go chegou ao Brasil. Saiba tudo sobre o jogo

Pokémon Go é a maior febre tecnológica dos últimos tempos. Saiba como baixar, como jogar e mais informações sobre o app.

Pokémon Go chegou ao Brasil. Saiba tudo sobre o jogo
O retorno das criaturas de 20 anos atrás

O Pokémon Go chegou ao Brasil finalmente e muita coisa já vem acontecendo por aqui. Já temos notícias de acidentes, gente trapaceando o jogo e também pessoas que ainda querem descobrir como jogar. 

Fora do país o aplicativo para celulares foi lançado no dia 05 de julho e, com as Olímpiadas, muitos jogadores 'experientes' estão desembarcando no Brasil com Pokémons mais fortes e concorrendo com os novatos que ganharam o acesso apenas ontem, dia 03 de agosto.

Pokémon Go no Brasil

O jogo desenvolvido pela Niantic é a mais nova e acertada aposta da Nintendo para retornar com força ao mercado de games, no setor mobile e de consoles. Os 56,65% de alta da Nintendo na Bolsa de Valores de Tóquio nos primeiros cinco dias após o lançamento do Pokemon Go já indicam ao menos que Sony e Microsoft terão de volta uma concorrente a altura. 

No Brasil a data de lançamento do Pokémon Go foi um mistério, mas depois de alguns falsos alarmes, o aplicativo desembarcou aqui a tempo de participar dos Jogos Olímpicos do Rio. E mais, já há relatos de atropelamento, além da notícia de que dois jogadores cairam em um rio enquanto usavam o app.

Há também reclamações dos brasileiros que começaram agora a jogar Pokémon, pois os estrangeiros que estão vindo para as Olímpiadas já possuem criaturas mais fortes, o que tornaria um torneio Pokémon mais injusto.

Como funciona

Através do mapeamento de ambientes reais com GPS e câmera dos aparelhos celulares, os usuários se tornam treinadores de Pokémons e são então convidados a caçar as criaturas que aparecem em realidade aumentada pelas ruas da sua cidade ou de qualquer lugar do mundo onde o aplicativo assim indicar. 

Além desses existem os chamados Pokestops - estabelecimentos ou quaisquer pontos físicos reais onde são "colocados" pokemons raros e outras recompensas a fim de atrair e beneficiar os treinadores/usuários. Outro recurso para o usuário é a pulseira Pokémon Go Plus, que promete ajudá-lo na jornada para ser um mestre Pokémon.

Regras do jogo e dicas

1 - O primeiro passo após baixar o aplicativo é criar seu avatar e escolher seu nickname parao jogo. Feto isso você é inserido no mapa que carrega características do mundo real.

2 - Quando você começa o jogo três Pokémons aparecem (Squirtle, Bulbasaur Charmander) e você deverá escolher qual quer tentar caputurar. Escolhida a criatura, você ficará em uma tela na qual terá que jogar a Pokebola e tentar acertar o círculo formado ao redor do Pokemon, e assim tentar capturá-lo. Se você ignorar as três primeiras opções, fugindo desses Pokémons por três vezes seguidas, o Pikachu irá aparecer.

3 - Existem Pokémons mais fáceis de capturar, então não basta apenas jogar a Pokebola neles. O círculo que se forma ao redor da criatura indica o nível de dificuldade para capturá-lo. Verdes são mais fáceis, laranjas são de nível intermediário e vermelhos são os mais difíceis. A dica aqui é: jogue quando o círculo estiver menor, pois assim você terá mais chances de capturar a presa.

4 - Para achar Pokémons é preciso andar, pois eles são encontrados apenas em seu "habitat natural". Por exemplo, se quiser encontrar uma criatura aquática, deverá buscar perto de rios, lagos ou do mar.

5 - Os pokestops são os pontos do Pokémon Go onde você encontra recompensas. Eles estão distribuídos em locais públicos da cidade.

6- Sim, no início do jogo você pegará muitos Pokémons repetidos, mas isso é importante para sua evolução como treinador. Todo Magikarp vira Gyarados, então é uma boa ideia guardá-lo com você.

7 - Você não precisa gastar dinheiro para comprar itens no Pokémon Go. Se você parar nos Pokéstops e pegar pokebolas e outros itens. Eles ficam disponíveis a cada 10 minutos após você pegar os itens. Para conseguir as pokebolas, pare no ginásio (clicando no item) e gire a imagem de centro. Serão liberados diversos itens e você deve pegá-los.

8 - Se você acabou de começar a jogar ainda não pode escolher a equipe no Pokémon Go. Isso só é possível a partir do 5º nível.

9 - Se estiver em uma batalha, você consegue atacar, esquivar e usar golpes especiais. Estas lutas acontecem apenas dentro dos ginásios

10 - Você verá uma sigla sobre seus Pokémons chamada CP. Ela vem de Combat Power e representa o nível de combate do seu Pokémon, ou seja, o poder dele. Para aumentar este número, ou seja, evoluir um Pokémon, é necessário Stardust e Candy. Os Stardusts são coletados ao capturar Pokémons e defender ginásios ou chocar PokéEggs. Já Candy é um item conquistado ao pegar outros monstrinhos.

11 - Para chocar os PokéEggs você precisa estar com a tela ligada. É destes ovos que nascem novos Pokémons e você pode consegui-los de graça nos pokestops. Para chocar um PokéEgg é necessário andar 2, 5 ou 10 km. Quanto mais você anda, maior a recompensa.

12 - Pokémons raros só aparecem quando você subir de nível. Muita calma, jovem. Você precisa de muito treino.
Para não acabar com a bateria do seu celular - já que a tela tem que ficar sempre acesa e o aplicativo aberto com GPS ligado e consumindo pacote de dados - você pode ativar o modo de Economia de Bateria. para isso basta tocar na pokebola que aparece quando o telefone está na vertifcal e então clicar na engrenagem no canto superior direito. Lá você encontr a opção para economia de energia.

Como jogar Pokémon Go no Brasil

Enquanto o jogo não era liberado no país, alguns usuários de smartphones mais ansiosos apelaram para diferentes métodos para conseguir baixar o Pokémon Go no Brasil. Agora no entando a tarefa é fácil e basta acessar a loja de aplicativos do Android ou iOS para fazer o dowload gratuito.

Pokestops e Ginásios de Pokémon

A internet é uma ferramenta e tanto. Uma prova disso? Já há um site que compartilhou um mapa do Pokémon Go no Brasil. Você seleciona sua cidade e ali estão todos os pokestops e ginásios disponíveis. Mas afinal, como funcionam estes espaços no jogo?

Os Pokestops são os locais onde o jogador encontra pokébolas e outros itens de forma gratuita. Eles estão espalhados pelas ruas das cidades e são simbolizados por grafites nas paredes, monumentos e outros sinais. Quando o jogador passa perto do Pokestop e clica sobe este ponto no mapa abre uma arte na tela. Ao girar o círculo que contém uma foto surgem os itens gratuitos.

Já os ginásios são os locais onde acontecem as batalhas com os pokémons capturados e onde é possível evoluir as criaturas.

Se você quiser que exista um pokestop perto de você ou mesmo um ginásio, pode fazer este pedido para a Niantic. Para isso basta acessar a página de suporte do Pokémon Go e preencher a requisição (em inglês) para que seu estabelecimento ou sua região sejam colocados no mapa do jogo.

Polêmicas envolvendo o aplicativo

O uso do aplicativo e a corrida pela captura de pokemons tem causado um alvoroço tão grande que diariamente surgem novas notícias de fatos e polêmicas estranhas e/ou engraçadas envolvendo o jogo. Além das previsíveis lesões que os usuários sofrem no mundo real ao desbravar lugares com os olhos vidrados no celular. Há notícias de pessoas que tenham usado a geolocalização do aplicativo - em O´Fallon, em Missouri, EUA - para atrair treinadores de pokémons a falsos pokestops em locais desertos para assaltá-los.

Muitos acham, inclusive, que o vício avassalador no jogo tem passado dos limites a medida que inclusive prédios históricos e museus como o Museu do Holocausto, em Washington, e o Memorial 11 de Setembro, em Nova York, foram também transformados em pokestops e atraído milhares de pessoas com intuito de jogar o mais viciante game das últimas décadas, o Pokémon Go.

No Brasil o lançamento do jogo lotou praças e foi possível já ver muita gente na rua com celulares na mão atrás dos mostrinhos. Em Curitiba, no Paraná, um jovem foi atropelado enquanto jogava, um caiu em um rio e outro em um lago.

GPS Falso no Pokemon Go foi também uma das polêmicas por aqui. Isso porque os jogadores encontraram uma forma de trapacear no jogo.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar