Vale a pena comprar Pneus remold?

Você sabia que existem diferenças entre pneus remold e recauchutados? Fique por dentro do assunto.

Vale a pena comprar Pneus remold?
Saiba mais antes de adquirir pneus remold

Também conhecidos como pneus recondicionados, os pneus remold são uma opção mais em conta para quem precisa trocar os pneus do carro. Pneus novos, principalmente os destinados a rodas de aros maiores que 15 polegadas, podem custar caro, e não saem por menos de R$ 250,00 a unidade. Por isso, recorrer ao pneu usado, mas requalificado, pode ser uma saída na hora de economizar.

Um pneu do tipo remold custa, em média, 50% menos que um pneu “zerado”. Estima-se que hoje,no mercado brasileiro, 15% das peças comercializadas no Brasil são recondicionadas. Em tempos de recessão econômica, podem ser uma alternativa interessante e, se respeitadas as condições ideais, segura de reposição de pneus.

As vantagens dos pneus remold vão além da economia

Por serem materiais recolocados no mercado, os pneus remold representam uma forma barata de trocar os pneus do carro e também uma maneira de colaborar com a diminuição da poluição de rios, mares e dos mananciais em geral. A preocupação com o descarte correto dos pneus é crescente, e uma prova disso é a decisão da União Europeia de 2003, que proíbe a deposição de pneus inteiros em aterros controlados.

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Pneus descartados de forma irregular agridem o meio ambiente, já que sua completa decomposição pode durar 600 anos. Quando queimados, libram gases extremamente tóxicos e metais pesados na atmosfera, o que pode causar graves doenças pulmonares, problemas no sistema nervoso e cardiopatias.

Pneu recondicionado não é recauchutado

Um dado importante a se considerar é que os pneus remold não são recauchutados. Os pneus recondicionados banda de rodagem, laterias e ombro totalmente recuperadas, diferentemente dos recauchutados, que só têm, no máximo duas partes refeitas. Segundo determinação do Inmetro, um pneu remold deve ser utilizado no máximo por 7 anos, após isso deverão ser retirados definitivamente de circulação.

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Vida útil reduzida

Como não se trata de um pneu novo, o remold tem vida útil cerca de 30% menor, além do que nem sempre é possível identificar sua procedência e quais partes foram recuperadas. Por isso, é muito importante, ao adquirir pneus recondicionados, procurar estabelecimentos confiáveis e que ofereçam garantia em seus produtos.

A orientação profissional também é fundamental para assegurar se o remold atende às necessidades de rodagem, já que há casos em que o carro circule com mais ou menos frequência. Ao utilizar um remold, recomenda-se trafegar a velocidades moderadas, de até 90 km/h, para evitar desgaste prematuro. Considerando que o limite de velocidade em grande parte das vias é de 80 km/h, este não chega a ser um problema.

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Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

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