As melhores plataformas para criar o seu site grátis

Criar um site para sua empresa é imprescindível para o crescimento dos negócios. Veja como criar um site pode ser fácil e barato com as plataformas disponíveis na internet.

As melhores plataformas para criar o seu site grátis
Conheça as plataformas gratuitas disponíveis na internet

Possuir uma página na web é importante por diversas razões, entre elas promover o seu negócio e os seus serviços, ter um contato direto com o público alvo e construir uma imagem online completa. Hoje quando alguém busca um serviço, o mais comum é ir à internet procurar por ele, então estar presente na rede com um site completo e credível é de grande importância para o crescimento do seu negócio.


DICA DE HOSPEDAGEM E DOMÍNIO
Depois de criar seu site você vai precisar de uma empresa para fazer a hospedagem e o domínio. Nós do E-Konomista recomendamos uma das opções mais baratas do mercado. Confira os preços e avalie!
Você não precisa ser um expert em HTML ou em design para criar um site

Hoje os sites facilitam muito o desenvolvimento da página, com diversos modelos a serem utilizados de modo intuitivo. Todas as plataformas que iremos apresentar tem opções gratuitas, você pode manter o seu site sem custos. Todo site criado gratuitamente fica limitado a alguns recursos e ferramentas, caso você queira utilizar novos recursos e mais ferramentas para melhorar o seu site e atingir mais pessoas, vale a pena investir em um plano pago oferecido pelas plataformas. Conheça cada uma delas-

Criar um site de graça


5- Webnode

O Webnode é uma plataforma muito simples de operar. Ao acessar o site, você irá escolher entre 4 tipos de contas disponíveis:  Grátis, Mini, Standart e Profissional.  Após abrir a conta, será necessário escolher qual o perfil ideal para o seu site:

  • Site pessoal – voltado para blogs, galerias de foto e portfólios de pessoa física
  • Site de negócios – Voltado para micro e médias empresas
  • Loja virtual – voltado para vendas e gerenciamento de produtos online. 

Dentro de cada um desses perfis você será bem instruído de como customizar o seu site, escolhendo fontes, cores, imagens, design etc. É possível também selecionar quais setores deseja locar em seu site como  “Fale Conosco”, “A empresa”, “Galeria de Fotos”, “Carreira”, e muito mais. 


Quem opta pelos planos pagos tem todo tipo de ferrmanrtas de marketing e gerenciamento do seu site disponível.  Quem opta pelo plano grátis,  terá seu site publicado em subdomínio como “www.seusite.webnode.com.br”, é possivel ter um domínio próprio somente nos planos pagos.  Se optar por essa plataforma, fique tranquilo quanto ao alcance, ela está muito bem preparada para que seu site seja muito bem otimizado para as buscas.


4- Wix

Semelhante ao Webnode, o Wix também é uma plataforma bastante simples de operar. À base do drag and drop – arrastar e largar – é extremamente acessível ao utilizador criar páginas, galerias, colunas de texto e inserir imagens e vídeos. 

A plataforma, além de ter versão em português,  permite ainda criar sites em Flash e também em HTML5, como o utilizador preferir.  

  • Possui diversos temas disponíves como: portfólio, desing, webdesign, lojas online e muitos outros.  A grande maioria dos designs disponíveis são gratuitos, e entre as aplicações grátis mais atraentes destacam-se a de análise de SEO, a de geração QR Code, os ícones para promoção de conteúdo em redes sociais( Facebook e Twitter).


Apesar de ser fácil de trabalhar, as mensalidades Premium do Wix são bastante caras. Se pretender registar o seu domínio com esta plataforma, tem que estar preparado a gastar um orçamento considerável para manter a sua página registada. E para ter um domínio próprio, só comprando um plano pago.


3- Jimdo

O Jimdo é um site gratuito e em português com vantangens (e desvantagens) diferentes do Wix e do Webnode.  Como desvantagem, o Jimdo não apresenta templates ou widgets tão variados quanto as plataformas acima, oferecendo um número razoável de ferramentas de customização. Para que seu site fique realmente personalizado é preciso explorar as funcionalidades de edição com um pouco mais de tempo e paciência.

Mas ela apresenta diferenciais atraentes como: no primeiro acesso, o usuário é indicado de como proceder para criação do seu site com um vídeo, que explica passo a passo como utilizar as ferramentas. 

  • A plataforma oferece gratuitamente a inclusão de ítens de e-commerce (vinculado ao PayPal, por exemplo)e a possibilidade de integrar o site com o Dropbox.  Para incluir suas fotos e arquivos, não é preciso fazer o upload de um por um no site, basta você criar uma conta no Dropbox e enviar os arquivos que serão incluídos em seu site como fotos, arquivos, músicas, entre outros.  


Assim como os demais sites de edição de páginas citados, dominío próprio é só no plano pago.


2- Weebly

Essa plataforma é menos conhecida no Brasil mas oferece vantagem na personalização. Weebly é das plataformas com maior número de design, templates e widgets disponíveis gratuitamente.  Nela, você tem a possibilidade de criar páginas ilimitadas, incluir fotos, vídeos, fórum, criar hotsites dentro do seu site, criar páginas promocionais, e muito mais.

  • Nós recomendamos essa plataforma para profissionais que usam e abusam de sua criatividade em oferecer seus produtos e apresentar portfólios. Isso não faz com que ela seja complicada, ao contrário, Weebly é fácil de gerenciar e editar. 

  • A desvantagem da Weebly frente às demais citadas é que ela não é tão prática para construção de blogs, pois muitas funções da criação dos blogs estão em inglês.  Como as demais, no plano gratuito você publica em um subdomínio, para ter um domínio próprio é preciso ter plano pago.


1- WordPress

A WordPress é a plataforma de criação de sites e blogs mais conhecida e mais utilizada no mundo todo. Como muitas pessoas começaram a criar seus sites e já estão acostumadas com essa plataforma, continuam a utilizá-la mesmo que ela oferece uma limitada capacidade de personalização no plano gratuito. Como vantagem, a plataforma tem a gestão do SEO. 

  • As empresas de SEO são fãs incondicionais desta plataforma pois ela permite uma atribuição intuitiva de palavras-chave, criar conteúdo com facilidade e criar um linkbuilding eficaz entre várias páginas do mesmo gênero. 

Outra (importante) vantagem que atrai muitos usuários, é que a versão paga da plataforma é a que cobra menor valor anual.  Ela oferece página em português e também é simples de manusear.


Por que investir em domínio próprio?

Ter um plano pago e adquirir um domínio próprio – ou seja, não depender de subdomínios gratuitos como “.wordpress.com” – tem vantagens que podem ser decisivas  para o cliente encontrar a sua empresa. Confira as vantagens:


Tendo um domínio próprio:

  • Seu site será mais fácil de lembrar por seus clientes e parceiros, nomes enormes geram dificuldades na memorização. Escolha um nome curto, de fácil memorização e escrita. Prefira extensões .com ou .net, que são mais conhecidas e mais fáceis de lembrar.

  • Com domínio próprio seu site terá efeito de profissionalismo e prestígio. Seu cliente verá que você investe na empresa e dará mais credibilidade ao trabalho apresentado

  • O domínio ajuda na otimização do seu site para motores de busca (SEO), gerando maior alcance na internet. Essa medida pode garantir um melhor posicionamento no ranking do Google e facilitar o trabalho de SEO para otimizar os links do seu site.


Nós do E-Konomista separamos uma das opções mais baratas do mercado para hospedagem e dpomínio. Confira aqui se cabe no seu bolso. 

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar