Plano de saúde vale a pena? Veja as melhores opções

O artigo explica, de forma completa, quais as vantagens em aderir a um plano de saúde, o que ele deve conter e quais as melhores opções disponíveis no mercado.

Plano de saúde vale a pena? Veja as melhores opções
Opções para fazer a melhor escolha

Contratar um plano de saúde merce um tempo dedicado à pesquisa. Isso porque vários fatores devem ser observados, além do valor das mensalidades, coberturas e garantias oferecidas pelo pacote. Para ajudar na pesquisa e escolha do seu melhor plano, o E-konomista separou algumas dicas e respondeu às principais perguntas sobre o assunto.

Vale a pena fazer um plano de saúde?

Contar com um plano de saúde é sempre uma boa opção para garantir um atendimento mais rápido e com qualidade completa tanto em casos de emergência, internações e cirurgias, quanto para consultas até mesmo de rotina.

Mas para ter uma cobertura completa, deve-se conferir se o plano de saúde contratado oferece isso. Em alguns casos, o plano básico pode ter opções diferentes.

Embora todas as pessoas tomem conta da saúde, alguns grupos específicos podem se beneficiar de um atendimento por plano de saúde, como gestantes, crianças e idosos. É importante também verificar se o seu plano contrato abrange atendimento para estes casos.

Uma das primeiras perguntas que o cliente deve fazer antes de optar por um plano de saúde é qual é o melhor para o seu caso, sendo as opções o individual/familiar e o coletivo/empresarial.

Os planos individuais estão cada vez mais raros, mas ainda é possível encontrá-los em algumas empresas. Por isso, outra opção que vale a pena se informar é o chamado plano coletivo por adesão, feito por meio de entidades de classe (grupos de profissionais, como de comerciários ou professores, por exemplo).

Não se esqueça de verificar as taxas de reajustes anuais, principalmente nos planos coletivos que costumam ser mais baratos.

Como funciona e o que considerar

Considerar o custo-benefício de um plano de saúde é tarefa básica antes de contratar um pacote. Nem sempre os valores mais altos significam o melhor atendimento e cobertura. Assim como valores mais baixos podem até chamar atenção pelo custo, porém, podem deixar muito a desejar na hora de usufruir dos serviços.

Algumas perguntas que devem ser respondidas para saber se o plano vale a pena são:

  • O quanto o plano é abrangente?
  • Qual o número de postos de atendimento e suas localizações?
  • Quais são os períodos de carência?
  • O que a cobertura oferece?
  • O que não está incluso no pacote?
  • Quais as taxas de reajuste e como elas funcionam?

Confira em nosso artigo, quais os melhores planos de saúde em nível de custo-benefício, no Brasil, em 2016. O que pode ajudar a avaliar a sua opção.

Os melhores planos de saúde

Para ajudar na sua pesquisa por um plano de saúde, a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - disponibiliza uma lista com as operadoras que estão com os registros em dia e que são as maiores referências no assunto pelo Brasil. Além disso, é avaliado o número de reclamações de usuários e o quanto essas reclamações são atendidas e solucionadas por parte das operadoras, segundo o Reclame Aqui.

As melhores empresas são:

  • Intermédica Sistema de Saúde – 92% das reclamações atendidas.
  • Central Nacional Unimed – 75% das reclamações atendidas.
  • Bradesco Saúde - 73% das reclamações atendidas.
  • Amil Assistência Médica Internacional – 67% das reclamações atendidas
  • SulAmérica – 67% das reclamações atendidas.

Conheça, também, qual a média de preços de planos de saúde no Brasil

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar