Existe plano de saúde sem carência?

Atente-se ao contrato e as armadilhas oferecidas; veja quais são os direitos, opções e valores ao procurar por um plano de saúde sem carência.

Existe plano de saúde sem carência?
Conheça as possibilidades do plano de saúde para pessoa física e fuja das armadilhas

Ao analisar as opções disponíveis no mercado, certamente haverá uma tendência em optar por um plano de saúde sem carência, o qual é preferível simplesmente pela possibilidade de usufruir dos serviços sem a necessidade de aguardar quaisquer prazos.

A carência de um plano de saúde é um período previsto em contrato, a contar geralmente da data de contratação do serviço, dentro do qual o segurado não possui o direito a uso pleno de todos os serviços, como a realização de exames clínicos de determinadas complexidades, por exemplo.

As operadoras podem ter períodos de carências diferentes entre si, porém nenhuma delas pode ultrapassar os limites estabelecidos pela lei, independente de qualquer norma interna ou termo contratual. As normas legais determinam como prazos máximos permitidos o período de 24 horas para situações de urgência e emergência, 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias, 300 dias para o parto de gestações a partir da 38ª semana e, no caso de doenças ou lesões preexistentes, é possível existir cobertura parcial temporária por até 24 meses.

Lembrando que no caso de serem constatadas lesões ou doenças preexistentes a lei não abriga o consumidor na cobertura de cirurgias (inclusive ambulatoriais), exceto para situações onde as doenças e lesões estejam previamente declaradas, sendo suas condições de atendimento descritas em contrato.

SUS: entenda todos os serviços aos quais tem direito de graça

Como funciona o plano de saúde sem carência

Muitas das maiores operadoras do mercado oferecem opções para o plano de saúde sem carência, os quais são dedicados normalmente a adesões empresariais com a inclusão mínima a partir de 10 ou 30 vidas, dependendo do plano; dificilmente a modalidade é disponibilizada para pessoa física, salvo em ocasiões especiais.

Tal restrição acontece pois os contratos sem carência para pessoa física não são economicamente interessantes para as operadoras, o que é compensado em partes com a oferta de ausência ou redução da carência em alguns procedimentos pré-determinados em contrato. Para reduzir os períodos de carência, a melhor estratégia é pesquisar em diversas operadoras e atentar-se a algumas facilidades concedidas em algumas ocasiões, como a inclusão de vários membros familiares, o que pode reduzir sensivelmente as exigências dos prazos.

Para planos empresariais, existem diversas operadoras como a Amil, SulAmérica e Bradesco que oferecem contratos sem carência, inclusive para partos. Entre as citadas, a Amil comercializa ainda seguros, os quais oferecem planos empresariais de carência zero a empresas com contratação acima de 29 vidas, praticando valores que partem de R$ 130.

Plano de saúde para gestante: veja o comparativo dos melhores

Sem carência para parto

Um plano de saúde sem carência para parto também se encontra presente com maior exclusividade para contratos de pessoa jurídica, estando raramente disponíveis para pessoa física.

É preciso ter cuidado com ofertas de planos de saúde que incluam carência zero para partos e que estejam regularmente disponíveis para pessoa física, pois muitos corretores e indivíduos mal intencionados vendem planos desta modalidade a pessoas físicas, mas se utilizam de manobras ilegais e da falsificação de vínculos com empresas laranjas para, na verdade, inclui-las como integrantes de planos empresariais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar