Planilha de diagnóstico financeiro: saiba como anda seu bolso

Na correria do dia a dia vivemos esquecendo de anotar pequenos gastos. Entenda como a planilha de diagnóstico financeiro pode te ajudar a colocar as contas em ordem.

Planilha de diagnóstico financeiro: saiba como anda seu bolso
Entenda como a planilha pode te ajudar no planejamento financeiro

Não é boa ideia confiar na cabeça quando o assunto é controle financeiro. Muitos gastos passam batido, como aquele chocolate depois do almoço ou os juros pelo atraso na conta de água, prejudicando o orçamento e te deixando com um enorme ponto de interrogação se perguntando onde foi parar seu dinheiro. É para essas e outras que existe a planilha de diagnóstico financeiro, disponível em diversos modelos, dos mais simples aos mais polpudos, e que ajudam a visualizar melhor como anda seu bolso e onde você está deixando dinheiro.

Saiba como criar planilha de diagnóstico financeiro

A planilha de diagnóstico financeiro pessoal é importantíssima para quem deseja alcançar estabilidade e tranquilidade na vida financeira. Através dela é possível fazer o levantamento completo das rendas líquidas e despesas pessoais para, a partir daí, desenvolver um controle e planejamento financeiro aliado à realidade de cada um.

Para fazer um bom diagnóstico é preciso traçar o orçamento pessoal, com tudo que entra e sai da conta bancária. Em seguida essas informações devem servir para fazer o controle – momento no qual a planilha de diagnóstico financeiro entra. É nela que serão detalhadas todas as despesas e rendas, inclusive as eventuais, como um dinheiro recebido por um extra feito no mês ou os gastos com uma futura troca de carro.

A planilha de diagnóstico financeiro pode ser criada online, em sites que oferecem esse recurso, ou com a ajuda de aplicativos próprios. Também dá para criar sua própria planilha de diagnóstico financeiro no Excel, mais personalizada e da forma que ficar mais fácil para entender.

O mais importante é criar, dentro da planilha de diagnóstico financeiro, categorias para elencar suas despesas. Uma sugestão é dividir em gastos fixos, variáveis e extras ou por setores como alimentação, aluguel, poupança, lazer, academia e contas residenciais. Por aí fica mais fácil avaliar onde você está colocando seu dinheiro e aonde dá para fazer cortes. Existem alguns tipos de planilhas disponíveis prontas para quem está dando os primeiros passos no universo financeiro.

Planilha simples: não sabe por onde começar e não manja muito de Excel? Relaxa. No site da BM&FB Bovespa tem um modelo bastante simples disponível para baixar;

Planilha online: se você é prático e gosta de ter tudo à mão pode baixar aplicativos próprios para controle financeiro, como o Guia Bolso ou o Minhas Economias, e anotar seus gastos em tempo real. Alguns emitem relatórios e até oferecem dicas de economia para o usuário;

Planilha avançada: pegou o jeito ou manja bastante de Excel? É hora de aposentar a planilha simples e começar a trabalhar com uma mais complexa, que ofereça gráficos, projeções e funções matemáticas para ajudar nas contas. No site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) é possível baixar um modelo;

Planilha diária: como o próprio nome diz, é um diário, no qual você descreve tudo aquilo que consumiu no dia – desde o almoço até o chiclete que comprou depois de comer. É vantajosa para quem deseja analisar minuciosamente para onde o dinheiro está indo e não deixar passar pequenos gastos;

Planilha mensal: a mais indicada para todos, pois oferece um diagnostico claro mês a mês e permite comparativos e projeções para o ano.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Clara Grizotto Clara Grizotto

Jornalista faz-tudo: social media, assessoria, redação e publicidade. Queria mudar o mundo, mas descobriu que tem muito chão para percorrer antes.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar