6 dicas para fazer seu planejamento de carreira

Quer saber como fazer um planejamento de carreira? Veja 6 dicas para quem quer alavancar a profissão e para quem ainda está decidindo uma futura carreira.

6 dicas para fazer seu planejamento de carreira
Dicas de como planejar e realizar seu crescimento profissional

Fazer um planejamento de carreira é um passo importante para chegar ao um objetivo na profissão. É um ótimo caminho para diminuir riscos e frustrações futuras. Esse plano também é necessário para pessoas que estão na direção certa, mas ainda buscam por crescimento profissional.

6 sugestões de como fazer seu planejamento de carreira

Conheça alguns pontos principais que devem ser feitos para saber como fazer um planejamento de carreira.

1. Qual é meu objetivo

Primeiramente é necessário identificar o que você quer fazer e aonde almeja chegar, envolvendo profissão, tipo de trabalho, nível hierárquico e mercado. Depois da primeira etapa é fundamental pensar no desenvolvimento profissional, como cursos, capacitação, idiomas, treinamentos e etc. Um bom planejamento de carreira inclui também esse tipo de aprendizado.

2. Eu faço o que gosto?

É muito importante repensar sobre sua atual situação profissional, para quem já está com a carreira encaminhada, isso é fundamental porque o trabalho fica mais leve, uma vez que é feito com prazer.

3. Pontos fortes e fracos na minha vida profissional

É fundamental saber quais são as suas habilidades e deficiências para saber a melhor direção profissional a ser seguida. Todas as decisões tomadas em relação à vida profissional devem ser feitas por meio de uma análise das possíveis ameaças e oportunidades na carreira, e devem ser avaliados todos os fatores que podem impactar a atividade exercida.

5 dicas para encontrar um emprego mesmo em época de crise 

4. Alinhar meu plano com a empresa

Para fazer um planejamento de carreira é sempre uma vantagem alinhar as suas expectativas com a empresa a qual você trabalha, pois existem muitas companhias que oferecem um plano de carreira aos seus funcionários.

5. Tempo das atividades profissionais e da vida pessoal

Para evitar futuras frustrações é necessário levar em consideração o equilibro entre a vida pessoal e profissional. Entretanto, para alcançar posições de importância dentro de uma empresa é preciso estar disposto a abrir mão de certos prazeres ou de atividades relativas à vida pessoa.

6. Como me imagino financeiramente?

Muitas pessoas fazem planos de carreira e planejam seu futuro também com bens materiais e para isso será necessário ser bem remunerado. A área de atuação escolhida é muito importante para receber boa remuneração. Quem tem segurança financeira também é um profissional mais feliz e focado no trabalho.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar