Entenda o que é como consultar o PIS/PASEP 2017

Você sabe se tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP 2017? Acompanhe e veja como funciona, como consultar e quem pode receber esse benefício extra.

Entenda o que é como consultar o PIS/PASEP 2017
Veja quem tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP 2017

Para saber quem tem direito a receber o PIS/PASEP 2017 é preciso entender como funciona cada um dos benefícios. O pagamento dos abonos salariais referentes aos benefícios é pago aos trabalhadores que estejam escritos nos programas: PIS (para trabalhadores privados) e PASEP (para servidores públicos). Entenda a diferença entre esses dois programas.

PIS/PASEP 2017: entenda as diferenças

PIS é um Programa de Integração Social, instituído pelo Governo, que abrange grande parte dos trabalhadores brasileiros. O Abono Salarial do PIS equivale a um salário mínimo e o pagamento é efetuado conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT, aos trabalhadores que cumpram simultaneamente essas condições:
  • Ter trabalhado pelo menos seis meses do ano- base (Para receber o PIS em 2016, tenha em consideração o ano de 2015 como ano-base);
  • Estar cadastrado no programa PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter remuneração média de até dois salários mínimos durante o ano que que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Ter trabalhado para empregadores registrados e contribuintes para o PIS/PASEP no ano base;
  • Ser cadastrado no RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – pelo empregador;
  • Ter trabalhado pelo menos durante 30 dias no ano-base com remuneração e carteira assinada.

 

Já o PASEP consiste em um Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, instituído com o objetivo de criar um fundo para os servidores públicos. O abono salarial, correspondente a um salário mínimo, é um direito dos servidores públicos, civis e militares, em atividade cujas entidades estejam cadastradas no Programa. O pagamento desse benefício é feito anualmente aos trabalhadores que cumpram os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido a média de até dois salários mínimos, no ano base de referência;
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano base em referência;
  • Ser corretamente informadas na RAIS - Relatório Anual de Informações Sociais - do ano base em referência.

Como Consultar o PIS/PASEP 2017

PIS: a Caixa Econômica Federal disponibiliza em seu site a opção de consulta do benefício do PIS, acessando o site . Basta preencher o número do PIS e a Senha de acesso. Caso não tenha senha, clique na opção "Cadastrar Senha" e siga as instruções do site.

PASEP: O servidor pode consultar o PASEP indo a uma das agências do Banco do Brasil, com o número de inscrição no Programa e documento de identificação. Também é possível fazer a consulta por telefone, ligando para o número 4004 0001 / 0800 729 0001. Para fazer a consulta online é necessário baixar o aplicativo no site do Banco do Brasil.

Calendário PIS/Pasep 2017

  • Calendário do PIS nas Agências da Caixa: nos três primeiros meses de 2017 ainda estarão sendo feitos os pagamentos relativamente ao PIS 2016. Somente a partir de Julho começarão a ser feitos os pagamentos do PIS 2017, pela Caixa Econômica Federal. Confira o calendário e fique atento ao último dia para saque do benefício, que acontece em 30 de Junho de 2017.

 

ANIVERSÁRIO PODE SACAR EM
Julho a partir de 28/07/2016
Agosto a partir de 18/08/2016
Setembro a partir de 15/09/2016
Outubro a partir de 14/10/2016
Novembro a partir de 21/11/2016
Dezembro a partir de 15/12/2016
Janeiro e Fevereiro a partir de 19/01/2017
Março e Abril a partir de 16/02/2017
Maio e Junho a partir de 16/03/2017

 

  • Calendário do PASEP nas Agências do Banco do Brasil: enquanto o PIS é pago conforme o mês de nascimento do trabalhdor, o calendário do PASEP atribui as datas de pagamento de acordo com o último dígito do número PASEP do servidor. O calendário referente ao pagamento do abono salarial de 2017/2018 ainda não foi divulgado.

Fique atento! Saiba que o Abono Salarial do PIS/PASEP 2017 não ficarão disponíveis por tempo ilimitado. Haverá data limite para sacar o benefício e caso o trabalhador não faça a retirada dentro do prazo, deixará de ter direito ao abono referente àquele ano. Por isso, tenha atenção quando os calendários forem divulgados para não correr o risco de perder seu PIS/PASEP.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar