Tudo sobre o carro com piloto automático da Tesla

O Model S é o carro da Tesla Motors com piloto automático e que vem despertando dúvidas a respeito da eficiência do sistema e sobre seu impacto na segurança.

Tudo sobre o carro com piloto automático da Tesla
Conheça a Tesla Motors e sua avançada proposta

Montadora desconhecida até então por boa parte dos brasileiros, a Tesla ganhou notoriedade depois de um acidente envolvendo seu carro semiautônomo. Tudo porque a tecnologia do veículo, que funciona a eletricidade, é desenvolvida justamente com o objetivo de proporcionar mais segurança, uma vez que parte da direção do veículo fica a cargo do piloto automático.

Fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning, a montadora foi batizada de Tesla em homenagem ao célebre cientista sérvio Nikola Tesla, responsável por maciça produção científica no campo da eletricidade e eletromagnetismo. Hoje, a empresa é uma das fabricantes mais valiosas do mercado mundial, com valor estimado em mais de 4 bilhões de dólares.

A tecnologia da Tesla Motors

De fato, a Tesla vem se caracterizando por ser uma montadora de vanguarda. O revolucionário recurso de piloto automático, que promete aumentar a segurança nas estradas e rodovias, é um dos desdobramentos da principal tecnologia que fazem de seus veículos um verdadeiro conceito, a de motores movidos a energia elétrica. Os carros da Tesla dispensam o velho posto de combustível, para serem abastecidos em 681 estações de carga, distribuídas em todo o território norte americano.

Atualmente, a montadora fabrica e desenvolve os seguintes modelos:

Roadster

Primeiro carro desenvolvido pela montadora, saiu de linha em 2011. Ganhou destaque por ser considerado o primeiro carro esportivo da história com motor 100% elétrico. Sua autonomia é de 350 quilômetros, e sua aceleração de 0 a 100km/h é de espantosos 3,9 segundos.

Model X

O primeiro e até então único SUV da montadora, embora tenha sido apresentado oficialmente em 2012, só foi começar a ser produzido em 2015.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Model 3

Já apresentado em evento na Califórnia e com lançamento previsto para 2017, o Model X já é um sucesso de vendas, com mais de 230 mil reservas registradas em apenas dois dias após a sua apresentação. O carro deverá ser equipado com a tecnologia de piloto automático.

Model S

Com autonomia de 557 quilômetros, o sedã foi lançado em junho de 2012 e carrega o título de maior autonomia de um carro elétrico em todo o planeta. Seu rendimento é de até 539cv e a aceleração média é de 0 a 100km/h em no máximo 5,4 segundos.

O Model S é o primeiro dos carros da Tesla Motors a ser equipado com piloto automático, lançado em 15 de outubro de 2015 como um software a ser instalado e que permite até que o carro estacione sozinho e troque de faixa após o motorista acionar a seta.

As vendas do Model X em 2017 deverão ser abertas inclusive no Brasil, onde o carro custará cerca de R$ 129 mil. Embora as reservas possam ser feitas pelos brasileiros, a montadora não informou quando poderá entregar o veículo em países estrangeiros.

As falhas detectadas no piloto automático do Model S

Embora um suposto email de um proprietário enviado a Elon Musk, CEO da empresa, dê conta de que o piloto automático do seu Model S salvou a vida de um pedestre, o sistema ainda é visto com certa desconfiança. Isso porque, desde seu lançamento, algumas falhas de segurança foram detectadas pelo hacker Nitesh Dhanjani, dono de um Tesla S. De acordo com o especialista, seria possível, graças a essas falhas, acionar e até controlar o carro remotamente.

No entanto, a falha mais significativa do piloto automático do Model S causou, em junho, a morte do motorista Joshua Brown, que anteriormente havia até postado em seu canal no Youtube um vídeo do seu carro desviando de uma colisão quase certa.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar